DIDÁTICA DA LITERATURA A PARTIR DE PESQUISAS E PRÁTICAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Vera Lúcia Cardoso Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p228-246

Palavras-chave:

didática literária; letramento literário; Mestrado Profissional; docência.

Resumo

Este artigo tratará sobre didática literária a partir de nove pesquisas, realizadas no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa, entre os 2014 e 2019, as quais descrevem e analisam práticas de letramento literário implementadas em escolas situadas no estado do Rio Grande do Sul. Após breve apresentação das atividades propostas nas dissertações e nos produtos pedagógicos, serão examinadas as opções didáticas dos autores. Pretende-se, assim, identificar as linhas gerais de uma didática literária gerada em um contexto específico, além de dar visibilidade a práticas, materiais e pesquisas construídas por docentes em atuação na educação básica.

Referências

COENGA, R. Leitura e letramento literário. Diálogos. Cuiabá: Carlini & Caniato, 2010.
COSSON, R. Letramento literário. Teoria e prática. São Paulo: Contexto: 2007.
DALENOGARE, C. Feira de literatura no espaço escolar: o letramento literário como prática social. Dissertação (Mestrado)-- Universidade Federal do Pampa, MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE LÍNGUAS, 2018.
GOMÉZ, P.; MIGNOLO, W. Estéticas decoloniales. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2012.
MARTINS, M. Leitura de textos literários através de ferramentas tecnológicas no espaço da educação integral: uma proposta metodológica. Dissertação (Mestrado)-- Universidade Federal do Pampa, MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE LÍNGUAS, 2016.

MOREIRA, C. A gamificação como estratégia para a formação de leitores literários no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado)-- Universidade Federal do Pampa, MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE LÍNGUAS, 2018.
OLIVEIRA, L. A leitura literária como estratégia para a reflexão sobre o multiculturalismo na sala de aula. Dissertação (Mestrado)-- Universidade Federal do Pampa, MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE LÍNGUAS, 2019.

ROSA, T. Literatura negro-brasileira e a formação do leitor literário no ensino médio. Dissertação (Mestrado)-- Universidade Federal do Pampa, MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE LÍNGUAS, 2018.

ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
SILVA, C. Leitura literária na escola e a formação de leitores: contribuições do projeto Café com livros. Dissertação (Mestrado)-- Universidade Federal do Pampa, MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE LÍNGUAS, 2016.

SILVA, E. Diários de leitura – um caminho para o incentivo à leitura subjetiva em turma de ensino fundamental da rede privada de Bagé/RS. Dissertação (Mestrado)-- Universidade Federal do Pampa, MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE LÍNGUAS, 2018.
SOARES, E. A magia da leitura e seus desafios no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado)-- Universidade Federal do Pampa, MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE LÍNGUAS, 2017.
VIEIRA, M. O podcast e a leitura oralizada como recurso para o envolvimento de alunos do ensino médio nas aulas de literatura. Dissertação (Mestrado)-- Universidade Federal do Pampa, MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE LÍNGUAS, 2018.
WALSH, C. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro:7Letras, 2009.

Downloads

Publicado

2021-03-06

Como Citar

Medeiros, V. L. C. . (2021). DIDÁTICA DA LITERATURA A PARTIR DE PESQUISAS E PRÁTICAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. EntreLetras, 11(3), 228–246. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p228-246