LEITURA E RECEPÇÃO CRÍTICA LIVRE DE POESIA

Autores

  • Jamesson Buarque de Souza

Resumo

Neste ensaio discutimos a leitura de poesia a partir da aproximação que o leitor comum faz do poema pelo reconhecimento mais imediato, perceptivo, deste gênero. Consideramos a compreensão geral, de senso comum, sobre o que é um poema. Discutimos também que a leitura comum de poesia parte da apreciação e que esta deveria ser apropriada pela recepção crítica, de modo que essa se torne livre. Essa liberdade significa mover-se de apreciação à reflexão por meios mais desprendidos de princípios teóricos e críticos. Ao final, inferimos que a educação vigente rege uma leitura superficial de poesia, dada por seus elementos mais formais e propomos como alternativa a leitura a partir da expressão de imagens dos poemas.

Biografia do Autor

Jamesson Buarque de Souza

Professor Doutor permanente da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, onde leciona na Área de Teoria e Ensino da Literatura e realiza pesquisa sobre leitura (incluindo recepção crítica), criação e ensino de poesia. É poeta e também é membro (subcoordenador) da Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia.

Downloads

Como Citar

Buarque de Souza, J. (2014). LEITURA E RECEPÇÃO CRÍTICA LIVRE DE POESIA. EntreLetras, 5(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1044