O CONTEÚDO DA FALA DO JORNAL NACIONAL À LUZ DA SEMIÓTICA DISCURSIVA

Autores

  • Conrado Moreira Mendes

Resumo

O presente artigo apresenta alguns resultados de análises que tomaram como escopoteórico-metodológico a semiótica discursiva de A. J. Greimas. O corpus estudadocompreende duas matérias exibidas pelo Jornal Nacional (JN), principal telejornal brasileiro.As matérias são avaliadas principalmente quanto ao nível discursivo previsto pelo percursogerativo de sentido, especificamente a semântica discursiva, pela análise de temas e figuras.Além disso, também desse nível, analisa-se a aspectualização, principalmente em relação aotempo, ou seja, o andamento do conteúdo do texto. Com relação às análises dos temas efiguras, pode-se dizer que o discurso do Jornal Nacional é mais figurativo que temático, istoé, ao passar para o nível discursivo, categorias do nível narrativo são necessariamentetematizadas e frequentemente figurativizadas criando um simulacro de mundo natural. Quantoao andamento, os textos analisados se estruturam de duas maneiras: a primeira delas é umandamento acelerado inicial que decresce no decorrer do texto. A segunda forma deestruturação textual em termos de andamento é uma oscilação entre aceleração edesaceleração. Por fim, ao estabelecer os traços sêmicos que subjazem aos temas e figuras,conclui-se que JN atua como Destinador-manipulador que determina os valores doDestinatário-sujeito, figurativizado pelo telespectador.

Biografia do Autor

Conrado Moreira Mendes

Pos-graduando do Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Lingüística Geral da Universidade de SãoPaulo. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Endereço profissional: Universidadede São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, CidadeUniversitária 05508-900 – São Paulo, SP – Brasil. E-mail: conradomendes@yahoo.com.br.

Downloads

Como Citar

Moreira Mendes, C. (2014). O CONTEÚDO DA FALA DO JORNAL NACIONAL À LUZ DA SEMIÓTICA DISCURSIVA. EntreLetras, 1(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1068

Edição

Seção

Artigos