Dossiê: Políticas para a educação e a diversidade sociocultural: avanços, limites e desafios no enfrentamento das desigualdades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6941

Resumo

A proposta do dossiê nasceu no contexto das atividades do “Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas” (Neped), da UFT, que vem desenvolvendo, desde 2015, no Tocantins, formação, estudos, pesquisa, debates e publicações que colocam em tela a relação Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS). Um das ações do núcleo se refere à organização e desenvolvimento de cursos como: o “Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social”, que contribuiu com a formação e qualificação de mais de 300 profissionais que atuam na educação e/ou em contextos empobrecidos; e o “Curso de Aperfeiçoamento Educação, Pobreza e Desigualdade Social”, em fase de finalização e que formará cerca de 200 estudantes de graduação, profissionais da educação, ativistas de movimentos sociais, bem como profissionais de outras áreas afins. Citamos, também, nesse contexto, a pesquisa intitulada “As políticas educacionais no contexto das desigualdades sociais e da situação de pobreza e extrema pobreza no estado do Tocantins”, desenvolvida nos anos de 2016-2018; e a pesquisa “Trajetórias Escolares de estudantes em situação de pobreza na educação pública do Tocantins”, ainda em andamento. Outro importante trabalho foi a produção do vídeo-documentário “Educação e Pobreza no Tocantins” em 2017, que retrata a situação e a percepção de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e de profissionais que atuam nas escolas e na assistência social, no que concerne à importância desse programa para a educação das crianças em situação de pobreza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joedson Brito dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. É professor da Universidade Federal do Tocantins UFT e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Prática Educativa (Gepppe), É membro, pesquisador e coordenador Científico e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (Neped). 

Juciley Evangelista Freire, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins em 2006, Mestre em Educação Brasileira (2001) e Doutora em Educação (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG). Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Curso de Pedagogia do Campus de Palmas e no Curso de Mestrado Profissional em Educação do PPGE/UFT. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (Geppege). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED). Atua como pesquisadora no Programa Educação, Pobreza e Desigualdade Social da UFT/MEC/Secadi. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Políticas e Gestão da Educação; Organização do Trabalho Pedagógico; Educação e Trabalho; Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

Adir Valdemar Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduado em Pedagogia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (1986); Especialista em Educação pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (1989); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Realizou Estágio Pós- Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (2018). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Pobreza e Desigualdade Social da UFSC. Tem experiência na área de Educação e na área da saúde, pesquisando e estudando os seguintes ttemas: educação, saúde, cidadania e pobreza.

Downloads

Publicado

2019-05-28

Como Citar

Santos, J. B. dos, Freire, J. E., & Garcia, A. V. (2019). Dossiê: Políticas para a educação e a diversidade sociocultural: avanços, limites e desafios no enfrentamento das desigualdades. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 4, e6941. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6941

Edição

Seção

Dossiê Temático: Políticas para a educação e a diversidade sociocultural