A construção de um formigueiro artificial como proposta de Educação Ambiental para a Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5739

Palavras-chave:

Umwelterziehung

Resumo

O presente artigo aborda uma experiência pedagógica no campo das Ciências da Natureza, na qual foi executada uma oficina para construção de um modelo didático com vistas a abordar conceitos, atitudes e valores pertinentes ao propósito da Educação Ambiental no contexto da Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, caracterizando-se como um estudo de caso sobre as ações e objetivos do objeto investigado. Utilizou-se questionários e a categorização da análise de conteúdo para interpretação dos dados (Bardin, 2006). A oficina possibilitou a aprendizagem de conceitos a partir do tema gerador cooperativismo, envolvendo os alunos no processo de aquisição de conhecimentos científicos e de valores contextualizados com seu cotidiano. Na Educação do Campo, faz-se necessário tais práticas educativas para que o sentimento de pertencimento ao meio, a riqueza das relações sociais e as potencialidades da natureza sejam contempladas na educação para o campo.

Palavras-chave: Educação do Campo, Ciências da Natureza, Educação Ambiental.

 

The building of an artificial anthill as a proposal of Environmental Education for Rural Education                        

ABSTRACT. This article describes a pedagogical experiment in the field of Natural Sciences, where a workshop was performed to build a didactical model in order to approach concepts, attitudes and values pertinent to the purpose of the Environmental Education, in the context of Rural Education. It is a qualitative research, of exploratory nature, characterizing as a case study about the actions and goals of the investigated object. Questionnaires and categorization of content analysis were used in order to interpret the data (Bardin, 2006). The workshop enabled the learning of concepts from the cooperativism subject, involving students in the process of acquiring scientific knowledge and values contextualized with their everyday routine. In the Rural Education these educational practice are necessary, so that the feeling of belonging to the environment, the richness of social relations and the potentialities of nature are contemplated in rural educational context.

Keywords: Rural Education, Natural Sciences, Environmental Education.

 

La construcción de un hormiguero artificial como propuesta de Educación Ambiental para la Educación Rural

RESUMEN. El presente artículo se constituye en una experiencia pedagógica en el campo de las Ciencias de la Naturaleza, donde se ejecutó un taller educativo para la construcción de un modelo didáctico con miras a abordar conceptos, actitudes y valores pertinentes al propósito de la Educación Ambiental en el contexto de la Educación Rural. Se trata de una investigación cualitativa, de naturaleza exploratoria, caracterizándose como un estudio de caso sobre las acciones y objetivos del objeto investigado. Se utilizaron cuestionarios y la categorización del análisis de contenido para la interpretación de los datos (Bardin, 2006). El taller posibilitó el aprendizaje de conceptos a partir del tema generador cooperativismo, involucrando a los alumnos en el proceso de adquisición de conocimientos científicos y de valores contextualizados con su cotidiano. En la Educación Rural, se hace necesario tales prácticas educativas para que el sentimiento de pertenencia al medio, la riqueza de las relaciones sociales y las potencialidades de la naturaleza sean contemplados en la educación para el campo.

Palabras clave: Educación Rural, Ciencias de la Naturaleza, Educación Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan de Almeida Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Atualmente é mestrando do PPG em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde, da UFRGS e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza da mesma instituição. Licenciado em Ciências Biológicas pela UFMS. Pesquisa sobre abordagens didático-pedagógicas com enfoque para a Educação Ambiental.

Sabrina Silveira Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Ciências biológicas pela UFRGS. Pós-graduanda em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela UNINTER. Trabalha com Educação ambiental em Clubes de Ciências, Projetos autônomos de Ecopedagogia e Oficinas de Educação Ambiental em  Porto Alegre: Escola Montessoriana Sementinha de vida, Colégio Maria Imaculada Medianeira, Colégio Israelita de Porto Alegre. Trabalha com Educação Ambiental no Parque aquático, escola de equitação e oficinas pedagógicas no Paraíso Park- Alvorada.

Fernanda Schwalm, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor Adjunto do Departamento de Ensino e Currículo (DEC), da Faculdade de Educação (FACED), do curso de Educação do Campo: Licenciatura em Ciências da Natureza, UFRGS (Campus Porto Alegre). Pesquisador e Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (GEEPEC - NATUREZA) da mesma instituição.

José Vicente Lima Robaina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora desde 2003 da rede municipal de ensino de Nova Santa Rita e coordenadora da Cooperativa Escolar Rui Barbosa. Pós-graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde e graduada em Educação Física, pela Unisinos. Coordenou interinamente o Clube de Ciências Saberes do Campo, da EMEF Rui Barbosa, no ano de 2018.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Barbosa, R. de A., Rosa, S. S., Schwalm, F., & Robaina, J. V. L. (2019). A construção de um formigueiro artificial como proposta de Educação Ambiental para a Educação do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 4, e5739. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5739

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)