A ludicidade na EJA/Campo no contexto de uma escola da Comunidade Matinha dos Pretos, Feira de Santana - BA

Autores

  • Suely das Virgens Souza Fazenda Alecrim Miúdo - Distrito de Matinha Feira de Santana
  • Idalina Souza Borghi Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0002-0724-920X
  • Maricleide Pereira de Lima Mendes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0001-6055-7415
  • klayton Santana Porto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9700

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que tem por objetivo compreender as concepções de ludicidade de uma professora de Ciências que atua na EJA/Campo e a importância atribuída a essa ferramenta pedagógica no ensino de Ciências, em uma escola quilombola do campo localizada no município de Feira de Santana/BA. O estudo foi balizado pelos princípios da abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e para a coleta das informações foram utilizadas a entrevista semiestruturada, observação e análise documental. A pesquisa indica que a ludicidade inserida no contexto escolar e cotidiano do aluno precisa superar o caráter da brincadeira, constituindo-se como ferramenta fundamental para a promoção de propostas pedagógicas que despertem prazer, contribuindo para a aprendizagem do aluno de forma significativa, principalmente nesta modalidade de ensino, composta por atores sociais que foram excluídos da educação formal. Diante da análise dos resultados, constatamos certa contradição entre os discursos que circulam no ambiente escolar, o que foi observado em sala e o que consta no Projeto Político Pedagógico da escola, revelando um distanciamento entre o que se pensa sobre ludicidade e o que se faz na prática. Todavia, é fundamental reconhecer que os educadores não podem ser responsabilizados, quando da impossibilidade da mediação de práticas lúdicas, uma vez que não tiveram acesso à formação inicial e continuada condizente com tais práticas.

Palavras-chave: ludicidade, ciências da natureza, educação de jovens e adultos, educação do campo.

 

Playfulness in Youth and Adult Education/Countryside in the context of a school from Matinha dos Pretos Community, Feira de Santana - BA

ABSTRACT. The present work is the result of a research that aims to understand the concepts of playfulness of a science teacher who works at Youth and Adult Education/Countryside and the importance attributed to this pedagogical tool in science teaching, in a school in the field of the community of Quilombola, municipality of Feira de Santana-BA. The study was guided by the principles of the qualitative approach and the case study type, and semi-structured interviews, observation and document analysis were used to collect the information. The research indicates that the playfulness inserted in the student's school and daily context needs to overcome the character of play, constituting itself as a fundamental tool for the promotion of pedagogical proposals that arouse pleasure, contributing to the student's learning in a significant way, especially in this modality of education, composed of social actors who were excluded from formal education. In view of the analysis of the results, we found a certain contradiction between the speeches circulating in the school environment, what was observed in the classroom and what appears in the school's Political Pedagogical Project, revealing a gap between what is thought about playfulness and what is done in practice. However, it is essential to recognize that educators cannot be held responsible, when it is impossible to mediate playful practices, since they did not have access to initial or continuing training consistent with such practices.

Keywords: playfulness, natural sciences, youth and adult education, rural education.

 

Ludicidade en Educación de Jóvenes y Adultos/Campo en el contexto de una escuela de la Comunidad de Matinha dos Pretos, Feira de Santana - BA

RESUMEN. El presente trabajo es el resultado de una investigación que tiene como objetivo comprender los conceptos de diversión de un profesor de ciencias que trabaja en Educación de Jóvenes y Adultos/Campo y la importancia atribuida a esta herramienta pedagógica en la enseñanza de las ciencias, en una escuela en el campo de la comunidad Quilombola, municipio de Feira de Santana-BA. El estudio se guió por los principios del enfoque cualitativo y el tipo de estudio de caso, y se utilizaron entrevistas semiestructuradas, observación y análisis de documentos para recopilar la información. La investigación indica que el juego insertado en la escuela y el contexto diario del alumno debe superar el carácter del juego, constituyéndose como una herramienta fundamental para la promoción de propuestas pedagógicas que despiertan placer, contribuyendo al aprendizaje del alumno de manera significativa, principalmente en esta modalidad de educación, compuesta por actores sociales que fueron excluidos de la educación formal. En vista del análisis de los resultados, encontramos una cierta contradicción entre los discursos que circulan en el entorno escolar, lo que se observó en el aula y lo que aparece en el Proyecto Político Pedagógico de la escuela, revelando una brecha entre lo que se piensa sobre el juego y lo que se hace en la práctica. Sin embargo, es fundamental reconocer que no se puede responsabilizar a los educadores, cuando es imposible mediar prácticas lúdicas, ya que no tuvieron acceso a una formación inicial o continua acorde con dichas prácticas.

Palabras clave: lúdico, ciencias de la naturaliza, educación de jóvenes y adultos, educación rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suely das Virgens Souza, Fazenda Alecrim Miúdo - Distrito de Matinha Feira de Santana

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza (UFRB), pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos pela UNIASSELVI, membro da associação Instituto Social de Alecrim Miúdo e Adjacências, atua como Agente Comunitária de Saúde no Município de Feira de Santana/BA.

Idalina Souza Borghi, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo em Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora do programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade/PPGECID/ UFRB, líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação e Diversidade- GEPED.

Maricleide Pereira de Lima Mendes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora e Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Licenciada e Bacharel em Química pela UFBA. Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Química e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores e Ensino de Ciências.

klayton Santana Porto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutor e mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de Professores (UFRB/CNPq). Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitações em Ciências da Natureza em Matemática (CETENS/UFRB). Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental – Ciência 10! (CFP/UFRB).

