Investigación, recuperación y estudio del patrimonio musical popular de una aldea del centro de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7415Palavras-chave:
proyecto de intervención sociocultural, aldea rural, realización de entrevistas, grupo de discusión, estudio musicalResumo
Investigação, recuperação e estudo do património musical popular de uma aldeia do centro de Portugal
Este trabalho é apenas parte de um projeto de intervenção sócio-cultural, que visa capacitar e energizar a população de uma aldeia rural no centro de Portugal. O projecto foi originado e implementado pelo segundo signatário entre a sua instituição de ensino superior e o trabalho de campo realizado numa aldeia no centro de Portugal. O primeiro signatário participou da condução de entrevistas individuais e em grupo, grupo de discussão, coleção de músicas e seu estúdio musical. Através deste trabalho tentamos intervir social e culturalmente tentando dar formação e revitalização à população da aldeia, sendo as principais linhas desta intervenção: (1) Criação de um grupo inter-geracional instrumental-vocal; (2) Tentar aprofundar a identidade cultural, treinando a população mencionada, usando a música social e culturalmente para melhorar o desenvolvimento dos habitantes; (3) Realizar o trabalho de recuperação da herança musical popular daquela comunidade e fazer seu estudo musical.
Palavras-chave: Aldeia Rural, Entrevistas, Estudo Musical, Grupo de Discussão, Projeto de Intervenção Sociocultural.
Investigación, recuperación y estudio del patrimonio musical popular de una aldea del centro de Portugal
RESUMEN
Este trabajo es solo una parte de un proyecto de intervención sociocultural, que pretende capacitar y dinamizar la población de una aldea rural del Centro de Portugal. El proyecto fue originado y llevado a la práctica por el segundo firmante entre su institución de educación superior y el trabajo de campo efectuado en una aldea del centro de Portugal. La primera firmante ha participado en la conducción de las entrevistas individuales y en grupo, grupo de discusión, recogida de canciones y su estudio musical. Por medio de este trabajo tratamos de intervenir social y culturalmente intentando dar capacitación y dinamización a la población de la aldea, siendo las principales líneas de esta intervención: (1) Creación de un grupo vocal-instrumental intergeneracional; (2) Intento de profundizar en la identidad cultural, capacitando a la mencionada población, utilizando social y culturalmente la Música para mejorar el desarrollo de los habitantes; (3) Realización del trabajo de recuperación del patrimonio musical popular de esa comunidad y hacer su estudio musical.
Palabras clave: Aldea Rural, Estudio Musical, Grupo de Discusión, Realización de Entrevistas, Proyecto de Intervención Sociocultural.
Research, recovery and study of the popular musical heritage of a village in the center of Portugal
ABSTRACT
This is but a part of a project of sociocultural intervention which aims to empower and energize the population of a rural village in the middle of Portugal. Our work was originated and carried out by the second author between his higher education institution and the fieldwork in the referred village. The work of the first author consisted in taking part in the conduction of the individual and group interviews, focus group, collection of songs and their musical study. Through this work we tried to intervene socially and culturally to empowering and invigorating the local population, according to the following main lines: (1) Creation of an intergenerational vocal-instrumental group; (2) Deepening of cultural identity, training of the local population and social and cultural use of Music for its development; (3) To perform the work of collecting popular musical heritage of that community and its musical treatment.
Keywords: Focus Group, Interview, Musical Study, Project of Sociocultural Intervention, Rural Village.
Downloads
Referências
Afonso, J. (1995). Cantares (4a ed.). Coimbra (Portugal): Fora do Texto.
Afonso, J. (1996). Quadras Populares (7a ed.). Lisboa (Portugal): Ulmeiro.
Afonso, J. (2000). Textos e canções (3a ed.). Lisboa (Portugal): Relógio d’Água.
Aristóteles. (2004). Ética a Nicómaco. Lisboa (Portugal): Quetzal Editores.
Bas, J. (1997). Tratado de la forma musical (8a ed.). Buenos Aires (Argentina): Ricordi Americana.
Bolívar, A. (2017). Biographical and Narrative Research in Iberoamerica: Emergency, Development and State Fields. In Goodson, I. (Ed.). The Routledge international handbook on narrative and life history (pp. 202-213). London/New York: Routledge.
Bonds, M. E. (1991). Wordless rhetoric: musical form and the metaphor of the oration. Cambridge, Massachussets (USA): Harvard University Press.
Cabral, A. (1983). Cancioneiro Popular Duriense. Vila Real (Portugal): Centro Cultural Regional (SCARL): Direcção Geral da Divulgação.
Candy, L. (2006, noviembre). Practice Based Research: A Guide [Web log post]. Recuperado de: http://www.creativityandcognition.com/wp-content/uploads/2011/04/PBR-Guide-1.1-2006.pdf Consultado en 14-07-2019.
Carrillo Quiroga, P. (2015). La investigación basada en la práctica de las artes y los medios audiovisuales. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 20, 64, enero-marzo, 219-240. Recuperado de: http://www.redalyc.org/pdf/140/14032722011.pdf Consultado en 14-07-2019.
