FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE

A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p298-320

Palavras-chave:

educação literária; subjetividade; semiótica; sensibilidade; formação de professores

Resumo

Este artigo analisa a formação leitora de estudantes da área de Letras que também são mães e trabalhadoras. Toma como corpus narrativas de história de vida geradas a partir de entrevista semiestruturada que se voltam para o processo de formação do gosto sensível das leitoras numa universidade pública. A partir das abordagens da teoria literária sobre formação de leitores e da semiótica discursiva a propósito do gosto estético, observa-se a constituição da subjetividade na experiência sensível mesma, no seu caráter social, além do modo como se constitui nos processos de escolarização da leitura, seja na educação básica ou profissional.

Biografia do Autor

Naiane Vieira dos Reis, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (PPGL/UFT)

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Publicado

2021-03-06

Como Citar

Reis, N. V. dos. (2021). FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE : A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRAS. EntreLetras, 11(3), 298–320. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p298-320