Sobre a Revista

A Desafios – Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins (ISSN - 2359-3652) visa proporcionar um fórum para estudos interdisciplinares em todas as áreas do conhecimento. O presente periódico científico foi construído com base na convicção de que os desafios apresentados pela contemporaneidade às diversas áreas do saber, em suas múltiplas perspectivas teóricas e metodológicas, podem ser melhor sistematizados e enfrentados a partir de contribuições interdisciplinares.

Nessa direção, a revista aceitará contribuições originais de variadas matrizes disciplinares, em fluxo contínuo, nos seguintes eixos prioritários: Ciências Humanas e Contemporaneidade; Saúde e Sociedade; Educação; Ciência, Tecnologia e Ciências Agrárias.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada artigo submetido é avaliado por dois ou mais membros da Equipe Editorial Nacional/Internacional ou pareceristas ad hoc, de acordo com a política de avaliação duplo-cega, em que se omite aos pareceristas as informações de identificação dos autores, garantindo-se uma avaliação neutra e isonômica das contribuições enviadas.

Os pareceristas avaliarão a adequação do trabalho às normas da revista e também observarão os seguintes critérios:

  1. Aderência e originalidade da contribuição para as áreas equivalentes aos eixos trabalhados pela Desafios
  2. Consistência e pertinência das referências.
  3. Qualidade dos resultados e discussão da pesquisa apresentada.
  4. Adequação de resumos e título ao conteúdo.
  5. Qualidade da redação e organização do texto.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Fluxo Editorial

O processo editorial da Revista Desafio segue o seguinte fluxo de trabalho conforme regas do Public Knowledge Project:

  • Submissão: os artigos são recebidos no sistema. Nessa etapa os textos são rejeitados se estiverem fora dos padrões da revista (Template) pelos editores ou atribuídos a avaliadores.

    Avaliação:  os artigos vão para avaliação duplo cega por pares dos trabalhos acontece. Isso pode durar de 4 a 8 semanas. Sendo aprovado, o artigo segue para a próxima fase.

    Edição de Leiaute: apenas os artigos aprovados por pares seguem para a revisão de textos e leiaute. Isso exige ajustes textuais e/ou de forma.

    Produção: é a última fase onde se preparam os textos na sua versão final, em que os artigos são transformados em PDF e atribuído o DOI para cada um deles.

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
  4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
  5. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
  6. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
  7. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
  8. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados,  legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
  9. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
  10.  A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
  11. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.

 

Periodiocidade

A partir de 2023, a Revista Desafios publica três números por ano, tornando-se uma publicação quadrimestral, e ainda publica Suplementos Especiais com os artigos premiados do programa de iniciação científica da Universidade Federal do Tocantins entre outros.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS/CLOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

LOCKSS

O sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da sua revista, é suportado pelo OJS. LOCKSS é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.

Configurar o suporte ao LOCKSS para o OJS é necessário somente após a publicação de uma edição estar quase completa, bastando seguir os passos a seguir:

Identifique 6 a 10 bibliotecas que cadastrarão e guardarão o cache da revista. Por exemplo, escolha instituições às quais os editores ou Membros do Comitê já sejam associados, e/ou instituições já participantes do LOCKSS. Visite bibliotecas participantes. Utilize o convite preparado para (i) Bibliotecas participantes do LOCKSS ou (ii) Bibliotecas NÃO participantes do LOCKSS.

CLOCKSS

Open Journal Systems também suporta a CLOCKSS (Controlled Lots of Copies Keep Stuff Safe) do sistema para garantir um arquivo seguro e permanente para a revista. CLOCKSS é baseado no software open source LOCKSS desenvolvido na Biblioteca da Universidade de Stanford que permite que bibliotecas preservem revistas selecionadas regularmente registadas. Cada arquivo é continuamente validado contra outros registros da biblioteca, e se o conteúdo for caracterizado como corrompido ou perdido, os outros registros ou a revista são usados para restaurá-lo.

Assine o serviço CLOCKSS visitando o site CLOCKSS .

 

Políticas de Taxas (ACPs)

Este periódico não cobra taxas para submissão, avaliação ou publicação de artigos (APCs - article processing charges).

 

Saiba mais sobre a Desafios nos links abaixo: