Educação do Campo no Rio de Janeiro: relato da experiência de implementação da Licenciatura em Educação do Campo na UFRRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9386

Resumo

A presente entrevista faz parte de um extenso projeto, o qual venho desenvolvendo a três anos. De modo mais específico, esse projeto visa registrar as experiências na implementação das Licenciaturas em Educação do Campo em diferentes Universidades Federais Brasileiras. Antes de apresentar a entrevista com o Prof. Dr. Ramofly Bicalho, é importante realizar algumas ponderações. Conheci o glorioso Ramofly desde que cheguei à Universidade Federal do Tocantins em 2014, de lá para cá, nos encontramos em diversos Congressos e Encontros. A partir de minhas conversas com ele, esse grande intelectual me incentivou nesse projeto, onde de forma amigável cedeu essa entrevista. Autor de diversos artigos, capítulos de livros e obras completas e, com a mesma dedicação dispensada para os estudos sobre a educação direcionada às populações camponesas brasileiras, o Prof. Ramofly pôde nos contar um pouco sobre   sua trajetória acadêmica, a institucionalização do curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFRRJ, até suas expectativas quanto ao fortalecimento do curso no futuro. Então, espero que o leitor acompanhe a entrevista concedida – apropriando de suas próprias palavras – por um militante das políticas públicas de Educação do Campo.

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Biografia do Autor

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Licenciado, Bacharel, Especialista, Mestre e Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins. Pesquisa temas relacioandos a Literatura Moderna, Política e Estado no Brasil, Projeto de Nação e Identidade, Ensino de História.

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Coelho, G. L. S. (2020). Educação do Campo no Rio de Janeiro: relato da experiência de implementação da Licenciatura em Educação do Campo na UFRRJ. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e9386. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9386

Edição

Seção

Entrevistas / Interviews