Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O Artigo ou Ensaio segue as normas APA - American Psychological Association (e não ABNT), e está no TEMPLATE DA REVISTA: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/template
  • Obrigatório: durante o processo de submissão do artigo, é necessário que o autor autentique o seu ORCID ID a partir do link enviado pela revista (para fazer conexão direta do seu ORCID com a revista).
  • A contribuição é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso tenha sido publicada em forma de resumo simples ou expandido em eventos acadêmicos, deve-se informar OBRIGATORIAMENTE ao editor e em nota final no artigo.

    The contribution is original and unpublished, and is not being evaluated for publication by another journal.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, e não ultrapassa 2MB.

    The submission file is in Microsoft Word, OpenOffice or RTF, and does not exceed 2MB.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

    URLs for the references have been possible.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos, e margens: inferior, superior, esquerda e direita de 2,5cm.

    The text is in space 1.5; It uses a font 12-point Times New Roman; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); Figures and tables are inserted in the text, not at the end of the document in the form of attachments, and margins 2.5 cm.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores (https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/about/submissions), na página Sobre a Revista.

    The manuscript adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Instructions for Author, on homepage link , especially as regards the American Psychological Association (APA).
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos, ensaios, resenhas, dossiês e entrevistas), as instruções disponíveis em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/about/submissions. Assegurando a avaliação pelos pares cega https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/about, foram seguidas.

    In case of submission to a section with peer review (articles, essays, reviews, interviews and dossiers), the instructions available in Ensuring the evaluation by the blind peer review were followed.
  • Em documentos do Microsoft Office Word, a identificação do autor foi removida das propriedades do documento (no menu do Word > Opções do Word ou propriedades), para evitar quebra de anonimato.

    Microsoft Office Word documents, identifying the author was removed from the document properties (on the Word menu > Word Options or Properties) to avoid anonymity break.
  • A contribuição não apresenta conflitos de interesse e atende a todos os procedimentos éticos da pesquisa científica.

    The contribution is not submitted to any other journal (national or international) for publication, presents no conflicts of interest and complies with all the ethical procedures of scientific research.

Diretrizes para Autores

1. Ao enviar o trabalho, os (as) autor (as/es) deverá ter conhecimento de que a publicação de textos acadêmicos de sua autoria como artigos, ensaios, resenhas e entrevistas implica em manter os seus direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

OBS. A Revista Brasileira de Educação do Campo só publicará imagens de menores de 18 anos, caso o(s) autor(s) assuma total responsabilidade das imagens e que possui autorização escrita dos pais ou responsáveis. Caso contrário, as imagens deverão preservar o anonimato de menores de 18 anos. Além disso, nas imagens utilizadas de pessoas que participaram ou não da pesquisa, devem vir acompanhadas de suas respectivas autorizações de uso da imagem. Caso contrário, deverão ser totalmente preservadas os seus anonimatos.

OBS. Os(as) autores(as) deverão referenciar de maneira explícita outras publicações de outros(as) autores(as) citadas no seu trabalho. DEVE-SE EVITAR TOTALMENTE A PRÁTICA DE PLÁGIO E DE AUTO-PLÁGIO. Sobre isso, a RBEC se reserva no direito de utilizar softwares anti-plágio para procura/identificação de plágio nos textos recebidos pela revista, buscando evitar que tal prática ocorra e que a ética e a boa conduta científica na pesquisa sejam fielmente cumpridas. A revista também solicita que os autores, antes de submeterem algum manuscrito para a revista, que utilizem programas de anti-plágio em seus manuscritos.

 

CADASTRO E AUTENTICAÇÃO NO ORCID (OBRIGATÓRIO)

Para atendimento aos padrões atuais da editoração científica na comunidade internacional no que se refere às autorias dos trabalhos publicados, a equipe editorial tornou obrigatória a inclusão e autenticação do ORCID pelo autor durante o processo de submissão de qualquer texto a Revista. O ORCID pode ser criado rapidamente e gratuitamente no link: https://orcid.org/register. Durante o processo de submissão, o autor deve registrar e autenticar o seu ORCID na revista.

 

ATENÇÃO: Os textos enviados à revista devem atender as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que passou a ser obrigatório no Brasil a partir de janeiro de 2016!

O autor que tiver um artigo em edição ou em avaliação, deve aguardar o final desse processo (publicação ou reprovação) para submeter novo artigo a revista. O autor que não obedecer esse processo, terá o artigo recusado no ato da submissão.

