Critérios de Qualidade

Comunicação científica

A DESAFIOS  revista aceita manuscritos em Português, Inglês e Espanhol, o que demonstra sua forte presença internacional. Este periódico fornece ainda, informações detalhadas para os autores: o processo de editoria, avaliação e aceitação do manuscrito é completamente transparente e visível para os autores. Os critérios e procedimentos, bem como a revisão por pares também fazem parte das informações disponíveis.

As funções do Conselho Editorial são para indicar, resguardar a política editorial e qualidade ao Editor da revista, propor, de acordo com as necessidades e expectativas, a realização de edições especiais sobre temas de especial interesse e /ou relevância, atuar como colaboradores e informar sobre questões editoriais e avaliação para aqueles que necessitam da informação. Além de desenvolver, juntamente com o Editor, a estratégia científica da revista e a avaliação regular dos resultados, apoiar e orientar a maneira conceitual e científica desenvolvida pela revista. Eles também atuam como avaliadores da revista, projetando  cientificamente a revista internacionalmente.

 

Processo editorial

A DESAFIOS é um periódico com publicação semestral e mantém a uniformidade em sua linha editorial e aos eixos que propõe. A organização deste periódico é constituída por um Conselho Editorial Nacional,  um Conselho Editorial Internacional, um Editor Associado, um Editor Administrativo e um Editor Geral. 

Os manuscritos editados são submetidos a avaliações anteriores por pareceristas, e quando necessário, a pesquisadores independentes de reconhecida competência na área, sendo que todos os trabalhos recebidos pela revista  estão sujeitos, como requisito mínimo, ao sistema de avaliação por pares, o que garante o anonimato na revisão de manuscritos. E, em caso de discrepância entre os avaliadores, esses retornam para novas avaliações para determinar a viabilidade de um possível problema de parcerias.

Assim, todos os trabalhos recebidos pela DESAFIOS são notificados. A decisão editorial incluindo as razões para aceitação, revisão ou rejeição dos manuscritos e resumos de decisões públicas emitidas pelos peritos externos são enviadas aos autores, ficando também disponíveis no sistema da revista (plataforma OJS).

 

Conteúdo das comunicações publicadas

Todos os manuscritos publicados pela DESAFIOS  são fruto das contribuições de especialistas e pesquisadores de todo o mundo, cuidando sempre para evitar a endogenia editorial.