Edições anteriores

  • Natação segura: dominando as competências aquáticas
    v. 1 n. 12 (2024)

    Essa cartilha digital foi elaborada como um recurso educacional, parte integrante de uma dissertação do Programa Profissional de Mestrado em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Este recurso tem como objetivo apresentar um conjunto de propostas pedagógicas possível de serem incluídas nas aulas de Educação Física escolar onde servirá de apoio às diretrize curriculares para o ensino da natação com conteúdo de competência aquática e prevenção de afogamento. Nós professores de natação podemos fazer um trabalho de prevenção para reduzir o número de acidentes. Há evidências que sugerem uma ligação estreita entre a educação para a segurança da água (conhecimentos e competências) durante a infância e a prevenção do afogamento. As aulas apresentadas nessa cartilha não estão dispostas em uma sequência rígida e inflexível, pelo contrário, elas podem ser tratada da maneira que parecer mais conveniente ao professor que utilizará esse material.

  • Burocracias internacionais: teoria e prática na promoção e defesa da democracia na América Latina
    v. 1 n. 11 (2024)

    Este livro analisa a influência das Organizações Internacionais (OIs), compreendidas como Burocracias Internacionais, na política internacional. Especialmente, a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e suas burocracias na promoção e na defesa da democracia na América Latina. A partir das contribuições teóricas do construtivismo social e dos estudos de administração, observa-se as burocracias internacionais como Administrações Públicas Internacionais (APIs) que influenciam a governança global ao distribuir níveis de governo e mudar as condutas dos Estados. A singularidade da América Latina alerta as OIs e suas burocracias internacionais quanto às constantes instabilidades e crises democráticas na região. Portanto, pretende-se nesta obra trazer um panorama teórico e prático sobre a atuação dos aparatos burocráticos das OIs e contribuir para a literatura da área, fornecendo um material que possa ser utilizado por estudantes nas áreas de Relações Internacionais, Direito, Ciência Política e Administração.

  • MEMÓRIAS DA INFÂNCIA: O brincar e outros afazeres infantis
    v. 1 n. 10 (2024)

    As memórias da infância são as lembranças mais bem sucedidas de qualquer pessoa, pois elas norteiam a personalidade que se assumirá na vida adulta. O que uma pessoa viveu na infância, positiva ou negativa, vai determinar a sua compreensão de si mesma e o seu posicionamento no mundo. Este livro é composto por pequenos ensaios de alunos das disciplinas história da infância e ludicidade e educação. Em seus ensaios compartilham as lembranças da infância como: a primeira escola, a familia, mudanças, as brincadeiras, seus brinquedos favoritos, suas conquistas, seus medos e superações.

  • DISCURSOS EM REDE: Práticas, Sujeitos e Sentidos
    v. 1 n. 9 (2024)

    Os artigos compilados nessa obra apresentam resultados de pesquisas em Análise do Discurso desenvolvidas por pesquisadores de dois programas de pós-graduação de universidades brasileiras, a saber, Universidade Federal do Tocantins e Universidade Federal de São Carlos. Tais reflexões possuem como base os pressupostos teórico-metodológico da Análise do Discurso, derivados dos trabalhos de Pêcheux e seus colaboradores, trazendo a mídia, como mediadora nos processos discursos que incide na sociedade, como principal dispositivo que produz, circula e funciona como lugar de construção e desconstrução dos sujeitos contemporâneos. Com base nisso, reunimos um conjunto de textos dedicados a vários temas: discursos sobre a leitura, a visibilidade na mídia dos livros didáticos digitais, a sensibilidade humana à causa animal, a circulação de fake news em contexto eleitoral, a promoção da ideologia armamentista e de discursos do preconceito contra a fala popular na imprensa paulista, a construção de uma estética da voz de sucesso midiático, os discursos do capacitismo no youtube e a interface entre ferramentas tecnológicas e instrumentalização linguística.

  • Reminiscências no baú da memória: Percursos formativos dos estudantes do mestrado em Educação Física - PROEF
    v. 1 n. 8 (2024)

    O livro propõe a reunião de um conjunto de memórias e trajetórias de professores de
    Educação Física que estão na lida diária dentro de escolas públicas, em busca da
    formação continuada para ampliar e qualificar suas práticas pedagógicas e que fazem ou
    fizeram parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede
    Nacional (ProEF) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
    O ProEF é um curso realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior e a
    UFT foi credenciada no ano de 2022. Essa obra compartilha o memorial descritivo dos
    mestres, mestras, mestrandos e mestrandas do programa.

  • A Captação de recursos e a qualidade de vida de idosos no município de Palmeirópolis/TO
    v. 1 n. 7 (2024)

    A gestão de recursos é uma prática fundamental em diversos contextos, sejam eles empresariais,
    governamentais ou pessoais. Trata-se do processo de planejamento, alocação, utilização e monitoramento dos recursos disponíveis, sejam eles financeiros, humanos, materiais ou tecnológicos, com o objetivo de atingir metas e objetivos específicos de forma eficiente e eficaz.

    No âmbito empresarial, a gestão de recursos é crucial para o sucesso de uma organização. Ela
    envolve a alocação adequada de capital, gerenciamento de pessoal, otimização de processos e utilização
    eficiente de tecnologia. Uma gestão eficaz dos recursos pode levar a uma maior produtividade, redução de custos, aumento da lucratividade e vantagem competitiva no mercado.

    Na esfera governamental, a gestão de recursos é responsável pela administração dos recursos
    públicos, garantindo que sejam utilizados de forma transparente e em benefício da sociedade como um
    todo. Isso inclui o planejamento e execução de políticas públicas, a gestão de orçamentos e a supervisão de programas sociais e investimentos em infraestrutura.

    Em resumo, a gestão eficaz de recursos na educação é essencial para garantir que todos os alunos
    tenham acesso a uma educação de qualidade. Isso requer uma abordagem estratégica e cuidadosa para a alocação de recursos, com foco na maximização do impacto e na melhoria dos resultados educacionais e que, de forma geral, também são contempladas na obra A Captação de recursos e a qualidade de vida de idosos no município de Palmeirópolis/TO.

  • Alfabetização Científica e as Questões Ambientais: Uma Análise desse Processo no 9° Ano do Ensino Fundamental
    v. 1 n. 6 (2024)

    A alfabetização científica é fundamental para capacitar os indivíduos a entenderem o
    mundo ao seu redor de uma maneira mais informada e crítica. Não se trata apenas de
    memorizar fatos científicos, mas sim de desenvolver habilidades de pensamento crítico,
    raciocínio lógico e capacidade de avaliar evidências de forma objetiva.
    Em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia e pela ciência, a alfabetização
    científica torna-se essencial para tomar decisões informadas em diversas áreas da vida, desde
    questões de saúde e meio ambiente até políticas públicas e escolhas pessoais.
    Uma pessoa alfabetizada cientificamente é capaz de analisar e interpretar dados,
    entender os princípios básicos da metodologia científica, reconhecer e avaliar fontes confiáveis
    de informação e discernir entre ciência legítima e pseudociência.

    No contexto educacional, promover a alfabetização científica desde cedo é crucial. Isso
    pode ser feito através de práticas pedagógicas que estimulem a investigação, a experimentação
    e a resolução de problemas, permitindo que os alunos desenvolvam uma compreensão
    profunda dos conceitos científicos e das habilidades necessárias para aplicá-los em situações
    do mundo real.
    Em resumo, a alfabetização científica não é apenas um conjunto de conhecimentos
    sobre ciência, mas sim uma habilidade essencial para navegar no mundo moderno de maneira
    informada, crítica e responsável. É um investimento valioso tanto para os indivíduos quanto
    para a sociedade como um todo, pois promove o pensamento racional, a tomada de decisões
    fundamentadas e o avanço do conhecimento científico e tecnológico. Logo, tenho a certeza eu
    esta obra contribuiria para que qualquer indício que a leia, compreende o poder transformador
    da educação.

  • Memórias e Itinerários formativos da/ na formação de professores na Amazônia
    v. 1 n. 5 (2024)

    Em "Memórias e Itinerários formativos da/na formação de professores na Amazônia", convidamos você a mergulhar nas experiências e reflexões de várias vidas dedicadas ao ensino. Este livro é uma coleção de memórias, histórias e lições aprendidas ao longo de décadas de trabalho. Todos os professores e professoras nesta coleção, foram discentes da disciplina de Formação Inicial e Continuada de professores, no curso de Doutorado de Educação na Amazônia. Desde os primeiros passos na sala de aula até os desafios e conquistas ao longo do caminho, os autores e autoras compartilham com vocês momentos marcantes, dificuldades superadas e o profundo impacto que a educação pode ter na vida de cada indivíduo.

  • Memórias e Itinerários formativos da/ na formação de professores na Amazônia
    v. 1 n. 4 (2024)

    Em "Memórias e Itinerários formativos da/na formação de professores na Amazônia", convidamos você a mergulhar nas experiências e reflexões de várias vidas dedicadas ao ensino. Este livro é uma coleção de memórias, histórias e lições aprendidas ao longo de décadas de trabalho. Todos os professores e professoras nesta coleção, foram discentes da disciplina de Formação Inicial e Continuada de professores, no curso de Doutorado de Educação na Amazônia. Desde os primeiros passos na sala de aula até os desafios e conquistas ao longo do caminho, os autores e autoras compartilham com vocês momentos marcantes, dificuldades superadas e o profundo impacto que a educação pode ter na vida de cada indivíduo.

  • Memórias e Itinerários formativos da/ na formação de professores na Amazônia
    v. 1 n. 3 (2024)

    Em "Memórias e Itinerários formativos da/na formação de professores na Amazônia", convidamos você a mergulhar nas experiências e reflexões de várias vidas dedicadas ao ensino. Este livro é uma coleção de memórias, histórias e lições aprendidas ao longo de décadas de trabalho. Todos os professores e professoras nesta coleção, foram discentes da disciplina de Formação Inicial e Continuada de professores, no curso de Doutorado de Educação na Amazônia. Desde os primeiros passos na sala de aula até os desafios e conquistas ao longo do caminho, os autores e autoras compartilham com vocês momentos marcantes, dificuldades superadas e o profundo impacto que a educação pode ter na vida de cada indivíduo.

  • Introdução aos métodos de pesquisa em relações internacionais
    v. 1 n. 2 (2024)

    A área de Relações Internacionais (RI) no Brasil ainda não usa amplamente métodos e técnicas de pesquisa. Buscando contribuir para suprir tal lacuna, o objetivo deste livro é introduzir estudantes de Relações Internacionais nos principais métodos de pesquisa na área. O livro tenta contribuir trazendo conteúdo acessível a iniciantes. Para isso, utiliza uma abordagem diferente de alguns livros sobre metodologia científica publicados no Brasil, já que transita por uma gama mais ampla de métodos (além do qualitativo) e centra-se em seu debate e aplicações na área de RI. Assim, discute a evolução em metodologia especificamente na área de RI e, apesar de seu dedicar mais espaço à tradição qualitativa, mais comumente utilizada na produção científica nacional, aborda também os métodos quantitativos e mistos. O livro também apresenta aplicações dos métodos, de forma a exemplificar como já foram utilizados na área. Em suma, é uma contribuição que poderá auxiliar docentes que lecionam na temática e discentes, principalmente no nível de graduação.   

  • PSICOLOGIAS NA AMAZÔNIA E NO CERRADO: Visibilizando saberes, subvertendo práticas
    v. 1 n. 1 (2024)

    A coletânea apresenta estudos e relatos de experiências oriundos de professores(as) e pesquisadores(as) que se encontram no contexto da Amazônia e do Cerrado, representando, em certa medida, esforços para pensar saberes e práticas (trans)formadoras de uma psicologia pautada no compromisso ético e social. Nosso objetivo é não só visibilizar o que temos produzido, mas também visa apontar para uma atuação que subverte práticas neoliberais, coloniais, biomédicas, patriarcais, heteronormativas e racistas que, por muito tempo, e ainda hoje, colocam-se presentes na psicologia.

  • Ensaios de história & histórias regionais
    v. 1 n. 48 (2023)

    Essa é uma coletânea constituída por fios que agregam a diversidade da produção acadêmica de vários docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHISPAM) e está dividida em duas partes. A primeira agrupa estudos ensaísticos voltados para diferentes temas: divisão territorial no Brasil Central; concepção de anticomunismo; pena de prisão para mulheres; campo evangélico brasileiro; aspectos de cultura e alteridade na obra de freudiana; Amazônia peruana. A aparente dispersão cumpre uma função específica na obra, que é apontar para um exercício caro à historiografia recente, aquele que privilegia o intercâmbio nas abordagens históricas. Assim, territorialidade, religiões e religiosidades, política, sistemas prisionais, temas do campo da psicanálise e diferentes amazônias formam um conjunto de saberes a sinalizar para a complexidade histórica e seu exercício recente. Na segunda parte estão organizadas pesquisas com olhares concentrados em histórias do Tocantins. São capítulos relacionados à educação confessional dominicana em Porto Nacional, aos modos de organização de setores religiosos influenciados pelos teólogos da libertação, às relações entre cultura material e identidade, às ações de religiosas católicas; às relações entre campesinato e comunidade quilombola, ao bispado de Dom Alano e à questão ambiental envolvendo os indígenas Xerente.