Considerando a pluralidade de pensamentos e diversidade de autores e instituições, informamos que a revista estabelece como política o prazo de, no mínimo, 12 meses contados a partir da última publicação de mesma autoria. Contudo, a revista se reserva no direito de antecipar a publicação de mesma autoria em menos de 1 ano, de artigos internacionais ou de pesquisas se relevante interesse acadêmico.

Os artigos serão publicados na revista apenas quando forem avaliados e aceitos para publicação pelos pareceristas e avaliadores ad hoc. A revista tem como critérios para publicação dos artigos selecionados:

A) Originalidade e contribuição ao escopo da revista.

B) Consistência e rigor teórico e metodológico da pesquisa.

C) Contribuição para a área de conhecimento.

Os artigos aprovados para publicação não implica que os mesmos serão publicados em seguida, após o aceite do manuscrito. Assim, todo artigo aprovado entra na fila de edição. Ou seja, cabe a Comissão Editorial decidir quais artigos serão publicados na publicação contínua, considerando as temáticas e demandas editoriais da revista.

A Revista Brasileira de Educação do Campo se reserva no direito de arquivar os artigos corrigidos pelos autores que foram aceitos para publicação, e que não foram enviados dentro do prazo estipulado pela revista na carta de aceite do manuscrito.

Após ter o artigo aprovado para ser publicado na revista, o(a) autor(a) deverá incluir uma nota ao final do manuscrito indicando a contribuição de cada autor na elaboração do artigo. Além disso, a revista se reserva no direito de solicitar ao(a) autor(a) a versão em inglês ou espanhol do artigo aprovado (versão final), revisada e traduzida por um profissional da área do idioma.

2. Os conteúdos dos textos e as opiniões emitidas nos manuscritos publicados neste periódico são de inteira responsabilidade dos (as) autor (as/es), e não da Revista Brasileira de Educação do Campo.

3. Em alguns casos que a revista entender for necessário, quando apropriado e solicitado, o (a) autor (a) deverá enviar para a revista um atestado de que a pesquisa foi aprovada por algum Comitê de Ética em Pesquisa.

4. Os Dossiês Temáticos podem ser organizados por pesquisadores nacionais e estrangeiros doutores, como proposta para publicação na revista. Cabe a equipe editorial da revista avaliar, aprovar ou recusar os dossiês submetidos.

5. Os documentos suplementares são aqueles que se referem a conjuntos de dados, instrumentos de pesquisas entre outros (como por exemplo, a declaração que se refere o item 1), que não se enquadram no corpo do texto. Assim, quando necessários na submissão (enviados pelo autor (a) na etapa de submissão), não devem conter qualquer tipo de identificação de autoria.

Obs. Não haverá qualquer tipo de pagamento aos autores que tiverem seus manuscritos publicados nesta revista. A Revista Brasileira de Educação do Campo é um periódico científico eletrônico de acesso aberto e gratuito, com o objetivo de socializar conhecimento e contribuir para o avanço científico da área da pesquisa em Educação do Campo e, consequentemente, para a Educação em geral.

6. No processo de submissão (envio) do manuscrito à Revista Brasileira de Educação do Campo (on line, pelo site da Revista, acesso com login e senha: (https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/submissions), deverão ser inseridas nos sistema da Revista informações como: nome (s) completo (s) do/da (s) autor (as) (es), seu (s) endereço (s), filiação institucional e o email do (a) autor (a) principal para correspondência, além de seu endereço físico institucional. Essas informações não devem ser inseridas no texto, apenas no sistema da Revista.

7. Em documentos do Microsoft Office Word, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu do Word > Opções do Word ou propriedades), para evitar quebra de anonimato.

8. Com o objetivo de evitar a endogenia, a Revista Brasileira de Educação do Campo não permitirá uma porcentagem maior que 10% dos manuscritos publicados por ano, de autores (as) oriundos da Universidade Federal do Tocantins, de quaisquer campi e do próprio estado do Tocantins.

9. A revista aceita submissões de manuscritos nos idiomas português, espanhol, francês e inglês.

10. Os textos (artigos, ensaios, cartas ao editor, resenhas, entrevistas) deverão ser submetidos pela internet, por meio do Portal: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/submissions

11. Caso o artigo, resenha, ensaio, carta ao editor ou entrevista tenha sido publicado anteriormente em anais de eventos científicos, na forma de resumo simples ou expandido, o (a) autor (a) deverá OBRIGATORIAMENTE informar o editor e relatar essa informação no texto enviado a revista, em nota no final do texto. Contudo, isso não implica em aceite do manuscrito para a fase de avaliação (peer review).

12. Se a pesquisa foi financiada por algum órgão ou agência de fomento, o autor deverá explicitar de forma clara e obrigatória, qual o órgão ou agência de fomento que financiou (ou financia) a pesquisa, ou se há adesão a convênios nacionais e internacionais.