Referências

Ajala, M. C. (2011). Aluno EJA: motivos de abandono e retorno escolar na modalidade EJA e expectativas pós EJA em Santa Helena-PR. Medianeira-PR: Leitura.

Alencar, F. S., Santos, S. M., & Carvalho, W. L. (2016). Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo: um diálogo para o fortalecimento de direitos do trabalhador/a campesino/a. Recuperado de: http://www.coloquio.paulofreire.org.br.

Almeida, C. M. M. (2016). O uso do lúdico no ensino de ciências: jogo didático sobre a química atmosférica. Revista Góndola: Enseñanza y Aprendizaje de las Ciências, 11(2), 25-36. https://doi.org/10.14483/udistrital.jour.gdla.2016.v11n2.a5

Apaz, M. F. (2012). A relação entre o aprender e o brincar: uma perspectiva psicopedagógica. Recuperado de: http://www.abpp.com.br/artigos/131.pdf.

Araújo, A. S., & Porto, K. S. (2019). Vivências de estágio supervisionado em Ciências da Natureza em uma escola do campo: reflexão das práticas pedagógicas na formação inicial de professores da Educação do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 4, e4132. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e4132

Arroyo, M., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (2011). Por uma Educação do Campo. Rio de Janeiro: Vozes.

Arroyo, M. (2017). Passageiros da noite: do trabalho para a EJA, itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes.

Borghi, I. S. M., & Porto, K. S. (2019). A importância dos saberes acadêmicos e dos saberes populares na formação de educadores da educação do campo. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e40063. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.40063

Castilho, M. A., & Tonus, L. O. (2008). O lúdico e sua importância na formação de jovens e adultos. Synergismus Scyentyfica - Revista da UTFPR, 3(23), 1-4.

Ferreira, P. N. P., & Porto, K. S. (2020). Práticas Pedagógicas desenvolvidas com alunos com deficiência: um estudo de caso em uma escola do campo de Feira de Santana - BA. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e7913. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7913

Freire, P. (1967). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Galdino, A., Galdino, S., & Bastos, M. F. S. A. (2012). A ludicidade como mediação pedagógica no contexto da educação de jovens e adultos na Escola Municipal Marcionílio Rosa – Irecê/BA. Discentis, 1(2), 14-26.

Gerhardt, T. E., & Silveira, D. (2009). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: SEAD/UFRGS.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. de A. (2010). Fundamentos de metodologia científica, (5). São Paulo: Atlas.

Leite, N. C., & Belo, A. L. M. (2016). A importância da ludicidade na educação de Jovens e Adultos: um estudo numa escola pública do município Macapá/AP. Recuperado de: http://www.monografias.com/pt/trabalhos3/importancia-educacao-jovens-adultos/.shtml.

Lopes, K. R., Mendes, R. P., & Faria V. L. B. de (2006). Coleção Proinfantil: módulo IV, Unidade 5. Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2.

Luckesi, C. (2014). Ludicidade e formação do educador. Revista Entre Ideias, 3(2), 13-23. https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.9168

Lüdke, M., & André, M. E.D.A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Moreira, M. A., & Pinto, A. O. (2003). Dificuldades dos Alunos na Aprendizagem da Lei de Ampère, à Luz da Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird. Revista Brasileira de Ensino de Ciências, 25(3), 36-46. https://doi.org/10.1590/S0102-47442003000300009

Oliveira, E., Rodrigues, M. S., Souza, R. S., Souza, R. S., & Guimarães, A. R. (2016). O lúdico na Educação de Jovens e Adultos. Recuperado de: http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem01pdf/sm01ss04_08.pdf.

Porto, K. S., Duboc, M. J. O., & Ribeiro, S. L. (2021). Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes. Educação Em Foco, 24(42), 110–133. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4836

Resolução n. 1, de 3 de abril de 2002, (2002, 3 de abril). Dispõe sobre as Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012002.pdf

Santos, J., & Porto, K. (2020). Vivências de estágio de ciências da natureza no contexto da educação do campo: uma análise crítico-reflexiva. Revista Brasileira De Ensino De Ciências e Matemática, 3(1). https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10238

Santos, C., de Jesus, J., & Porto, K. (2020). O ensino e a aprendizagem de Matemática na perspectiva da Educação do Campo e da Etnomatemática. Revista de Ensino de Ciências E Matemática, 11(6), 937-957. https://doi.org/10.26843/rencima.v11i6.2688

Silva, L. H. (2003). As experiências de formação de jovens do campo – Alternância ou Alternâncias? Viçosa: Editora UFV.

Silva, L. H., & Miranda, E. L. (2012). Formação por alternância na Educação de Jovens e Adultos no campo. Recuperado de: file:///D:/Downloads/_arquivos_29530de21430

Silva. M. S. (2009). As práticas pedagógicas das escolas do campo: a escola na vida e a vida como escola. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Vasconcellos, C. S. (2000). Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 7. ed. São Paulo: Ladermos Libertad-1.

Vygotsky, L. S. (1989). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Como Citar

Souza, S. das V. ., Borghi, I. S., Mendes, M. . P. de L. ., & Porto, klayton S. (2021). A ludicidade na EJA/Campo no contexto de uma escola da Comunidade Matinha dos Pretos, Feira de Santana - BA. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e9700. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9700

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos