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Prorrogado o prazo para submissão de trabalhos para o dossiê temático Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira

2018-11-06

A Revista EntreLetras, do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins (UFT), está prorrogando a chamada para submissão de artigos científicos que tratem da temática “Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira”. A elaboração dessa edição especial é uma proposta do Grupo de Trabalho da ANPOLL “Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira”, cujo objetivo é envolver os Programas de Pós-Graduação localizados no que tem se denominado Amazônia brasileira, ou Amazônia legal, vasta região onde o fazer científico encontra grandes desafios. Constitui-se ainda como ação de valorização da produção teórica na área da Linguística da região. Com essa edição, busca-se reunir trabalhos científicos que abordem questões de interesse da área, com destaque para as subáreas relacionadas à Linguística Aplicada, Sociolinguística, Análise do Discurso, Semiótica, Lexicologia, Descrição de Línguas, Etnolinguística, Educação Intercultural Indígena, Dialetologia e demais vertentes que tratem da linguagem em seu uso na sociedade em diversos contextos sociais, históricos, políticos e culturais.

 

Os trabalhos para esse volume, correspondente à edição v. 10, n. 1, 2019, deverão ser encaminhados pelo sistema da revista até dia 30 de dezembro de 2018. A previsão para publicação é até maio de 2019.

A submissão deve ser realizada exclusivamente via plataforma da Revista [https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras]. Os textos serão aceitos em português ou inglês e devem estar de acordo com as normas de publicação da Revista.

Lembramos que é fundamental que o pesquisador preencha todos os dados solicitados pelo Perfil, incluindo seu número Orcid. 

Coordenação do dossiê:

Profa. Dra. Selma Maria Abdalla Dias Barbosa (UFT)

E-mail: selmaabdalla@uft.edu.br

Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos (UNEMAT)

E-mail: leandraines@unemat.br

 

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Edição Atual

v. 9 n. 2 (2018): PROFLETRAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E LITERATURA

           

DOSSIÊ: O PROFLETRAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E LITERATURA

 

            O PROFLETRAS completa seus primeiros anos e vai colhendo os frutos do muito que vem sendo produzido no âmbito do Programa. Criado mediante uma demanda da CAPES junto à Área Letras/Linguística – hoje, Linguística/Literatura –, conta com a mobilização de dezenas de universidades públicas e centenas de professores e pesquisadores para o compromisso com um projeto nacional que visa à qualificação de docentes que atuam no Ensino Fundamental, privilegiando como resultados saberes sobre a prática relativa ao ensino de língua e literatura.

Como programa em rede nacional, demanda a construção de afinidades, diálogo sobre perspectivas, teorias, metodologias, incidindo por deliberações que abarcam todo o conjunto a abrigar universidades nas 5 regiões do país.  Há um enorme esforço que atesta a unidade e a identidade do programa, mas sem ferir a autonomia e a heterogeneidade das pesquisas e trabalhos desenvolvidos. E há, sobretudo, a urgência de produção de saberes novos, na medida em que muitos dos docentes que atuam no programa tiveram que reinventar suas pesquisas e interesses de estudo para atenderem pela primeira vez às especificidades do ensino de língua e literatura. Nesse esforço, não é possível trilhar o caminho fácil da mera aplicação de uma teoria para uma situação da prática: a prática exige movimentos da teoria, traz problemas e perspectivas não pensadas e encaminha o sujeito para uma dimensão mais inter, trans ou ainda indisciplinar.

            Diante disso, a EntreLetras, para sua edição de 2018.2, convidou pesquisadores que atuam no âmbito do ProfLetras para colaborarem com artigos, resenhas e ensaios que tematizam a prática de ensinar e aprender língua e literatura, compartilhando suas experiências acadêmicas para evidenciar as especificidades do que esse programa propõe para as demandas da educação básica em nível nacional.

            A presente edição resulta dessa grande partilha. Recebemos em torno de 120 trabalhos, submetidos ao processo de avaliação pelos pares. Os textos aprovados estão sendo organizados em dois números: o primeiro deles publicado neste volume de outubro de 2018; o segundo com previsão de publicação em dezembro do corrente ano.

Como se poderá constatar, há uma diversidade de objetos de investigação, de percursos teóricos, de projetos desenvolvidos, de perspectivas assinaladas. A unidade do ProfLetras se constitui pela heterogeneidade, que adensa e complexifica a compreensão de um projeto construído coletivamente.

            Agradecemos aos autores que compartilharam conosco suas produções, contribuindo para a qualidade da edição que traz 21 artigos no Dossiê ProfLetras, 6 artigos na seção Temas Livres e 4 produções literárias. Agradecemos ainda a todos os membros do Conselho Editorial, Conselho Gestor do ProfLetras e muitos pareceristas ad-hoc que trabalharam conosco num grade esforço conjunto, assim como ao secretário do ProfLetras Nacional, John Lennon, pela arte da capa.

            Desejamos, enfim, a todos e a todas excelentes leituras e reflexões.

 

Araguaína e Natal, 28 de outubro de 2018, num momento de grande luta pela democracia.

Porque acreditamos nas flores vencendo o canhão.

 

Dra. Maria da Penha Casado Alves (UFRN), Dra. Sulemi Fabiano Campos (UFRN), Dra. Luiza Helena Oliveira da Silva (UFT) - Organizadoras

Publicado: 2018-10-28

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