  • Descrição dendrológica e caracterização energética de espécies florestais, Amazônia Legal
    v. 1 n. 47 (2023)

    O objetivo desta pesquisa foi descrever os caracteres dendro-
    lógicos e caracterizar o carvão vegetal de algumas espécies florestais

    do domínio Cerrado inserido na Amazônia Legal, bem como fornecer

    informações que possam auxiliar órgãos ambientais na identifica-
    ção de carvão produzido de forma ilegal.

  • Um pedacinho da Educação Física: anatokids/Sistema Neural
    v. 46 n. 1 (2023)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Um pedacinho da Educação Física: anatokids/Sistema Respiratório
    v. 45 n. 1 (2023)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Um pedacinho da Educação Física: Anatokids/Sistema Circulatório
    v. 44 n. 1 (2023)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • FILOSOFIA EM DEBATE – VOLUME 4
    v. 43 n. 1 (2023)

    A obra, uma produção coletiva dos docentes do Colegiado de Filosofia (UFT), apresenta uma diversidade de problemas, de objetos e de metodologias. Para mostrar esta pluralidade de perspectivas da produção deste coletivo de profissionais da área de Filosofia, há uma discussão sobre o filosofar em geral (cap.1); sobre o filosofar em  tempos de pandemia, especificamente (cap. 2); sobre a filosofia em diversos autores e temáticas contemporâneas, como Camus, Adorno, Wittgenstein e sobre a técnica como problema ético (caps. 3 a 6); uma ênfase na relação entre filosofia e literatura, enfatizando Guimarães Rosa (cap. 7) e sobre  filosofia e educação (no caso específico do curso de licenciatura da UFT), como demonstra o cap. 8. A coletânea, assim, destina-se a problematizar a filsoofia em diversos aspectos e interpretações, colaborando com a discussão filosófica no âmbito da UFT, da região Norte e do país. 

  • Leitura de mundo, leitura da palavra: diálogos possíveis na construção de sentidos
    v. 42 n. 1 (2023)

    Os estudos de letramento possibilitam entender a escrita e leitura dentro de contextos de práticas sociais, enfatizando a reflexão e criticidade no processo de ensino e aprendizagem. Assim, as práticas na sala de aula almejam que os sujeitos estabeleçam sentidos sobre si e entendam suas múltiplas relações com o mundo. Dentro dessa perspectiva, enfatizamos o papel da leitura como uma importante aliada na construção de sujeitos-cidadãos. O ensino e aprendizagem da leitura não deve ficar restrito às aulas de Língua Portuguesa, tampouco a exercícios mecânicos que não exploram a responsividade. Ser responsivo, no contexto da leitura, é propiciar o diálogo crítico do texto com a sociedade partindo das palavras para se chegar ao mundo e vice-versa. Neste livro, apresentaremos uma coletânea de artigos que discutem práticas de leitura tendo em vista a formação de sujeitos emancipados. Nesse sentido, pesquisadoras e pesquisadores de Linguística Aplicada e de Literatura discutem teorias e práticas para proporem estudos de leitura de diferentes textos.  Embora as reflexões sejam heterogêneas, o exercício de todas em conjunto nos mostra que o ensino e a aprendizagem da leitura ultrapassam os mecanismos oferecidos por uma disciplina em específico. Pelo contrário, cada área, em sua especificidade, pode desenvolver estratégias próprias, mas todas as disciplinas, a partir da leitura, objetivam fazer emergir da relação texto-leitor-mundo todo o potencial significativo possível.  Propiciar essa formação ampla de leitura é o que norteia as reflexões dessa obra. O livro está dividido em duas partes: Leitura: estudos em Linguística Aplicada e Leitura: estudos literários e culturais. A primeira se apoia nos estudos da Linguística Aplicada para propor discussões acerca de práticas de leitura, seu ensino e aprendizagem,  e a segunda recorre ao repertório dos estudos literários e culturais para promover leituras literárias. Assim, na primeira parte, vemos pesquisadores discutindo o que é leitura, quais práticas ou metodologias podem ser acionadas em sala de aula e como indivíduos se relacionam com a leitura. Na segunda parte, encontraremos proposições de leituras de textos literários a partir de conceitos da semiótica, dos estudos culturas e dos estudos biográficos e autobiográficos.

