Histórico da Constituição das Efa’s do Estado do Espírito Santo

Autores

  • Bruno Raphael Mont Alto Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Sandra Regina Gregório Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7211

Resumo

Neste trabalho, temos como objetivo discutir a história da Pedagogia da Alternância no Estado do Espírito Santo. Assim, buscamos tratar da criação das EFA’s - Escolas Famílias Agrícolas no Brasil, das características dessas instituições e do movimento que surge para a implantação da Pedagogia da Alternância no país. Inicialmente, iremos relatar o surgimento da Pedagogia da Alternância na França, suas características e contexto atual no Espírito Santo.  Seguiremos relatando a forma como integrantes da igreja católica, juntamente com membros da sociedade civil, se organizaram para a criação do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo - Mepes e como foi o processo de criação das primeiras EFA’s. Encerraremos este trabalho tratando da Raceffaes- Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância, instituição que atualmente se responsabiliza pela unidade pedagógica dos Ceffa’s – Centros Familiares de Formação em Alternância do Norte do Espírito Santo. Ademais, destacaremos o processo de constituição dessa instituição e sua forma de atuação dentro dos Ceffa’s. O presente trabalho se refere a uma pesquisa bibliográfica e documental e disponibiliza uma pequena base teórica concernente aos documentos da Escola Família Agrícola de Chapadinha e dos autores que tratam das questões mais ligadas à história dessa instituição.

Palavras-chave: Pedagogia da Alternância, Escola Família Agrícola, Mepes, Ceffa’s, Raceffaes.

 

History of the constitution of EFA's of the state of Espírito Santo                     

ABSTRACT. In This work we aim to discuss the history of the pedagogy of alternation in the state of Espírito Santo. Thus, we seek addressing the creation OF EFA's-Agricultural Families Schools in Brazil, the characteristics of these institutions and the movement that arises for the implementation of the pedagogy of alternation in the country. Initially, we will report the emergence of the pedagogy of alternation in France, its characteristics and current context in the Holy Spirit.  We will follow  The report on how members of the Catholic Church, together with members of civil society, have organized themselves for the creation of the promotional education movement of Espírito Santo-mepes and how was the process of Creation of the first EFA's. We will conclude this work dealing with Raceffaes- Regional associations of family centers of training in alternation, institution that currently is responsible for the unit Pedagogical of the Ceffa's – familiar centers of training in alternation of the north of Espírito Santo. In addition, we will highlight the process of constitution of this institution and its form of action within the Ceffa's. The present work refers to a bibliographical and documentary research and provides a small theoretical basis concerning the documents of the family Agricultural School of Chapadinha and of the authors who deal with the issues most related to the history of this Institution.

Keywords: Pedagogy of Alternation, Family Farm School, Mepes, Ceffa's, Raceffaes.

 

Historia de la Constitución de la EFA del estado del Espírito Santo

RESUMEN. En este trabajo pretendemos discutir la historia de la pedagogía de la alternancia en el estado de Espírito Santo. Por lo tanto, buscamos abordando la creación de-Escuelas de Familias Agrícolas en Brasil, las características de estas instituciones y el movimiento que surge para la implementación de la pedagogía de la alternancia en el país. Inicialmente, informaremos del surgimiento de la pedagogía de la alternancia en Francia, sus características y contexto actual en el Espíritu Santo.  Seguiremos el informe sobre cómo los miembros de la Iglesia Católica, junto con miembros de la sociedad civil, se han organizado para la creación del movimiento educativo promocional de Espírito Santo - mepes y cómo fue el proceso de Creación de las primeras EFA. Concluiremos este trabajo tratando con Raceffaes - Asociaciones regionales de centros familiares de formación en alternancia, institución que actualmente es responsable de la unidad Pedagógica de los Ceffa – centros familiares de formación en alternancia del Norte de Espírito Santo. Además, destacaremos el proceso de constitución de esta institución y su forma de acción dentro de la Ceffa. La presente obra se refiere a una investigación bibliográfica y documental y proporciona una pequeña base teórica sobre los documentos de la Escuela Agrícola familiar de Chapadinha y de los autores que se ocupan de los temas más relacionados con la historia de este Institución.

Palabras clave: Pedagogía de la Alternancia, Escuela Familiar de la Granja, Mepes, Ceffa's, Raceffaes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Raphael Mont Alto Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professor da Área Técnica do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão. Licenciado em Ciências Agrícolas, Especialista em Pedagogia da Alternância e Mestre em Educação. Possui experiência na área da Educação do Campo, Pedagogia da Alternância. Desenvolve atividades relacionadas a arte e  cultura Afro-brasileira, com ênfase na Capoeira.

Sandra Regina Gregório, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professora Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.  Nutricionista,  Doutora em Ciência de Alimentos. Ministra aulas  na  graduação em Engenharia de Alimentos e Pós-Graduação em Educação Agrícola. Desenvolve pesquisas relacionadas à Construção de saberes na Educação Agrícola, alinhando o conhecimento técnico e ciência , buscando produzir o conhecimento com bases na discussão técnica e cultural ancorada no conhecimento científico.

Referências

Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. (2015). Processo de Solicitação de Renovação de Oferta do Curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Escola Família Agrícola de Chapadinha, ES.

Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. (2016) “Plano de desenvolvimento Institucional”, Escola Família Agrícola de Chapadinha, ES.

Nosella, P. (2012). Origens da Pedagogia da Alternância. (2ª reimpressão). Vitória: Edufes.

Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo. (2015). Cultivando a educação dos povos do campo do Espírito Santo. São Gabriel da palha, ES: [s.n].

Sobreira, M. F. C., & Silva, L. H. (2014). Vida e construção do conhecimento na Pedagogia da Alternância, Revista Eletrônica de Educação, 8(2), 212-227.

Santos, R. B., & Silva, M. A. (2015). Caracterização da Educação do Campo no Espírito Santo. Recôncavo, Revista de História da UNIABEU, 5(8), 96-115.

Zamberláni, S. (2015). A história do MEPES contada por quem ajudou a fundar. Disponível em http://www.espiritosantonoticias.com.br/a-historia-do-MEPES-contada-por-quem-ajudou-a-fundar/

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Mont Alto Santos, B. R., & Gregório, S. R. (2019). Histórico da Constituição das Efa’s do Estado do Espírito Santo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 4, e7211. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7211

Edição

Seção

Dossiê Temático: 50 anos da Alternância no Brasil