OBS. Os trabalhos aceitos para publicação seguem o fluxo editorial da revista.

Na redação do artigo, devem ser observadas as seguintes informações:

1. Os artigos e ensaios deverão conter obrigatoriamente: resumo, palavras-chave; abstract, keywords; resumen, palabras-clave; Introdução, Desenvolvimento (metodologia, discussão e análises), Conclusão/Considerações Finais e Referências.

OBS. A tradução do resumo e do artigo para outros idiomas (inglês, francês e espanhol), bem como da revisão gramatical, é de inteira responsabilidade de seus autores(as), e não da Revista Brasileira de Educação do Campo. A revista reforça que, antes de submeter qualquer texto para avaliação, ele deve ser rigorosamente revisado no idioma a qual foi escrito.

2. O título do artigo e do ensaio, bem como suas palavras-chave, devem ser obrigatoriamente em português, inglês e espanhol.

3. Para o artigo e o ensaio, o resumo, o abstract e o resumen não devem ultrapassar 200 palavras cada um, respectivamente. Deverão conter as principais informações do trabalho (contextualização da ´pesquisa, objetivo principal da pesquisa, metodologia utilizada, resultados e conclusões). Devem vir acompanhados de no máximo cinco palavras-chave, separadas por vírgulas e em minúsculas (nos idiomas português, inglês e espanhol, obrigatoriamente).

4. Os artigos deverão ter no mínimo 15 e não deverão ultrapassar 25 páginas, incluindo figuras, quadros, tabelas e referências. Deverão ser escritos utilizando o processador de texto do Windows (Word), Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5 entre linhas e margens: inferior, superior, esquerda e direita de 2,5cm. As páginas não precisam ser numeradas sequencialmente. Os ensaios deverão ter no mínimo 12 páginas e não exceder 15 páginas.

Obs. Tamanho do papel: A4.

5. São aceitas figuras coloridas (fotos, gráficos, desenhos, mapas). No entanto, deverão ter uma resolução mínima de 300dpi, preferencialmente gravadas no formato JPG e tamanho 12cm x 8,5cm. Devem tem título/legenda acima da figura e a fonte abaixo da figura, e serem numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, quando referidas no corpo do texto.

6. As citações com menos de 40 palavras devem estar entre aspas e incorporadas no parágrafo, no corpo do texto. As citações com mais de 40 palavras devem vir em parágrafo separado, com recuo de 1,5cm na margem esquerda, tamanho 11, sem aspas. Ambas as citações devem seguir as normas da APA (American Psychological Association (APA) - 6. ed. no item "Modelos de Referências e Citações" dessas diretrizes (logo abaixo).

OBS. Caso necessite suprimir um texto durante uma citação, usa-se três reticências: ...  e não [...]. Exemplo: Segundo Farias (2000, p. 45) a necessidade da arte...é relevante para a sociedade". Utiliza-se [] apenas quando for inserir um texto ou palavra dentro da citação.

7. Quando realmente for necessário, as notas deverão ser inseridas no fim do texto (notas de fim) do documento e devem ter caráter explicativo. Devem ter tamanho (fonte) 10 e não excederem três linhas. Atenção: não devem ser utilizadas notas de rodapé, mas notas de fim (quando necessárias).

8. O arquivo contendo o trabalho (artigo, ensaio, resenha, entrevista) a ser anexado (enviado) pelo sistema da Revista (site da revista) durante a submissão on line não deverá ultrapassar o tamanho de 2MB, nem poderá ser acompanhado com qualquer tipo de informação que comprove a autoria do trabalho. É preciso manter o anonimato do (s) autor (es) no corpo do texto e nas figuras, tabelas etc.

9. As Cartas ao Editor (Letter to the Editor), Resenhas e entrevistas podem ser enviadas sem seguir as normas de formatação estabelecidas pela Revista. Caso sejam aprovadas, serão adequadas às Normas da Revista Brasileira de Educação do Campo.

10. Caso sejam incluídos links no corpo do texto, eles devem seguir o procedimento no Word: “inserir hiperlink”, e devem estar ativos.

11. Serão publicadas Cartas ao Editor (Letter to the Editor) que se refiram a algum artigo publicado na RBEC em até 6 meses após a publicação do artigo. Também cartas não relacionadas a algum artigo publicado na RBEC serão publicadas. Em todo caso, as cartas não poderão exceder 500 palavras (não contando referências). Uma carta não pode ter mais de dez referências, além de uma figura ou tabela.

