DESENCOBRIR O SUL, DESFETICHIZAR O PENSAMENTO

Autores

  • Dernival Venâncio Ramos Junior Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n2p102

Palavras-chave:

Desencobrir o sul, decoloniais, desfetichizar o pensamento

Resumo

Neste texto, para situar o que chamo de desencobrir o Sul teórico, relato experiências de pelas quais passei no processo educacional. Tomo-as como ponto de partida para a discussão sobre o deslocamento das biogeografias da razão e, proponho, para isso, que ao ler as teorias pós e descoloniais tenhamos em conta o trabalho social necessário à sua construção realizado por autores, movimentos sociais e políticos do Sul. Do mesmo modo, a partir desse reconhecimento, enraizarmos as universidades nas lutas das comunidades de vida, existência e r’existência.

Biografia do Autor

Dernival Venâncio Ramos Junior, Universidade Federal do Tocantins

ossui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2002), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2004) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea da América Latina e Caribe, atuando nos seguintes temas: epistemgologias populares, oralidade e decolonialidade.

Referências

ALMEIDA, A. W. Os quilombolas e a base de lançamento de foguetes de Alcântara: laudo antropológico. Brasília: MMA, 2006.
APPIAH, K. A. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. São Paulo: Contraponto, 1992.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.
CASTRO GOMES, S. La poscolonialidad explicado a los niños. Popayán: Editorial Universidad del Cauca, 2005.
CUSICANQUI, Silvia Rivera. Ch'ixinakax utxiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Editorial Tinta Limón, 2010.
CUSICANQUI, Silvia Rivera. Sociologia das imagens. Miradas ch’ixi desde la historia andina. Buenos Aires: Editorial Tinta Limón, 2015.
CUSICANQUI, Silvia Rivera. Utopía ch’ixi. Entrevista com Yael Weiss. 2018. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=pHJkCqe2gAk&t=1605s.
DIRLIK, A. The Postcolonial Aura: Third World Criticism in the Age of Global Capitalism. Critical Inquiry. v. 20, n. 2, 1994,
DUSSEL, Enrique. Siete ensayos de filosofía de la liberación Hacia una fundamentación del giro decolonial. Madrid: Editorial Trotta, 2020.
FANON, Frantz. Pele negras, máscaras brancas.Salvador: EdUFBA, 2008.
FANON, Frantz. Condenados da terra. Juiz de Fora: EdUFJF, 2005
FANON, Frantz. Alienação e liberdade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
FAUSTINO, Deivison Mendes. Frantz Fanon: um revolucionário, particularmente negro. 1. ed. São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GEERTZ, ClifFord. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1997.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GONZALEZ, Lélia. Primavera para as rosas negras. Diáspora Africanas: Editora Filhos da África, 2018.
GONZALEZ, Mario. O fortalecimento da comunidade: estratégias educativas, comunicativas e culturais. Pedagogias de[s]coloniais. Goiânia: EcoNuvem, 2020, pp. 128-141.
GORDON, L. R. Decolonizing Knowledge – norms, methods and disciplinary decadence. 2015. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-fsJnqdIFTE&t=2485s.
GORDON, L. R. Shifting the geography of reason. 2019. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZGT5TTEwPGo.
GORDON, L. R. Theory-critical, decolonial, Global, and Otherwise. 2019.Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NeZG5_5ckzU.
GORDON, Lewis Ricardo. Not always enslaved, yet not quite free: philosophical
challenges from the underside of the new world. Philosophia, v. 36, n. 2, p. 151-66, 2008.
______. Disciplining as a human science. Quaderna, Paris, n.3, 2015. Disponível em: <http://quaderna.org/?p=416>. Acesso em: 28 jul. 2019.
______. Decadencia disciplinaria. Quito: Abya-Ayala, 2013.
______. Decadência disciplinar e a de(s)colonização do conhecimento. Revista Epistemologia do Sul, Paraná, v. 1, n. 1, p. 110-126, 2017. Disponível em: < https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/ view/784/653>. Acesso em: 28 jul. 2019.
GORDON, Lewis R. What Fanon Said. A philosophical introduction to his life and thought. New York: Fordham University Press,
HENRY, Paget. Caliban's Reason: Introducing Afro-Caribbean Philosophy. New York, London: Routledge, 2000.
KILOMBA, Grada. O Brasil é uma história de sucesso colonial. 2020. Disponível em
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/06/06/o-brasil-e-uma-historia-de-sucesso-colonial-lamenta-grada-kilomba.
MIGNOLO, Walter. El pontencial epistemológico de la historia oral: algunas contribuciones de Silvia Rivera Cusicanqui. Estudios y otras prácticas intelectuales latinoamericanas en cultura y poder. Caracas: CLACSO, 2002. p. 1-16.
MIGNOLO, Walter. Histórias Locais/Desenhos Globais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
MOTOKI, C. As lutas camponesas e a utopia possível. Le monde diplomatique. 2020. Disponível em https://diplomatique.org.br/as-lutas-camponesas-e-a-utopia-possivel/
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; Leão, Pedro C. Da Rocha ; LADEIRA, J. N. ; CUIN, D. P. ; SILVA, M N. Terra em Transe: geografia da expropriação e da r-existência no campo brasileiro 2018. In: Ruth Bautista Duran; Oscar Bazoberry Chali. (Org.). Acceso a la Tierra y Territorio en Sudamérica. La Paz: IPDRS-CIDES-UMSA, 2019, v. 1, p. 91-120.
RAMOS, D. V & MELO, M. A. Nação e Narrativa em Pepetela. Locus (UFJF), v. 17, p. 174-188, 2011. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20333.
RAMOS, Dernival V. Encontros epistêmicos e a formação do pesquisador em História Oral. Revista História Oral. v. 22, n. 1, 2019. Diponível em http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=article&op=view&path%5B%5D=871
SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SMITH, Linda T. Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Curitiba: Editora da UFPR, 2018.

Downloads

Publicado

2020-10-11

Como Citar

Ramos Junior, D. V. (2020). DESENCOBRIR O SUL, DESFETICHIZAR O PENSAMENTO. EntreLetras, 11(2), 102–121. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n2p102

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)