  • Tensões socioambientais na região do alto e médio rio Tocantins
    v. 41 n. 1 (1)

    Este livro adota as tensões socioambientais como eixo condutor das investigações e discussões, visto que o debate sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente e sobre a relação entre homem e natureza emergem na sociedade atual com cada vez mais vigor. A região do alto e médio rio Tocantins possui uma peculiaridade sobre tais tensões devido à exploração econômica intensa de seus atributos naturais nas últimas décadas. Comumente, as investidas político-econômicas entram em contradição com as questões sociais e geram conflitos que devem ser esclarecidos e debatidos na sociedade.

  • Depressão Juvenil: a perspectiva do olhar dos professores da rede pública
    v. 40 n. 1 (1)

    A depressão é um grave problema de saúde pública, acarretando alterações em todas as dimensões do indivíduo, e com incidência crescente na fase juvenil. Além disso, é marcada por mudanças e transformações físicas e emocionais intensas, próprias dos adolescentes que, se não diagnosticada e tratada adequadamente, evolui de forma grave e perniciosa. A escola, onde os adolescentes passam a maior parte do seu dia, talvez seja o lugar mais indicado para essa averiguação, pois é onde se solidificam as relações pessoais, afetivas e sociais. Com uma cultura humana e sistematizada, os professores, em um relacionamento harmonioso com seus alunos, possuem a possibilidade de identificar a depressão no ambiente escolar. A presente dissertação tem como objetivo investigar como os docentes do ensino médio da rede pública de educação identificam os sintomas depressivos dos seus alunos e a maneira que estes conduzem tais situações. Trata-se de um estudo de cunho fenomenológico e de abordagem qualitativa. Foi realizado na cidade de Imperatriz, Maranhão, tendo como participantes da pesquisa professores da rede pública e básica de ensino que lecionem para os adolescentes na faixa etária dos 10 aos 19 anos. Os alunos manifestam-se principalmente através do isolamento, tristeza, rompimento das relações afetivas e sociais e significativa queda do rendimento escolar. Professores, treinados e capacitados adequadamente, podem ser instrumentos de intervenção e promoção da saúde, favorecendo assim a redução dos índices de depressão na adolescência e na valorização da dimensão biopsicossocial.

  • Um pedacinho da Educação Física: Anatokids/Sistema Geniturinário
    v. 39 n. 1 (1)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Um pedacinho da Educação Física: Anatokids/Sistema Digestório
    v. 38 n. 1 (1)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Educação Física no 1⁰ ano do Ensino Fundamental: Jogos e Brincaderias
    v. 37 n. 1 (2023)

    Esta cartilha digital é um Produto Educacional do Mestrado Profissional em Educação Física, em Rede Nacional, envolvendo 26 Instituições de Ensino Superior, na qual a Universidade Federal do Tocantins (UFT) faz parte. Este material possui caráter informativo e formativo com diretrizes idealizadas para os professores que trabalham com crianças nesta faixa etária, possuindo como principal objetivo destacar a importância das aulas de Educação Física para o desenvolvimento das crianças e propor atividades interessantes a elas. Este produto é fruto dos esforços de pesquisadores da área da Educação Física escolar que produziram perspectivas de conhecimento voltados à prática pedagógica.

  • Leituras históricas sobre populações tocantinenses
    v. 1 n. 36 (2023)

    Este dossiê traz à público pesquisas realizadas por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas, PPGHispam. Trata-se de estudos sobre o envolvimento de religiosos e religiosas católicas junto aos pobres da terra no Tocantins, sobre a formação da Diocese de Porto Nacional; sobre as práticas de ordens religiosas no interior desse estado. Aqui estão reflexões sobre os Xerente e Comunidade Barra do Aroeira. Há ainda estudos sobre as memórias sobre o sertão tocantinense e sobre as curas e práticas médicas quando Tocantins ainda era norte goiano. Cá estão também leituras históricas sobre a formação populacional e econômica do município de Natividade.

1-25 de 163