12. Artigos que possuem DOI deverão obrigatoriamente ser descritos no próprio artigo citado, nas Referências finais.

 

PADRÕES DE REFERÊNCIAS E CITAÇÕES 

1. As referências deverão vir após o texto, serem organizadas em ordem alfabética e alinhadas à esquerda. Deverão se basear na norma da American Psychological Association (APA) - 6. ed., para melhor indexação e internacionalização do periódico. Todos os(as) autores(as) utilizados no trabalho obrigatoriamente deverão ser citados nas referências.

2. EM CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO:

Para um autor: Costa (2015) ou (Costa, 2015);

Para dois autores: Barbosa e Oliveira (2012) ou (Barbosa & Oliveira, 2012);

Para três autores: Silva, Freire e Araújo (2009) ou (Silva, Freire & Araújo, 2009); ou, usar et al. se os autores estiverem dentro de parenteses.

Para mais de três autores: Silva et al. (2008) ou (Silva et al., 2008).

3. NAS REFERÊNCIAS:

ARTIGOS DE PERIÓDICOS/REVISTAS CIENTÍFICAS

Um autor

Vieira, D. (2015). História da Educação. Educação e Social, 37(1), 4-24.

(Obs. o número 37 se refere ao volume da revista/periódico, e o 1 ao número da revista/periódico).

Dois autores

Moreira, D., & Silva, M. (2014). Arte-Educação. Revista Arte, 37(1), 344-355.

Três autores

Silva, D., Oliveira, H. Souza, M., & Fonseca, S. (2013). Educação do Campo. Revista Social, 12(1), 23-45.

Quatro autores

Silva, D., Oliveira, H. Souza, M., & Fonseca. (2013). História da Música. Revista Social, 12(1), 23-45.

Cinco autores

Silva, D., Oliveira, H. Souza, M., Farias, M., & Fonseca. (2013). História da Música. Revista Social, 12(1), 23-45.

Seis ou mais autores

Silva, D., Oliveira, H. Souza, M., Farias, M., Fonseca, H., & Fonseca. (2010). História da Sociedade. Revista Social, 9(1), 33-47.

Silva, D., Oliveira, H. Souza, M., Farias, M., Fonseca, H., & Fonseca...Pereira, A. (2010). Perspectivas da Educação do Campo. Revista Estadual, 3(1), 22-33.

(Neste caso, na referência coloca-se até 7 autores. Se tiver mais de 8 autores, coloca-se os 6 primeiros, depois reticências e, posteriormente, o último autor)

Autoria Desconhecida

O problema do método. (2010). São José dos Campos: Editora da Cidade.

(Neste caso, quando não há autor, a referência deve-se iniciar pelo título, em itálico. A citação no corpo do texto deve vir com esse título em itálico ou entre aspas).

Com autor (a) organizador (a) de livro

Silva, D. (Org.). (2016). História da arte. São Paulo: Fonseca e Silva.

Artigo com DOI

Soares, A. B. (1990). Visualidade camponesa. Tocantinense, 12(35), 199-228. DOI:xxxxxxxxxxxxxxxxx. (no lugar do "x", colocar o DOI).

ARTIGO ACEITO PARA PUBLICAÇÃO, MAS AINDA NÃO FOI PUBLICADO

Borges, A. (no prelo). A novidade camponesa. Revista Científica. Recuperado de: http:// fageicnbek.pdf

TRABALHO SUBMETIDO PARA PUBLICAÇÃO

Silva, J. (2016). Sobre métodos de leituras visuais. Manuscrito submetido para publicação.

(Neste caso, não se coloca o nome do periódico/revista ou Editora a qual foi submetido o trabalho).

OBS. Mais de 3 autores nas citações no corpo do texto, utiliza-se et al. Ex. Araújo et al. (2000) ou (Araújo, et al., 2000)

ARTIGO DE JORNAL

Freitas, A. (2000, 15 de julho). A noção da realidade. Jornal da Cidade, p. A1.

POSTAGEM EM BLOG

Vieira, A. (1999, 13 de julho). Sobre a luta camponesa [Web log post]. Recuperado de http://fhqncjdjc.php

ANAIS DE EVENTOS (CONGRESSOS, SEMINÁRIOS ETC.)

Netto, G. (2005). O problema da estética. In Anais da 2a Jornada de Educação de Uberlândia (pp. 204-220). Uberlândia, MG.

LIVRO

Silva, D. (1995). O campesinato. São Paulo, SP: Editora Fontes.

Carvalho, D., & Souza, F. (2003). Educação do Campo. Rio de Janeiro, RJ: Livreiro Editora.

