CHAMADA DE TRABALHOS - ENTRELETRAS, v. 15, n. 1, 2024

2023-08-18

CHAMADA DE TRABALHOS - Dossiê Entreletras, v.15, n.1, 2024

DOSSIÊ:        DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA AMAZÔNIA: DESAFIOS E CONEXÕES, LINGUAGEM, DISCURSO E ENSINO/FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS AMAZÔNIAS

 

A linguagem, como prática social se torna um instrumento potencial de in(ex)clusão da diversidade étnica, cultural e socioeconômica que fala essa língua na contemporaneidade. Nesse sentido, ressaltamos a relevância de estudos críticos sobre a linguagem, ensino/aprendizagem de línguas adicionais e/ou segunda língua (minoritárias/minorizadas e dominadas) e formação de professores numa perspectiva transgressiva, decolonial e crítica. Por isso, o dossiê ora proposto trará artigos de diferentes autores e buscará refletir teoricamente sobre a preocupação em se empregar estudos linguísticos direcionados com maior ênfase a algumas das abordagens contemporâneas sobre a formação de professores de língua(s) no norte do Brasil. 

Outro aspecto dos textos selecionados para o dossiê é a preocupação com a preservação e a manutenção da diversidade das línguas faladas nas Amazônias. Na década das línguas indígenas, ainda há situações de ameaça extrema sobre pequenos grupos ou apenas um falante de certas línguas, entretanto, mesmo entre as línguas que contam com milhares de falantes, nenhuma pode ser considerada “segura”, já que são línguas minoritárias/minorizadas e dominadas; resguardando aos falantes o uso da língua em contextos cujas transformações são rápidas e profundas. Pode-se somar também ao que foi dito, a importância dos estudos descritivos como base de entendimento do funcionamento das línguas locais, bem como o suporte desse tipo de conhecimento para o apoio da construção de material pedagógico para alunos e professores da região.

Com essas preocupações, na edição do dossiê sobre a diversidade linguística na Amazônia, trabalhos selecionados versarão sobre documentação das línguas dos povos originários, ensino de línguas e formação de professores na Amazônia e será organizado pelo grupo de trabalho ELIAB-ANPOLL (http://anpoll.org.br/gt/estudos-linguisticos-na-amazonia-brasileira/).

Os manuscritos devem ser editados (obrigatoriamente) no template oficial da EntreLetras, conforme normas da revista. Entre no link "Template ENTRELETRAS" e baixe-o: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/about/submissions

 

Organizadores:

Selma Maria Abdalla Dias Barbosa- UFNT

Leandra Inês Seganfredo Santos- UNEMAT (Sinop)

Emerson Carvalho de Souza – UFRR

Wellington Pedrosa Quintino – UNEMAT (Cáceres)

 

 

Prazo de submissão: 30 de novembro de 2023.

Submissões encerradas.