Colóquio. (1984). Colóquio sobre música popular portuguesa, Lisboa, 1979. Comunicações e Conclusões/Colóquio sobre música popular portuguesa. Lisboa (Portugal): Edição Inatel.
Ferrara, L. (1991). Philosophy and the Analysis of Music: bridges to musical sound, form and reference. New York (USA): Excelsior Music.
Giacometti, M., & Lopes Graça, F. (1978). Cancioneiro popular português. Lisboa (Portugal): Círculo de Leitores.
Heikkinen, H. L. T., De Jong, F. P. C. M., & Vanderlinde, R. (2016). What is (good) practitioner research? Vocations and Learning, 9, 1-19. https://doi.org/10.1007/s12186-016-9153-8
Horsdal, M. (2017). The narrative interview – method, theory and ethics. In Goodson, I. (Ed.). The Routledge international handbook on narrative and life history (pp. 260-269). London/New York: Routledge.
Kühn, C. (1991). Tratado de la forma musical. Barcelona (España): Labor.
Letria, J. J. (1981). A canção como prática social. Cacém (Portugal): Ró.
Lima, A. C. P., & Carneiro, A. L. (1984). Romanceiro popular português. Porto (Portugal): Domingos Barreira.
Lopes Graça, F. (1991). A canção popular portuguesa (4a ed.). Lisboa (Portugal): Caminho.
Lopes, M. S. (2015). Entrevista dada no Congresso da APDASC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural –, celebrado na Ericeira (20-21 de Novembro de 2015. Publicado em 30/12/2015). Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=8CHJwTI0sM0&feature=share Consultado en 14-07-2019
Lopes, M. S. (2006). A Animação Sociocultural em Portugal. Chaves (Portugal): Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.
Meyer, L. B. (1996). Style and music. Theory, history and ideology. Chicago (USA) – London (Reino Unido): The University of Chicago Press.
Narmour, E. (1992). The analysis and cognition of melodic complexity. Chicago (USA): The University of Chicago Press.
Nattiez, J. J. (1990). Music and discourse. Toward a semiology of music. Princeton, New Jersey (USA): Princeton University Press.
Nattiez, J. J. (2001). Comment écrire l'histoire de la musique à l'âge postmoderne? Il Saggiatore Musicale, Anno VIII, Núm. 1, 73-87.
Oliveira, E. V. (1984). Festividades cíclicas em Portugal. Lisboa (Portugal): Publicações D. Quixote.
Paixão, C. (2016). Freguesia de Sátão… Olhares. Sátão (Portugal): Junta de Freguesia de Sátão.
Pople, A. (2002). Analysis: Past, Present and Future. Music Analysis, 21/Special Issue, 17-21.
Salzer, F. (1990). Audición estructural. Coherencia tonal de la música. Barcelona (España): Labor.
Samson, J. (1999). Analysis in Context. In Cook, N., & Everist, M. (Eds.). Rethinking Music (pp. 35-54). Oxford, New York (USA): Oxford University Press.
Scrivener, S. (2002). The art object does not embody a form of knowledge. Working Papers in Art and Design 2 [Web log post]. Recuperado de:
https://www.herts.ac.uk/__data/assets/pdf_file/0008/12311/WPIAAD_vol2_scrivener.pdf. Consultado en 06/10/2019.
Sousa, A. M. (1993). Madressilvas do Caminho e Cancioneiro do Sátão, S. l. Viseu (Portugal): Secretaria de Estado da Cultura e Câmara Municipal de Sátão.
Swain, J. P. (1995). The concept of musical syntax. The Musical Quarterly, 79(2), 281-308.
Tarasti, E. (1994). Theory of Musical Semiotics. Indianápolis (USA): Indiana University Press.
White, J. D. (1994). Comprehensive musical analysis. Metuchen, New Jersey (USA) – London (Reino Unido): The Scarecrow Press.
Webgrafía
Amor, M. C. (s.f.). Lusofonia. O teu espaço da poesia lusófona. Teoria Poética.
http://www.lusofoniapoetica.com/artigos/teoria-poetica/silaba-metrica.html Consultado en 02/10/2019
Ferreira, A. J. (2003). (Ed. desde 2003). Plataforma digital enciclopédica dedicada à música. https://www.meloteca.com/?s=dicion%C3%A1rio+de+m%C3%BAsica Consultado en 14-07-2019
Motta, C. E. V. P. (s.f.). infoescola.com/literatura/poesia/ http://www.infoescola.com/literatura/metricas-na-poesia/ Consultado en 14-07-2019.
Valoto, P. L. (2009). A métrica no poema e como metrificar os versos de um poema.
https://www.autores.com.br/publicacoes-artigos2/33-literatura/dicas-para-novos-autores/26421-a-metrica-no-poema-e-como-metrificar-os-versos-de-um-poema.html Consultado en 02/10/2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).