Currículo e Educação Especial no/do campo: O que dizem as pesquisas sobre o tema

Autores

  • João Henrique da Silva Universidade Federal de Roraima - UFRR
  • Alessandra Peternella Universidade Federal de Roraima - UFRR

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8967

Palavras-chave:

School curriculum; Special Education; Rural education; Bibliometric analysis

Resumo

Este artigo tem como problema a seguinte questão: o que dizem as pesquisas que tratam da Educação Especial no/do Campo sobre currículo escolar para os sujeitos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação? Assim, objetiva analisar a produção científica oriunda de teses e dissertações produzidas no Brasil sobre a temática da Educação Especial no/do Campo, bem como se elas tratam e como tratam do currículo escolar para esses sujeitos. O estudo foi realizado mediante a adoção das abordagens bibliométrica e da análise de conteúdo, o qual tomou como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que é mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os resultados revelam 31 trabalhos sobre o tema da Educação Especial no/do Campo nos últimos 25 anos. Desses, somente cinco trabalhos tratam do currículo escolar no/do campo para o público-alvo da Educação Especial, porém não diretamente, mas como um tema que emerge da temática principal tratada por seus autores. Assim, constata-se a necessidade de estudos futuros e avanço do tema em tela. Portanto, investigar sobre a organização do currículo escolar para o público da Educação Especial no/do Campo é uma tarefa desafiadora.

Palavras-chave: Currículo Escolar, Educação Especial, Educação do Campo, Análise Bibliométrica.

 

Curriculum and Special Education in/from the Countryside: what do researches say about the theme?                                                

ABSTRACT. This article has the following question as a problem: what do researches that tackle Special Education in/from the Countryside say about school curriculum for subjects with disability, autism spectrum disorders and high skills/giftedness? Thus, it aims to: analyze scientific production deriving from theses and dissertations produced in Brazil about the topic of Special Education in/from the Countryside, as well as if they tackle and how they tackle school curriculum for these subjects. The study was carried out by means of the adoption of bibliometric approach and content analysis, which took as a data source the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações BDTD), which is maintained by the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia IBICT). Results reveal 31 works on the theme of Special Education in/from the Countryside over the last 25 years. Out of these, only five works tackle school curriculum in/from the countryside for the target audience of Special Education, albeit not directly, but as a theme that emerges from the main theme tackled by their authors. Therefore, investigating about the development of school curriculum for the audience of Special Education in/from the countryside is a challenging task.

Keywords: School Curriculum, Special Education, Rural Education, Bibliometric Analysis.

 

Currículo y Educación Especial en el/del campo: ¿lo que dicen las investigaciones sobre el tema?

RESUMEN. Como problema tenemos: ¿qué dicen las investigaciones que tratan sobre educación especial en el/del campo sobre el currículo escolar para sujetos con discapacidades, trastornos del espectro autista y altas habilidades/superdotación? Como objetivo: analizar la producción científica procedente de tesis y disertaciones producidas en Brasil sobre la temática de la educación especial en el/ del campo, así como ellas tratan y como manejan el currículo escolar para estos sujetos. El estudio se llevó a cabo mediante la adopción de enfoques bibliométricos y análisis de contenido, como fuente de datos tenemos la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) que es mantenida por el Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología (IBICT). Los resultados revelan 31 trabajos sobre el tema de educación especial del/en el campo en los últimos 25 años. De estos, solo 05 trabajos abordan el currículo escolar en el/ del campo para el público meta, pero no directamente, sino como un tema que surge de la temática principal abordada por sus autores. Existe la necesidad de futuros estudios y avances del tema en cuestión. Por lo tanto, investigar sobre la organización del currículo escolar para la educación especial del/en el campo es una tarea difícil.

Palabras clave: Currículo Escolar, Educación Especial, Educación del Campo, Análisis Bibliométrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Henrique da Silva, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Professor do magistério superior visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima, campus Paricarana, Boa Vista, Roraima. Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pedagogo e filósofo.

Alessandra Peternella, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Professora do magistério superior titular da Universidade Federal de Roraima, campus Paricarana, e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima, na cidade de Boa Vista, Roraima. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Pedagoga.

Referências

Almeida, L. S. C. (2018). Educação Inclusiva no campo: realidades e desafios no contexto escolar em Presidente Figueiredo no Amazonas (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Amazonas, Manaus.