CAPÍTULO DE LIVRO

Martins, H. (1980). Interpretação visual. In Souza, D. (Org.). Teorias estéticas (pp.1-34). São Paulo, SP: Cortez.

TESE OU DISSERTAÇÃO

Gomes, G. H. (2016). A ilustração camponesa (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Tocantins, Tocantins.

Kato, G. V. (1995). Sobre histórias em quadrinhos (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Tocantins, Tocantins.

DOCUMENTOS LEGISLATIVOS BRASILEIROS IMPRESSOS

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, seção 1.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (18a ed.). (1998). São Paulo, Saraiva. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/

Decreto n. 3.298. (1999, 20 de dezembro). Regulamenta a política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República.

DOCUMENTOS LEGISLATIVOS BRASILEIROS ON LINE

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sf/legislacao

Constituição da República Federativa do Brasil. (1988, 05 de outubro). Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/

Decreto n. 3.298. (1999, 20 de dezembro). Regulamenta a política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sf

OBS. Para outros exemplos de referências, acesse o site da APA: http://www.apastyle.org/

 

[EN] GUIDELINES AND INSTRUCTIONS FOR AUTHORS

  1. By submitting the manuscript, the authors must submit a statement claiming transfer of their copyright to the journal, stating that the manuscript is a new and original, is not being subjected to any other scientific journal evaluation, does not present conflicts of interest, meets all the ethical procedures of scientific research and has the author’s permission to be published. 

NOTE. The Brazilian Journal of Rural Education will only publish images of children under the age of 18, in case the author (s) assumes full responsibility for the images and has written permission from the parents or guardians.

NOTE. The authors should explicitly refer to other authors’ publications cited in their work. THE PLAGIARISM AND SELF-PLAGIARISM PRACTICE MUST BE AVOIDED TOTALLY.

After having the article approved to be published in the journal, the author must include a note at the end of the manuscript indicating the contribution of each author in the elaboration of the article.

  1. The content of the texts and the points of view expressed therein are the sole responsibility of author.
  1. When appropriate and requested, the author must send to the scientific journal a certificate that the research was approved by the Ethics Committee of the institution.
  1. Thematic Dossier can be organized by doctoral researchers, as proposed for publication in the journal.
  1. Additional documents are those that refer to data sets, research instruments among others, that do not fit in the text. Thus, when required in the submission (submitted by the author in the submission stage), it must not contain any identification of authorship.

Note. There will not be any kind of payments to authors who have their manuscripts published in this journal. The Brazilian Journal of Rural Education (Countryside Education) is an electronic open access journal, in order to socialize knowledge and contribute to the scientific advancement in the research area of Rural Education (Countryside Education) and Education in general.

  1. During the submission process (sending) of the manuscript to the Brazilian Journal of Rural Education (Countryside Education) (online, at the journal website, accessed with login and password through the URL: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo), it should be included in the journal system information such as complete name(s) of the author(s) (maximum three), their address(es), institutional affiliation and e-mail of the lead author for correspondence, as well as its institutional physical address. This information should not be inserted in the text, just in the journal system.
  1. The Brazilian Journal of Rural Education (Countryside Education) will only accept a publication per year in the journal by the same author.
  1. The journal accepts submissions of manuscripts in Portuguese, Spanish and English.
  1. The papers (articles, essays, letter to the editor, reviews) must be submitted online, through the URL: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo
  1. In the Microsoft Office Word documents, the author identification should be removed from the document properties (on the Word menu> Word Options or property).
  1. If the manuscript has been previously published in conference proceedings, in the form of abstract or full text, the author shall mandatorily inform the situation in the text sent to the journal, on the first page.
  1. Articles should contain: abstract, keywords; resumen, palabras-clave; Introduction, Development (discussion) Conclusion and References.
  1. The title should be in Portuguese, English and Spanish and have a maximum of 15 words.
  1. The abstract and resumen should not exceed 200 words. They should contain the main manuscript information (problem and objectives of the paper, the methods used, advances to the research area, main results and conclusions). They must be followed by a maximum of five keywords, separated by commas.
  1. Manuscripts must be at least 15 and should not exceed 25 pages, including figures, tables and references. They should be written using the Microsoft Word processor (Word), Times New Roman, 12, spacing 1.5 between lines and the following margins: lower, upper, left and right 2.5 cm. All pages should be numbered sequentially.
  1. Color pictures are accepted (photos, drawings, maps). However, they should have a resolution of 300dpi, preferably saved in JPG format, and have size 12 cm x 8.5 cm. They must have titles/references right below them and be sequentially numbered in Arabic numerals, when referred to in the text.
  1. Citations should follow the APA (American Psychological Association).
  1. When really necessary, the notes should be inserted in the final page in the text and should have explanatory character. They must have size 10 and not exceed three lines.
  1. The file containing the paper (article, essay, review) to be attached (sent) to the journal website (URL / journal website) during the online submission must not exceed the size of 2MB or may be accompanied by any type of information that proves the authorship of the paper. It is necessary to maintain the anonymity of the author(s) in the text and figures, tables etc.
  1. If links are included in the text, the following procedure in Word is required: "insert hyperlink", and this link must be active.
  1. Manuscripts submitted to the journal should follow the APA guidelines (American Psychological Association) –6th ed.

[EN] The Brazilian Scientific Journal of Rural Education (Countryside) receives articles, essays, reviews and interviews.

20.1. Citations in the paper, use to an author: Costa (2015) or (Costa, 2015); for two authors: Barbosa and Oliveira (2012) or (Barbosa & Oliveira, 2012); to three authors: Silva Freire and Araújo (2009) or (Silva Freire & Araújo, 2009); for more than three authors: Silva et al. (2008) or (Silva et al., 2008).

20.2. An author

Vieira, D. (2015). History of Education. Education and Social, 37(1), 4-24.

20.3. Two authors

Moreira, D., & Silva, M. (2014). Art Education. Art Journal, 37(1), 344-355. 

20.4. Three authors

Silva, D. Oliveira, Souza H., M., & Fonseca, S. (2013). Music history. Social Journal, 12(1), 23-45.

20.5. FOUR AUTHORS

Silva, D. Oliveira, Souza H., M., & Fonseca. (2013). Music history. Social Journal, 12(1), 23-45.

20.6. FIVE AUTHORS

Silva, D. Oliveira, H. Souza, M. Farias, M., & Fonseca. (2013). Music history. Social Journal, 12(1), 23-45.

20.7. SIX OR MORE AUTHORS

Silva, D. Oliveira, H. Souza, M. Farias, M. Fonseca, H., & Fonseca. (2010). History of the Company. Social Journal, 9(1), 33-47.

Silva, D. Oliveira, H. Souza, M. Farias, M. Fonseca, H., & Fonseca…Pereira, A. (2010). Perspectives of Rural Education. State Journal, 3(1), 22-33.

AUTHOR UNKNOWN

20.8. The problem of method. (2010). São José dos Campos: Publisher City.

(In this case, when there is no author, reference should be initiated by the title in italics. The citation in the text should come with that title in italics or quotation marks).

WITH AUTHOR ORGANIZER BOOK

20.9. Silva, D. (Eds.). (2016). Art history. São Paulo: Fonseca e Silva.

ARTICLE WITH DOI

30.0. Smith, A. B. (1990). Peasant visuality. Tocantinense, 12(35), 199-228. DOI:      .

ARTICLE ACCEPTED FOR PUBLICATION, BUT HAS NOT BEEN PUBLISHED

30.1. Borges, A. (in press). The peasant novelty. Scientific Journal. Retrieved from: http://fageicnbek.pdf

TEXT NOT POSTED OR SUBMITTED FOR PUBLICATION

30.2. Silva, J. (2016). About methods for visual readings. Manuscript submitted for publication.

(In this case, do not put the name of the journal or Publisher which the work was submitted).

NEWSPAPER ARTICLE

30.3. Freitas, A. (2000, July 15). The notion of reality. Journal of the City, p. A1.

POSTING IN BLOG

30.4. Vieira, A. (1999, July 13). About the peasant struggle [Web log post]. Retrieved from http://fhqncjdjc.php

EVENT PROCEEDINGS (CONFERENCES, SEMINARS ETC.)

30.5. Netto, G. (2005). The problem of aesthetics. In Proceedings of the 2th Day of Uberlândia Education (pp. 204-220). Uberlândia, MG.

 

INSTRUCCIONES A LOS AUTORES

1. Mediante la presentación de la artículo, el autor deben presentar una declaración afirmando transferir sus derechos de autor a la revista, que su manuscrito es un trabajo único y original, no está siendo sometido a otra revista (nacional o internacional) para su publicación, no entre en conflicto de interés, que cumple con todos los procedimientos éticos de la investigación científica y tiene su permiso para ser publicado.

2. El contenido de los textos y las opiniones expresadas en el mismo son de la exclusiva responsabilidad del autor (s).

3. En su caso y solicitó, debe ser enviado a la revista un certificado de que la investigación fue aprobado por el Comité de Ética de la institución.

4. Los archivos temáticos pueden ser organizados por los investigadores de doctorado nacionales y extranjeros, tal como se propone para su publicación en la revista.

5. Los documentos adicionales son aquellos que se refieren a conjuntos de datos, instrumentos de investigación, entre otros, que no encajan en el texto. Por lo tanto, cuando sea necesario, en la presentación (presentado por el autor (a) la fase de presentación), no debe contener ningún tipo de identificación de la autoría.

Nota. No habrá ningún tipo de pagos a los autores que tienen sus manuscritos publicados en esta revista. La Revista Brasileña de la Educación Rural (Educação do Campo) es una revista electrónica de acceso libre y abierto, con el fin de socializar el conocimiento y contribuir al avance científico del área de investigación en el campo de la educación rural y por lo tanto para la educación en general.

6. En el proceso de envío del manuscrito a la Revista Brasileña de la Educación Rural (Educação do Campo) (en línea en el sitio web de la revista, con el acceso de usuario y contraseña. Site: (https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php?journal=campo&page=index), debe incluirse en el sistema de información de la revista, como el nombre (s) completo (s) (s) autor (s) (máximo tres), su email electrónico, afiliación institucional y autor de correo electrónico para la correspondencia, así como su dirección física institucional. Esta información no debe ser insertada en el texto, sólo en el sistema de revista.

7. La Revista Brasileña de la Educación Rural (Educação do Campo) sólo aceptará una publicación por año en la revista del mismo autor (a).

8. La revista acepta presentaciones de manuscritos en portugués, español e Inglés.

9. Los textos (artículos, ensayos, reseñas) deben presentarse en línea, a través del Portal: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php?journal=campo&page=index

10. En los documentos de Microsoft Office Word, la identificación del autor debe ser eliminado de las propiedades del documento (en el menú Word> Opciones de Word o la propiedad).

11. Si el manuscrito ha sido publicado previamente en las actas de congresos, en forma de resumen o texto completo, (a) autor (a) deberá informar obligatoriamente la situación en el texto enviado a la revista, en la primera página.

12. Los artículos deben contener: resumen, palabras clave; abstract, keywords; Introducción, Desarrollo (discusión) Conclusión / Consideraciones finales y Referencias.

13. El título debe ser en portugués, Inglés y español y tienen un máximo de 15 palabras.

14. El resumen y el abstract no deben exceder las 200 palabras. Debe contener la información principal del manuscrito (problema y los objetivos del trabajo, los métodos utilizados, Los avances en el ámbito de la investigación, los resultados principales y conclusiones). Ellos deben estar acompañados por un máximo de cinco palabras clave, separadas por comas.

15. Los artículos deben ser de al menos 15 y no deben exceder las 25 páginas, incluyendo figuras, tablas y referencias. Ellos deben ser escritos utilizando el procesador de textos de Windows (Word), Times New Roman, tamaño 12, interlineado de 1,5 líneas y márgenes: superior, inferior, izquierda y derecha de 2,5 cm. Todas las páginas deben estar numeradas secuencialmente.

16. Imágenes en color se aceptan (fotografías, dibujos, mapas). Sin embargo, deben tener una resolución de 300dpi, preferiblemente guardado en formato JPG, y tienen un tamaño de 12 cm x 8,5 cm. Deben tener títulos / referencias a continuación las cifras y estar numeradas consecutivamente en números arábigos, cuando se hace referencia en el texto.

17. Las citas deben cumplir con las normas de APA (American Psychological Association) - 6. ed.

18. Cuando realmente necesario, las notas deben insertarse en la última página de texto y debe tener carácter explicativo. Debe tener el tamaño 10 y no superior a tres líneas.

19. El archivo que contiene la obra (artículo, ensayo, crítica, reseña) que se adjunta (enviado) por el sistema de revista (Portal / web de la revista), durante la presentación en línea no debería exceder el tamaño de 2 MB o puede estar acompañada de ningún tipo de información que confirma la autoría de la obra. Es necesario mantener el anonimato del autor (s) (s) en el texto y figuras, tablas, etc.

20. Los comentarios pueden ser enviados sin seguir las normas de formato establecidas por la revista. Si se aprueba, será adecuada a las normas de la Revista Brasileña de Educación Rural.

21. Si los enlaces se incluyen en el texto, se debe seguir el procedimiento en Word: "Insertar hipervínculo", y debe estar activo.

22. Las referencias deben venir después del texto, están ordenados alfabéticamente y alineados a la izquierda. Ellos deben estar basadas en el estándar de la APA (American Psychological Association) - 6. ed., para una mejor indexación y la internacionalización de la revista. Todos los autores utilizados en el trabajo deben mencionarse obligatoriamente en las referencias.

23. citas en el texto, utilizan a un autor: Costa (2015) o (Costa, 2015); por dos autores: Barbosa y Oliveira (2012) o (Barbosa & Oliveira 2012); a tres autores: Silva, Freire y Araújo (2009) o (Silva, Freire & Araujo, 2009); durante más de tres autores: Silva et al. (2008) o (Silva et al., 2008).

ARTÍCULOS

Un autor

Vieira, D. (2015). Historia de la Educación. Educación y Social, 37(1), 4-24.

Dos autores

Moreira, D., & Silva, M. (2014). Educación técnica. Art Journal, 37(1), 344-355.

Tres autores

Silva, D. Oliveira, H. Souza, M., & Fonseca, S. (2013). Historia de la Música. Diario Social, 12(1), 23-45.

Cuatro autores

Silva, D. Oliveira, H. Souza, M., & Fonseca. (2013). Historia de la Música. Diario Social, 12(1), 23-45.

Cinco autores

Silva, D. Oliveira, H. Souza, M. Farías, M., & Fonseca. (2013). Historia de la Música. Diario Social, 12(1), 23-45.

Seis o más autores

Silva, D. Oliveira, H. Souza, M. Farías, M. Fonseca, H., & Fonseca. (2010). Historia de la Compañía. Revista Social, 9(1), 33-47.

Silva, D. Oliveira, H. Souza, M. Farías, M. Fonseca, H., & Fonseca...Pereira, A. (2010). Perspectivas de la educación rural. Diario Estado, 3(1), 22-33.

Autor desconocido

El problema del método. (2010). São José dos Campos: Editorial Ciudad.

(En este caso, cuando no hay autor, la referencia debe ser iniciado por el título en cursiva. La cita en el texto debe venir con ese título en cursiva o comillas).

Con el autor (a) organizador (a) libro

Silva, D. (Eds.). (2016). Historia de la arte. San Pablo: Fonseca y Silva.

El artículo con el DOI

Smith, A. B. (1990). visualidad campesino. Tocantinense, 12(35), 199-228. DOI: XXXXXXXXXXXXXXXXX. (En lugar de "x", colocando el DOI).

ARTÍCULO Aceptado para su publicación, pero no ha sido publicado

Borges, A. (en prensa). La novedad campesino. Diario científica. Obtenido de: http://fageicnbek.pdf

El trabajo no ENVIADOS O presentado para su publicación

Silva, J. (2016). Acerca de los métodos para las lecturas visuales. Manuscrito presentado para su publicación.

(En este caso, no ponga el nombre de la revista o editor que se haya presentado la obra).

ARTÍCULO DE PERIÓDICO

Freitas, A. (2000, 15 de julio). La noción de la realidad. Diario de la Ciudad, p. A1.

BLOG INTERNET

Vieira, A. (1999, 13 de julio). Sobre la lucha campesina [Web mensaje de registro]. Obtenido de http: //fhqncjdjc.php

PROCEDIMIENTOS DE EVENTOS (conferencias, seminarios, etc.)

Netto, G. (2005). El problema de la estética. En Actas de la 2a Jornada de Educación Uberlândia (pp. 204-220). Uberlândia, MG.

LIBRO

Silva, D. (1995). El campesinado. Sao Paulo, SP: Editora fuentes.

Carvalho, D., y Souza, F. (2003). Educación Rural. Río de Janeiro, RJ: Editorial librería.

CAPÍTULO DE UN LIBRO

Martins, H. (1980). La interpretación visual. En Souza, D. (Eds.), Estética teorías (pp.1-34). Sao Paulo, SP: Cortez.

Tesis o disertación

Gomes, G. H. (2016). La ilustración campesino (Tesis). Universidad Federal de Tocantins, Tocantins.

 

Artigos / Articles / Artículos

Na seção de Artigos, serão publicados artigos originais, realizados ou em andamento, sob diferentes temas referentes à Educação do Campo.

Ensaios / Essays

Na seção Ensaios, serão publicados textos ensaístas de temas relacionados à Educação do Campo.

Dossiê Temático / Thematic Dossier

Na seção Dossiês Temáticos, serão publicados grupos de artigos temáticos relacionados a um dos campos da pesquisa da Revista Brasileira de Educação do Campo.

Resenhas / Reviews

Na seção Resenhas, serão publicadas resenhas de livros publicados nos últimos três anos, de temas pertinentes à Educação do Campo, e Educação em geral.

Entrevistas / Interviews

Na seção Entrevistas, serão publicadas entrevistas de professores/pesquisadores com relevante experiência no campo da pesquisa em Educação do Campo e, Educação, em Geral.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

The names and email addresses entered in this journal will be used exclusively for the services provided by this publication and is not available for other purposes or to third parties.