Estudo bibliométrico de teses e dissertações brasileiras (1996-2018) sobre materiais didáticos específicos e diferenciados para populações indígenas

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https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9151

Resumo

Estudo bibliométrico de teses e dissertações brasileiras (1996-2018) sobre materiais didáticos específicos e diferenciados para populações indígenas

No âmbito acadêmico o debate sobre a elaboração de materiais didáticos específicos e diferenciados para os povos indígenas tem sido frequente visando romper com sua invisibilidade no contexto da educação escolar. Com o objetivo investigar como esse debate permeia os trabalhos defendidos em programas de pós-graduação no Brasil, e buscando respostas sobre como se configura essa produção científica foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, conduzida com abordagens bibliométrica e de conteúdo. Os dados foram coletados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT) utilizando as expressões “materiais didáticos indígenas” e “livros didáticos indígenas”, que resultaram em dissertações (n=29) e teses (n=3). A análise bibliométrica dos trabalhos revelou a evolução temporal (1996-2018), as instituições (n=17), regiões geográficas (n=5) e áreas dos programas de pós-graduação(n=11). A análise de conteúdo expôs os objetivos (n=4); a tipologia dos materiais didáticos (n=8); os níveis de ensino (n=2), as disciplinas (n=5) e as etnias (n=42) às quais se destinam esses materiais didáticos. Concluiu-se que apesar de importantes, ainda são poucos os trabalhos de pós-graduação que aceitaram os desafios e complexidade inerentes à elaboração e análise de materiais didáticos específicos no contexto da educação escolar indígena. Isto requer um olhar mais crítico sobre a representação e participação dos povos indígenas na preparação desses materiais.

Palavras-chave: Materiais Didáticos Específicos, Livro Didático Indígena, Educação Escolar Indígena, Análise Bibliométrica.

 

Bibliometric study of Brazilian theses and dissertations (1996-2018) on specific and differentiated teaching materials for indigenous populations

ABSTRACT. In the academic sphere, the debate on the elaboration of specific and differentiated teaching materials for indigenous peoples has been frequent in order to break their invisibility in the context of school education. In order to investigate how this debate permeates the works defended in graduate programs in Brazil, and seeking answers on how this scientific production is configured, an exploratory and descriptive research was carried out, with bibliometric and content approaches. Data were collected at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD/IBICT) using the expressions “indigenous teaching materials” and “indigenous teaching books”, which resulted in dissertations (n=29) and theses (n=3). The bibliometric analysis of the works revealed the temporal evolution (1996-2018), the institutions (n=17), geographic regions (n=5) and areas of the graduate programs (n=11). The content analysis exposed the objectives (n=4); the typology of teaching materials (n=8); the levels of education (n=2), the disciplines (n=5) and the ethnic groups (n=42) to which these teaching materials are destined. It was concluded that although important, there are still few graduate studies that have accepted the challenges and complexity inherent in the elaboration and analysis of specific didactic materials in the context of indigenous school education. This requires a more critical look at the representation and participation of indigenous peoples in the preparation of these materials.

Keywords: Instructional Materials, Indigenous Textbooks, Indigenous School Education, Bibliometric Analysis.

 

Materiales didácticos específicos y diferenciados para poblaciones indígenas: estudio bibliométrico de tesis y disertaciones brasileñas (1996-2018)

RESUMEN. En el ámbito académico, el debate sobre el desarrollo de materiales didácticos específicos y diferenciados para los pueblos indígenas ha sido frecuente para romper con su invisibilidad en el contexto de la educación escolar. Para investigar cómo este debate impregna los trabajos defendidos en los programas de posgrado en Brasil, y para buscar respuestas sobre cómo se configura esta producción científica, se realizó una investigación exploratoria y descriptiva, realizada con enfoques bibliométricos y de contenido. Los datos se recopilaron en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD/IBICT) utilizando las expresiones “materiales de enseñanza indígena” y “libros de enseñanza indígena”, que dieron como resultado disertaciones (n=29) y tesis (n=3). El análisis bibliométrico de los trabajos reveló la evolución temporal (1996-2018), las instituciones (n=17), las regiones geográficas (n=5) y las áreas de los programas de posgrado (n=11). El análisis de contenido expuso los objetivos (n=8); la tipología de materiales didácticos (n=4); los niveles educativos (n=2), las asignaturas (n=5) y los grupos étnicos (n=42) a los que se destinan estos materiales didácticos. Se concluyó que en el ámbito de los estudios de posgrado todavía hay pocos trabajos que acepten los desafíos y la complejidad inherentes a la elaboración y análisis de materiales didácticos específicos en el contexto de la educación escolar indígena, que requieren una mirada más crítica de la representación y participación de pueblos indígenas en la preparación de estos materiales.

Palabras clave: Materiales Didácticos Específicos, Libros Didácticos Indígenas, Educación Escolar Indígena, Análisis Bibliométrico.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi (Universidade Federal de São Carlos) – Professora Titular em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é docente do Departamento de Ciência da Informação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Educação e Ciência, Tecnologia e Sociedade, todos da UFSCar. Bacharel em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara, mestre e doutora em Educação pela UFSCar. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Alexandre Masson Maroldi, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Alexandre Masson Maroldi (Universidade Federal de Rondônia) - Professor adjunto II junto ao Departamento de Ciência da Informação e docente do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutor em Educação pela UFSCar.

Carlos Roberto Massao Hayashi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Carlos Roberto Massao Hayashi (Universidade Federal de São Carlos)- Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre e Doutor em Educação, ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (PPGE/UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar (PPGCTS/UFSCar).

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Publicado

2020-09-26

Como Citar

Piumbato Innocentini Hayashi, M. C., Maroldi, A. M., & Hayashi, C. R. M. (2020). Estudo bibliométrico de teses e dissertações brasileiras (1996-2018) sobre materiais didáticos específicos e diferenciados para populações indígenas. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e9151. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9151

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