Interfaces ambientais na Licenciatura em Educação do Campo: uma análise da proposta pedagógica

Autores

  • Sérgio Luiz Lopes Universidade Federal de Roraima - UFRR

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5869

Palavras-chave:

Environment, Countryside Education, Interdisciplinary Joints

Resumo

Cursos de Licenciatura em Educação do Campo foram criados em várias universidades com o propósito formativo de atender à demanda da diversidade brasileira e às reinvindicações dos organismos sociais. Nesse sentido, surge a necessidade de se averiguar como o Projeto Pedagógico Pedagógico (PPP) de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima trata questões voltadas à natureza e como estabelece interfaces com o meio ambiente. Para a concretização do estudo, tomou-se como base o documento curricular do referido curso, priorizando-se a análise de conteúdo (Bardin, 2011). A análise funtamentou-se no conceito de currículo sob a perspectiva de Apple e Beane (2001), Moreira (2007), Freire e Shor (2008), dentre outros. Verificou-se que o documento em análise faz interfaces entre os saberes, como, por exemplo entre o meio ambiente e a educação ambiental. Contudo, evidenciou-se pouca clareza nos procedimentos metodológicos da implementação do projeto e na concretização das atividades no Tempo Comunidade.

Palavras-chave: Meio Ambiente, Currículo, Articulações Interdisciplinares.

 

Environmental interfaces in the countryside education licensee: an analysis of the pedagogical proposal            

ABSTRACT. Undergraduate Courses in Countryside Education were created in several universities with the formative purpose of meeting the demand of Brazilian diversity and the demands of social organizations. In this sense, there is a need to investigate how the Political Pedagogical Project (PPP) of the Graduation in Countryside Education of the Federal University of Roraima deals with questions related to nature and how it establishes interfaces with the environment. For the accomplishment of the study, the curricular document of the mentioned course was taken as base, giving priority to the content analysis (Bardin, 2011). The analysis was based on the concept of curriculum from the perspective of Apple and Beane (2001), Moreira (2007), Freire and Shor (2008), among others. It was found that the document establishes interfaces between knowledge, such as between the environment and environmental education. However it was evidenced that there is not much clarity in the methodological procedures of the implementation of the project and in the accomplishment of the activities in the Community Time.

Keywords: Environment, Curriculum, Interdisciplinary Joints.

 

Interfaces ambientales y en la Licenciatura en Educacióno del Campo: un análisis de la propuesta pedagógica

RESUMEN. Cursos de Licenciatura en Educación del Campo fueron creados en varias universidades con el propósito formativo de atender a la demanda de la diversidad brasileña ya las reinvindicaciones de los organismos sociales. En este sentido, surge la necesidad de averiguar cómo el Proyecto Político Pedagógico (PPP) de Licenciatura en Educación del Campo de la Universidad Federal de Roraima trata cuestiones volcadas a la naturaleza y cómo establece interfaces con el medio ambiente. Para la concreción del estudio, se tomó como base el documento curricular de dicho curso, priorizando el análisis de contenido (Bardin, 2011). El análisis se basó en el concepto de currículo bajo la perspectiva de Apple y Beane (2001), Moreira (2007), Freire y Shor (2008), entre otros. Se verificó que el documento en análisis hace interfaces entre los saberes, como por ejemplo entre el medio ambiente y la educación ambiental. Sin embargo, se evidenció poca claridad en los procedimientos metodológicos de la implementación del proyecto y en la concreción de las actividades en el Tiempo Comunidad.

Palabras clave: Medio Ambiente, Currículo, Articulaciones Interdisciplinares.

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Biografia do Autor

Sérgio Luiz Lopes, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Professor Assistente A, nível I, Professor do Curso de Licenciatura em EDUCAÇÃO DO CAMPO, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor em Educação pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Professor das disciplinas: sociologia (graduação) e Educação do campo e Interculturalidade (Mestrado em educação-UERR-IFRR).

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

Lopes, S. L. (2019). Interfaces ambientais na Licenciatura em Educação do Campo: uma análise da proposta pedagógica. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 4, e5869. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5869

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos