Educação, trabalho e formação profissional no MST: a experiência do Curso de Agroecologia da Escola Milton Santos

Autores

  • Erika Porceli Alaniz Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Neusa Maria Dal Ri Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6789

Resumo

No processo de ocupação e conquista de assentamentos da reforma agrária, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) implanta inúmeras experiências educacionais em diferentes níveis e modalidades de ensino para atender o direito à educação e a necessidade de formação política e técnica das crianças e jovens. Este artigo traz uma reflexão sobre o significado da educação para e no trabalho na pedagogia do MST, em especial em um curso técnico em Agroecologia. Buscamos apreender o sentido do trabalho como princípio educativo efetivado pela escola, bem como identificar a imbricação entre a dimensão técnica e política no processo formativo. Trata-se de pesquisa empírica realizada na Escola Milton Santos, Paraná, por meio de observação e entrevistas semiestruturadas com dirigentes e educandos. Os resultados apontaram que os educandos formam-se por meio do trabalho real vivenciado na escola e nos assentamentos enquanto momentos complementares e voltados para a luta social.

Palavras-chave: Educação do Campo, Movimento Social, Educação e Trabalho, Agroecologia.

 

Education, work and vocational training in the MST: the experience of the Course of Agroecology of the Milton Santos School                          

ABSTRACT. In the process of occupation and conquest of agrarian reform settlements, the Movement of Landless Workers implants innumerable educational experiences at different levels and modalities of education to meet the right to education and the need for political and technical training children and youth. This article presents a reflection on the meaning of education and work in the technical course in Agroecology in a school of MST. We look for attempted to grasp the meaning of work as an educational principle effected by the school, as well as identifying the overlap between the technical and political dimension in the training process. It is empirical research conducted at the School Milton Santos, Paraná, through observation and semi-structured interviews with leaders and students. The findings showed that the students are formed through real work experienced in school and in the settlements as complementary moments, aimed at social struggle.

Keywords: Rural Education, Social Movement, Education and Work, Agroecology.

 

Educación, trabajo y formación profesional en el MST: la experiencia del Curso de Agroecología de la Escuela Milton Santos

RESUMEN. En el proceso de ocupación y conquista de asentamientos de la reforma agraria, el Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) implanta innumerables experiencias educativas en diferentes niveles y modalidades de enseñanza para atender el derecho a la educación y la necesidad de formación política y técnica de los niños y jóvenes. Este artículo trae una reflexión sobre el significado de la educación para y en el trabajo en la pedagogía del MST, en especial en un curso técnico en Agroecología. Buscamos aprehender el sentido del trabajo como principio educativo efectuado por la escuela, así como identificar la imbricación entre la dimensión técnica y política en el proceso formativo. Se trata de una investigación empírica realizada en la Escuela Milton Santos, Paraná, por medio de observación y entrevistas semiestructuradas con dirigentes y educandos. Los resultados apuntaron que los educandos se forman por medio del trabajo real vivido en la escuela y en los asentamientos como momentos complementarios y dirigidos a la lucha social.

Palabras clave: Educación del Campo, Movimiento Social, Educación y Trabajo, Agroecología.

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Biografia do Autor

Erika Porceli Alaniz, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

Pós-doutora pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), docente do Mestrado Profissional em Educação, graduação em Pedagogia e em Geografia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), experiência na área de educação, trabalhando com principalmente com os temas política educacional, qualificação profissional, autogestão, educação e movimentos sociais, precarização do trabalho docente.

Neusa Maria Dal Ri, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

Professora Livre-Docente III da Universidade Estadual Paulista. Realizou mestrado (UFSCar) e doutorado (USP) em educação, pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal (2008) e na UFSCar (2018). Bolsista PQ do CNPq nível 1D. Editora do periódico científico ORG&DEMO. Líder do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp – Campus de Marília (2013-2017).

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Publicado

2019-10-17

Como Citar

Alaniz, E. P., & Dal Ri, N. M. (2019). Educação, trabalho e formação profissional no MST: a experiência do Curso de Agroecologia da Escola Milton Santos. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 4, e6789. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6789

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Artigos / Articles / Artículos