Mapeamento da produção científica na BDTD do IBICT sobre a Pedagogia da Alternância de 2011 a 2018

Autores

  • Odaleia Alves da Costa Instituto Federal do Maranhão - IFMA
  • Anny Camila Lima Rodrigues Instituto Federal do Maranhão - IFMA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7257

Resumo

Este estudo tem por problema saber quantas e quais publicações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) tratam sobre Pedagogia da Alternância? Desse modo, seu objetivo consiste em construir o mapeamento da produção científica no período de 2011 a 2018. Trata-se de um levantamento bibliográfico, com auxílio do software Iramuteq que apresenta grande contribuição para a Educação do Campo, tendo em vista a possibilidade de proporcionar à comunidade científica o conhecimento sobre as reflexões travadas no meio acadêmico sobre a Pedagogia da Alternância, bem como o vislumbramento de novas perspectivas de pesquisas. O estudo permitiu destacar a conexão das palavras de maior representatividade dentro das teses e dissertações, bem como perceber que as regiões brasileiras não apresentam uniformidade na quantidade de publicações, sendo a entrevista a abordagem metodológica mais utilizada dentro dos estudos analisados. A partir das conexões identificadas pelo software Iramuteq, foi possível concluir que a Pedagogia da Alternância vivenciada nos CEFFAs se apresenta como proposta articulada com a formação do sujeito crítico e participativo.

Palavras-chave: Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Centros Familiares de Formação por Alternância

 

Mapping of scientific production at IBICT's BDTD on Alternation Pedagogy 2011-2018

ABSTRACT. This study has the problem of knowing how many and which publications available in the “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” (BDTD) of the “Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia” (IBICT) deal with Alternation Pedagogy? Thus, its objective is to construct the mapping of scientific production in the period from 2011 to 2018. This is a bibliographic survey, with the help of Iramuteq software that makes a great contribution to Rural Education, considering the possibility of to provide the scientific community with knowledge about the reflections in the academic world about the Pedagogy of Alternation, as well as the glimpse of new research perspectives. The study allowed to highlight the connection of the most representative words within theses and dissertations, as well as to realize that the Brazilian regions do not have uniformity in the amount of publications, being the interview the most used methodological approach within the analyzed studies. From the connections identified by the Iramuteq software, it was possible to conclude that the Alternation Pedagogy experienced in CEFFAs presents itself as a proposal articulated with the formation of the critical and participative subject.

Keywords: Rural Education, Alternation Pedagogy, Family Centers of Alternation Formation.

 

Mapeo de la producción científica en el BDTD del IBICT sobre Pedagogía de Alternancia 2011-2018

RESUMEN. Este estudio tiene el problema de saber cuántas y qué publicaciones disponibles en la “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” (BDTD) del “Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia” (IBICT) tratan sobre la Pedagogía de la  Alternancia? Por lo tanto, su objetivo es construir el mapeo de la producción científica en el período de 2011 a 2018. Esta es una encuesta bibliográfica, con la ayuda del software Iramuteq que hace una gran contribución a la Educación Rural, considerando la posibilidad de proporcionar a la comunidad científica el conocimiento sobre las reflexiones en el entorno académico sobre la Pedagogía de la Alternancia, así como el vislumbre de nuevas perspectivas de investigación. El estudio permitió resaltar la conexión de las palabras más representativas dentro de las tesis y disertaciones, así como darse cuenta de que las regiones brasileñas no tienen uniformidad en el número de publicaciones, siendo la entrevista el enfoque metodológico más utilizado dentro de los estudios analizados. A partir de las conexiones identificadas por el software Iramuteq, fue posible concluir que la Pedagogía de Alternancia experimentada en los CEFFA se presenta como una propuesta articulada con la formación del tema crítico y participativo.

Palabra clave: Educación Rural, Pedagogía de Alternancia, Centros Familiares de Formación de Alternancia.

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Biografia do Autor

Odaleia Alves da Costa, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2008). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 2005). Professora do Instituto Federal do Maranhão, Campus Timon e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional no IFMA, Campus São Luís, Monte Castelo.

Anny Camila Lima Rodrigues, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional no IFMA, Campus São Luís, Monte Castelo. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental, Médio e Superior, Educação Especial e Libras. Licenciada em Pedagogia. Professora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Costa, O. A. da, & Lima Rodrigues, A. C. (2019). Mapeamento da produção científica na BDTD do IBICT sobre a Pedagogia da Alternância de 2011 a 2018. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 4, e7257. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7257

Edição

Seção

Dossiê Temático: 50 anos da Alternância no Brasil