Anjos, C. F. (2016). Realidades em contato: construindo uma interface entre a educação especial e a educação do campo (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

BIGS - Brazilian Institute of Geography and Statistics. (2010). Censo demográfico: educação e deslocamento. Rio de Janeiro, RJ: IBGE.

Brasil, MEC (2002). Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. CNE/MEC, Brasília. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192

Brasil, MEC. (2008a). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revinclusao5.pdf

Brasil, MEC. (2008b). Resolução n. 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, DF: MEC/ CNE/CEB. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11841-rceb002-08-pdf&category_slug=outubro-2012-pdf&Itemid=30192

Brasil. (2010). Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária-PRONERA. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file

Buratto, L. G. (2010). Prevenção de deficiência: programa de formação para professores Kaingang na terra indígena Ivaí-Paraná (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Caiado, K. R. M. (2015). Educação especial no campo: uma interface a ser construída. In Baptista, C. R. (Org.). Escolarização e deficiência: configurações nas políticas de inclusão escolar (pp. 75-89). São Carlos, SP: Marquezine & Manzini; ABPEE.

Caiado, K. R. M., & Gonçalves, T. G. G. L. (2013). Educação especial em escolas do campo: análise de um município do estado de São Paulo. Revista HISTEDBR On-Line, 13 (50), 179-193. https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640301

Caiado, K. R. M., & Meletti, SiS. M. F. (2011). Educação especial na educação do campo: 20 anos de silêncio no GT 15. Revista Brasileira de Educação Especial, 17(spe1), 93-104. https://doi.org/10.1590/S1413-65382011000400008

Castro Almeida, R. P. (2018). Projeto político e projeto pedagógico de escolas quilombolas amapaenses: contextualizando as altas habilidades/superdotação (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Coelho, L. L. (2011). A constituição do sujeito surdo na cultura Guarani-Kaiowá: os processos próprios de interação e comunicação na família e na escola (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

Coelho, L. L. (2019). A educação escolar de indígenas surdos Guarani e Kaiowá: discursos e práticas de inclusão (Tese de Doutorado). Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

Costa de Souza, M. C. E. (2013). A Organização do Atendimento Educacional Especializado nas Aldeias indígenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

Evangelista, G. R. (2017). Propostas para uma educação inclusiva no ensino regular em uma escola do campo (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

FAI. UFSCar. (2017, 09 de fevereiro). Número de escolas no campo diminui drasticamente no Brasil. http://www.fai.ufscar.br/noticia/numero-de-escolas-no-campo-diminui-drasticamente-no-brasil.html

Fernandes, A. P. C. S. (2015). A escolarização da pessoa com deficiência nas comunidades ribeirinhas da Amazônia paraense (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Fernandes, B. M., Cerioli, P. R., & Caldart, R. S. (2011). Primeira Conferência Nacional “Por Uma Educação Básica do Campo”: texto preparatório. In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo (pp. 19-62). 5 ed. Petrópolis: Vozes.

Ferreira da Silva, L. (2017). Políticas públicas de educação inclusiva: interfaces da educação especial na educação do campo no município de Conceição do Araguaia-PA (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Gonçalves, T. G. G. L. (2014). Alunos com deficiência na educação de jovens e adultos em assentamentos paulistas: experiências do PRONERA (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Gonçalves, T. G. G. L., & Caiado, K. R. M. (2016). A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas. Comunicações (UNIMEP), 23, 177-193. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p177-193

Hayashi, M. C. P. I. (2014). Análise bibliométrica: leituras teóricas, procedimentos metodológicos e protocolo de coleta de dados. São Carlos. (mimeo).

Hayashi, M. C. P. I., & Gonçalves, T. G. G. L. (2016). Perfil bibliométrico dos Grupos de Pesquisa em Educação do Campo: (2000-2016). Revista Brasileira de Educação do Campo, 1(1), 4-25. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n1p4

IBICT. Instituto Brasileiro de Informação para Ciência e Tecnologia. (2020). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Disponível em http://bdtd.ibict.br/vufind/

Jesus, D. M., & Anjos, C. F. (2012). Tecendo interfaces entre a educação especial e a educação do campo: o cenário do Espírito Santo. In XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (pp. 1820-1829). Campinas. SP: UNICAMP.

Kühn, E. R. (2017). A educação especial na educação no campo: as configurações de uma escola da rede municipal de ensino (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Lima, J. M. S. (2013). Criança Indígena Surda na Cultura Guarani-Kaiowá: um estudo sobre as formas de comunicação e inclusão na família e na escola (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

Lopes, J. C. (2014). Educação inclusiva na formação de educadores: uma experiência na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília.

Lozano, D. (2019). A interface entre educação especial e educação do campo em uma escola municipal do interior paulista: um estudo de caso (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Mantovani, J. V. (2015). A educação da pessoa com deficiência em comunidades remanescentes de quilombos no Estado de São Paulo (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Marcoccia, P. C. P. (2011). Escolas públicas do campo: indagação sobre a educação especial na perspectiva da inclusão educacional (Dissertação de Mestrado). Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba.

Maroldi, A. M. (2017). Estudos bibliométricos sobre educação indígena: frente de pesquisa, vida média e obsolescência da literatura citada em teses e dissertações (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Mendes, E. G. (2006). A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 11(33), 387-405. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000300002

Michels, M. H., & Garcia, R. M. C. (2014). Sistema educacional inclusivo: conceito e implicações na política educacional brasileira. Cadernos CEDES, 34(93), 157-173. https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622014000200002

Nozu, W. C. S. (2017). Educação especial e educação do campo: entre porteiras marginais e fronteiras culturais (Tese de Doutorado). Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

Nozu, W. C. S., Bruno, M. G., & Heredero, E. S. (2016). Interface educação especial – educação do campo: diretrizes políticas e produção do conhecimento no Brasil. Revista Ibero-americana de estudos em Educação, 11, 489-502. https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p489

Palma, D. T. (2016). Escolas do campo e atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncional (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo.

Peraino, M. A. C. (2007). Adolescente com altas habilidades/superdotação de um assentamento rural: um estudo de caso (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande.

Ponzo, M. G. N. (2009). As políticas de formação do profissional docente em face da perspectiva educacional inclusiva no campo: do legal às vozes dos professores (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

Portela, S. M. C. (2019). Identidade profissional do professor que atua na sala de recurso multifuncional: estudo a partir de uma Escola Estadual Indígena em Roraima (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista.

Rabelo, L. C. C., & Caiado, K. R. M. (2014). Educação Especial no campo: um estudo sobre o sistema municipal de ensino de Marabá/Pará. Revista Cocar, 8(15), 63-71.

Riche, N. J. (1994). Projeto rural: análise das interações entre classe especial e classe regular, fora do ambiente escolar, Vale do Paraíba/SP (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Sá, M. A. (2011). O Escolar Indígena com deficiência visual na região da Grande Dourados, MS: um estudo sobre a efetivação do direito à educação (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

Sá, M. A. (2015). Educação e escolarização da criança indígena com deficiência em Terra Indígena Araribá (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Santos, E. R. (2018). A escolarização do público-alvo da Educação Especial nas escolas estaduais da Educação do Campo no município de Boa Vista, RR (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Roraima e Instituto Federal de Roraima, Boa Vista.

Saviani, D. (2012). Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados.

Silva, J. H. (2014). Formação de professores para o atendimento educacional especializado em escolas indígenas (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

Silva, J. H. (2020). Federação Nacional das Apaes no Brasil, hegemonia e propostas educacionais (1990-2015). Curitiba, PR: CRV.

Silva, R. H. R. (2015). Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a educação especial brasileira. Revista HISTEDBR On-Line, 14(58), 78-89. https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640380

Silva, I. M. A. (2001). O trabalhador com (d) eficiência física na área de assentamento rural (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

Silva Souza, V. P. S. (2011). Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência e o acesso às políticas de saúde e educação em aldeias da Região da Grande Dourados (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

Souza, S. R. C. S. (2012). Educação no campo e a escolarização de pessoas com deficiência: uma análise dos indicadores sociais no Paraná (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

Vigotski, L. S. (1998). A formação social da mente. São Paulo, SP: Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, SP: Martins Fontes.

Vilhalva, S. (2009). Mapeamento das línguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades linguísticas Indígenas de Mato Grosso do Sul (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Publicado

2020-07-03

Como Citar

da Silva, J. H., & Peternella, A. (2020). Currículo e Educação Especial no/do campo: O que dizem as pesquisas sobre o tema. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e8967. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8967

Edição

Seção

Dossiê temático: Formação e Trabalho Docente no Campo e Educação Especial