Dossiê Temático: Formação e Trabalho Docente no Campo e Educação Especial: uma interface necessária

Autores

  • Marily Oliveira Barbosa Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU
  • Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Arlindo Lins de Melo Júnior Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9894

Resumo

O ano de 2020 tem dentre seus registros a Pandemia do novo coronavírus (COVID 19) - uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves – que também atingiu ferozmente os povos do campo, reacendendo a desigualdade e que impacta pela devassidão. Nosso agradecimento a todos que lutaram veementemente por seu povo, suas terras, suas identidades, quer professor, trabalhador rural, alunos, pais ou lideranças.

De modo singular, unimo-nos a Revista Brasileira de Educação do Campo e apresentamos esse dossiê que aborda a Educação Especial e a Educação do Campo. A Educação Especial é uma modalidade de educação escolar que perpassa todos seus níveis e modalidades e que deve ser ofertada preferencialmente na rede regular de ensino para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Já a Educação do Campo destina-se ao atendimento das populações do campo, como: agricultores familiares, assalariados, assentados da Reforma Agrária, remanescentes de quilombolas, ribeirinhos, caiçaras, indígenas e tantos outros que vivem do e no campo. A interface entre Educação Especial e Educação do Campo, sobretudo, no que tange à formação e trabalho docente impõe a comunidade acadêmica o desafio de pensar a educação de sujeitos cujas demandas sociais foram recentemente colocadas nas agendas públicas.

Os artigos desse dossiê foram organizados de maneira encadeada a fim de que se somem em conhecimento e experiências. Ao todo são onze artigos desta instigante temática que perpassa pela formação de professores, currículo, prática pedagógica e as políticas educacionais da educação básica ao superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marily Oliveira Barbosa , Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - AL, licenciada em Educação Física pela UFAL. Docente do ensino superior no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professora na graduação e pós-graduação na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial da Amazônia – GEPEEAm. Possui experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação Especial; Pessoa com deficiência; Educação Especial do campo.

Arlindo Lins de Melo Júnior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorando e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciado em Educação Física pela Faculdade Claretiano.  Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo - (GEPEC/HISTEDBR). Faz uso do referencial teórico savianista para analisar e compreender a educação do campo (na demanda da comunidade caiçara).

Referências

Barbosa, M. A., Fernandes, A. P. C. S., & Melo Júnior, A. L. (2020). Dossiê temático: Formação e Trabalho Docente no Campo e Educação Especial: uma interface necessária. Rev. Bras. Educ. Camp., 5, e8132. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e9894

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

Barbosa , M. O. ., Fernandes, A. P. C. dos S. ., & Melo Júnior, A. L. de . (2020). Dossiê Temático: Formação e Trabalho Docente no Campo e Educação Especial: uma interface necessária. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e9894. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9894

Edição

Seção

Dossiê temático: Formação e Trabalho Docente no Campo e Educação Especial