Interface das políticas da Educação Especial e Educação do Campo sobre a formação de professores

Autores

  • Arlindo Lins de Melo Júnior Universidade Federal de São Carlos - UFSCar https://orcid.org/0000-0003-2391-4772
  • Ivan Fortunato Instituto Federal São Paulo - IFSP
  • Jackeline Silva Alves Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Teresa Cristina Leança Soares Alves Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9113

Resumo

Na interface das políticas da Educação Especial e Educação do/no Campo encontramos pontos importantes sobre a formação de professores e seus reflexos na escolarização de estudantes da educação especial nas escolas do campo. Este artigo cumpre o objetivo de analisar documentos fundamentais das duas modalidades de ensino em questão no intuito de entender principalmente aquilo que diz respeito à formação de professores. O percurso metodológico utilizado na construção deste texto foi orientado pela pesquisa documental junto a quatro dispositivos legais das duas modalidades de ensino. Na interface das políticas, vimos que a documentação investigada demonstra preocupação com a qualidade da formação docente, embora não trate especificamente da carreira e valorização profissional, nem de aspectos mais específicos sobre a atuação das Instituições de Ensino Superior na formação. Espera-se que as discussões ora apresentadas ajudem a promover novas e mais densas pesquisas a respeito do papel fundamental que desempenham os professores nas Escolas do Campo.

Palavras-chave: Educação Especial, Educação do Campo, Formação de Professores, Políticas Públicas da Educação.

 

Special education and rural education policies interface on teacher training

ABSTRACT. In special education and rural education interface we find important points about teacher training and their reflexes in the schooling of special education students in rural schools. This paper fulfills the objective of analyzing fundamental documents of the two teaching modalities in question in order to understand mainly what concerns teacher training. The methodological path used in the construction of this text was guided by documentary research of four legal documents of the two teaching modalities. In the policy interface, we saw that the investigated documentation shows concern with the quality of teacher training, although it does not deal with careers and professional development, nor with more specific aspects of the role of Higher Education Institutions in their training. In the end, it is hoped that the discussions presented here will help to promote new and denser research on the fundamental role that teachers play in rural schools.

Keywords: Special education, Rural education, Teacher training, Education Public Policy.

 

Interfaz de las políticas de educación especial y educación rural en la formación del profesorado

RESUMEN. En la interfaz de las políticas de Educación Especial y Educación de/en el Campo encontramos puntos importantes sobre la formación de docentes y sus reflejos en la escolarización de los estudiantes de educación especial en las escuelas rurales. Este artículo cumple el objetivo de analizar documentos fundamentales de las dos modalidades de enseñanza en cuestión para comprender principalmente lo que concierne a la formación del profesorado. La ruta metodológica utilizada en la construcción de este texto fue guiada por la investigación documental junto con cuatro disposiciones legales de las dos modalidades de enseñanza. En la interfaz de políticas, vimos que la documentación investigada muestra preocupación por la calidad de la formación del profesorado, aunque no se trata de carreras y desarrollo profesional, ni con aspectos más específicos del desempeño de las instituciones de educación superior en esta formación. Al final, se espera que las discusiones presentadas aquí ayuden a promover una investigación nueva y más densa sobre el papel fundamental que juegan los maestros en las Escuelas en el Campo.

Palabras clave: Educación especial, Educación rural, Formación del profesorado, Políticas Públicas da Educación.

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Biografia do Autor

Arlindo Lins de Melo Júnior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorando e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciado em Educação Física pela Faculdade Claretiano.  Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo - (GEPEC/HISTEDBR). Faz uso do referencial teórico savianista para analisar e compreender a educação do campo (na demanda da comunidade caiçara).

Ivan Fortunato , Instituto Federal São Paulo - IFSP

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba.

Jackeline Silva Alves, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (2017/2021). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2003), Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1999). Docente do Ensino Superior no Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (Efetivo desde 01/04/2005).

Teresa Cristina Leança Soares Alves, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos. Professora assistente da Universidade Federal de São Carlos na sub-área de Língua Brasileira de Sinais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Libras. É pesquisadora do Núcleo de estudos e Pesquisa em Direito à Educação - Educação Especial - NEPEDE-EEs.

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Publicado

2020-07-03

Como Citar

Melo Júnior, A. L. de, Fortunato , I. ., Silva Alves, J. ., & Cristina Leança Soares Alves, T. (2020). Interface das políticas da Educação Especial e Educação do Campo sobre a formação de professores. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e9113. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9113

Edição

Seção

Dossiê temático: Formação e Trabalho Docente no Campo e Educação Especial