ENTRELETRAS, v. 10, n. 2, 2019: DOSSIÊ LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LEITURA E LEITORES

2019-02-04
CHAMADA DE TRABALHOS PARA O DOSSIÊ  LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LEITURA E LEITORES   As discussões acerca do espaço da literatura na escola não são recentes. Basta uma breve pesquisa para encontrar textos, datados desde a década de 70, de autoria de pesquisadoras como Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Glória Bordini, Lígia Chiappini, dentre outras, que já sinalizavam a difícil relação entre literatura e escola. Nos últimos anos, entretanto, essa discussão esteve mais acalorada, especialmente depois da publicação de textos de teóricos conhecidos nos estudos literários, como Tveztan Todorov e Antoine Compagnon que, ao tratarem da realidade francesa, parecem ter diminuído a obnubilação que atingia os meios acadêmicos nesta área. Difindiram-se artigos, dossiês em revistas acadêmicas, eventos com discussões. Vale destacar nesse processo a importância do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - cujas produções muito alavancaram a formação continuada dos docentes e dos estudantes do programa.  Esta chamada pretende abarcar essas discussões a partir de um eixo básico: as relações entre literatura, teoria e crítica no ensino, no universo da formação inicial e da escola básica.  Serão aceitos artigos que contemplem os caminhos teórico-críticos do ensino de literatura a partir da década de 70; a relação entre literatura e formação docente durante o curso de licenciatura; pesquisas oriundas de trabalhos no Mestrado Profissional em Letras; reflexões acerca da relação entre literatura e ensino, em cursos de pós-graduação acadêmicos; crítica literária de obras contemporâneas que podem ser lidas na escola; reflexões sobre a relação entre leitores e literatura na contemporaneidade; e outras propostas alinhadas à chamada.   Organizadores:  Dra. Ana Crélia Penha Dias  Foto Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, literatura brasileira, literatura e ensino e formação do leitor literário. Integra o Grupo de Pesquisa "A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas culturais" (UERJ), é líder do grupo de pesquisa "Literatura e Educação literária" e coordenadora do GT da Anpoll Literatura e Ensino   Dr. Márcio Araújo de Melo Foto Professor da Universidade Federal do Tocantins. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de língua e Literatura e professor do ProfLetras (UFT). Membro do GT/Anpoll Literatura e ensino.  Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, ensino de literatura, formação de leitore e, literatura brasileira.   Prazo para submissão de trabalhos: 31 de julho de 2019.