Educação do Campo e o Ensino de Ciências: Experiências em uma escola ribeirinha no Sul do Estado do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9760

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades na Universidade Federal do Amazonas - Campus Vale do Rio Madeira. Teve como objetivo discutir em que medida a integração dos saberes tradicionais/populares sobre plantas contribuem para o desenvolvimento da educação científica de estudantes em uma escola ribeirinha na região sul do Estado do Amazonas. É uma pesquisa de campo, qualitativa e descritiva, desenvolvida com 15 estudantes de 7º, 8º e 9º anos de uma escola do campo, situada em uma comunidade tradicional em um município do Amazonas. A investigação se deu a partir de atividades participativas, como: perguntas, aulas práticas e desenhos. Com base no desenvolvimento das atividades, constatou-se uma riqueza de saberes sobre plantas na vida dos referidos estudantes, além da importância da articulação de conhecimentos vividos com conceitos científicos no ensino de Ciências da Natureza.  De uma forma geral, destaca-se quão importante discutir a integração de saberes na educação do campo, com metodologias que priorizem abordagens multidimensionais, considerando saberes sociais, culturais e ambientais.

Palavras-chave: educação do campo, ensino de ciências, educação científica.

 

Rural Education and Science Teaching: Experiences in a riverside school in the Southwest Amazonas

ABSTRACT. This work is the result of a research developed in the academic master's degree in Science and Humanities Teaching at the Federal University of Amazonas - Campus Vale do Rio Madeira. It aimed to discuss the extent to which the integration of traditional/popular knowledge about plants contributes to the development of scientific education for students at a riverside school in the Southern Amazonas state. It is a qualitative and descriptive field research, which was developed with 15 students of the 7th, 8th and 9th grades of a riverside school located in a traditional community in a municipality of the Amazonas state. The investigation was based on participatory activities, such as: questions, practical classes and drawings. Based on the development of activities, we have found out that there is a lot of knowledge about plants in the life of these students, in addition to the importance of articulating their knowledge with scientific concepts in the teaching of Natural Sciences. In general, we highlight how important it is to discuss the integration of knowledge in rural education, with methodologies that prioritize multidimensional methods, considering social, cultural and environmental knowledge.

Keywords: rural education, science education, science education.

 

Educación rural y enseñanza de las ciencias: experiencias en una escuela ribereña en la región sur del Amazonas

RESUMEN. Este trabajo es el resultado de una investigación desarrollada en la maestría académica en Docencia en Ciencias y Humanidades de la Universidad Federal del Amazonas - Campus Vale do Rio Madeira. Su objetivo era discutir en qué medida la integración del conocimiento tradicional / popular sobre las plantas contribuye al desarrollo de la educación científica de los estudiantes de una escuela ribereña de la región sur del estado del Amazonas. Se trata de una investigación de campo, cualitativa y descriptiva, desarrollada con 15 alumnos de 7º, 8º y 9º años de una escuela en el campo, ubicada en una comunidad tradicional de un municipio del Amazonas. La investigación se basó en actividades participativas, tales como: preguntas, clases prácticas y dibujos. A partir del desarrollo de actividades, se constató una gran riqueza de conocimientos sobre las plantas en la vida de estos estudiantes, además de la importancia de articular conocimientos vividos con conceptos científicos en la enseñanza de las Ciencias Naturales. En general, se destaca la importancia de discutir la integración del conocimiento en la educación rural, con metodologías que prioricen enfoques multidimensionales, considerando el conocimiento social, cultural y ambiental.

Palabras clave: educación rural, educación científica, educación científica.

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Biografia do Autor

Paula Regina Humbelino de Melo, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduada em Ciências Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades pela UFAM e Doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA da Universidade Federal do Amazonas.

Eliane Regina Martins Batista, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, Doutora em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Professora adjunta no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente- IEAA da Universidade Federal do Amazonas.

Tatiana de Souza Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutora em Educação na UFRGS, Pós-doutoramento em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Católica do Rio grande do Sul. Professora adjunta da faculdade de Educação da UFRGS.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Melo, P. R. H. de, Martins Batista, E. R., & de Souza Camargo, T. . . (2021). Educação do Campo e o Ensino de Ciências: Experiências em uma escola ribeirinha no Sul do Estado do Amazonas. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e9760. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9760

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Artigos / Articles / Artículos