“EU DEVO SER UM BIG BROTHER!”: análise das estratégias argumentativas utilizadas pelos participantes do BBB

Autores

  • Alex Caldas Simões

Resumo

O processo de argumentação pode ser entendido por Perelman (1996) como o ato de fornecerargumentos, ou seja, razões a favor ou contra uma determinada tese. Dessa forma, de que maneira a tese “eudevo ser um Big Brother” foi construída pelos participantes do BBB9? Que tipo de argumentos foramselecionados? Como estes foram organizados? Com base nesta inquietação e apoiados nas teorias argumentativas– elaboradas principalmente por Chaïm Perelman – e discursivas da linguagem – elaboradas principalmente porPatrick Charaudeau –, pretendemos dar uma espiadinha nas formações discursivas presentes no BBB9 aoanalisarmos um corpus discursivo composto por vídeos de apresentação dos participantes do programa: a saber,Emanuel, Fran e Ana. Destes, observaremos mais de perto: a) o ethos dos participantes – segundo Ruth Amossy(2005) –; b) e teceremos algumas considerações sobre o padrão/ou não-padrão dessas formações discursivas nosvídeos de apresentação do Big Brother. Pretendemos com isso estabelecer e consolidar a possível e viávelarticulação de Análise do Discurso (AD) com os estudos de argumentação.

Biografia do Autor

Alex Caldas Simões

Pós-Graduando em Letras pela Universidade Federal de Viçosa – UFV (Bolsista CAPES/REUNI).

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Como Citar

Caldas Simões, A. (2014). “EU DEVO SER UM BIG BROTHER!”: análise das estratégias argumentativas utilizadas pelos participantes do BBB. EntreLetras, 1(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1067

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