Students as promoters of rural extension in aquaculture in the Marajó archipelago, Pará, Brazil

Autores

  • Fabricio Nilo Lima da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Raoani Cruz Mendonça Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Manoel Luciano Aviz de Quadros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Luã Caldas de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA https://orcid.org/0000-0001-7246-8559
  • Antonia Rafaela Gonçalves Macedo Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Osnan Lennon Lameira Silva Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0001-6516-5007
  • Lenilton Alex de Araujo Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN https://orcid.org/0000-0002-1072-7997

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8936

Resumo

Estudantes como promotores de extensão rural em aquicultura no arquipélago do Marajó, Pará, Brasil

A aquicultura é a criação de organismos aquáticos. Uma atividade em expansão, sendo de grande importância sua abordagem na extensão rural. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar a contribuição das atividades extensionistas em aquicultura na formação profissional de estudantes no Marajó, Amazônia, Brasil. O projeto “Transferência de tecnologia através da capacitação e assistência técnica para criadores de tambaqui, Colossoma macropomum, no arquipélago do Marajó/PA” foi desenvolvido por 10 estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo e do curso Técnico em Aquicultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Breves, na cidade de Curralinho. Eles participaram das etapas de coleta de dados nos empreendimentos aquícolas, capacitação aos produtores e acompanhamento da produção aquícola, atuando na condição de pesquisadores, instrutores e extensionistas, respectivamente. A duração do projeto foi de agosto de 2019 a março de 2020. Ao final do projeto, foi aplicado um questionário para os estudantes envolvidos. Os resultados mostraram que as atividades de extensão em aquicultura desenvolvidas foram relevantes e significativas, para a construção do conhecimento de maneira mútua entre os envolvidos (estudantes e produtores aquícolas). As experiências adquiridas irão fundamentar e subsidiar a prática profissional desses estudantes de forma concreta e efetiva. Em conclusão, o projeto de extensão representa uma excelente ferramenta no processo de ensino-aprendizagem para estudantes de Educação do Campo e de cursos técnicos em Aquicultura.

Palavras-chave: Tambaqui, Experiência, Ensino, Conhecimento, Amazônia.

 

Students as promoters of rural extension in aquaculture in the Marajó archipelago, Pará, Brazil

ABSTRACT. Aquaculture is the creation of aquatic organisms. An expanding activity, being of great importance its approach in rural extension. Thus, the objective of this study was to analyze the contribution of extension activities in aquaculture in the professional training of students in Marajó, Amazon, Brazil. The project “Technology transfer through training and technical assistance for tambaqui breeders, Colossoma macropomum, in the archipelago of Marajó/PA” was developed by 10 technician and under graduate students from rural education course and the technical course in aquaculture from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA) Campus Breves, in the city of Curralinho. They participated in the stages of data collection in aquaculture enterprises, training for producers and monitoring of aquaculture production, acting as researchers, instructors and extension workers, respectively. The duration of the project was from August 2019 to March 2020. At the end of the project, a questionnaire was applied to the students involved. The results showed that the aquaculture extension activities developed were relevant and significant, for the construction of knowledge in a mutual way between those involved (students and aquaculture producers). The acquired experiences will substantiate and subsidize the professional practice of these students in a concrete and effective way. In conclusion, the extension project represents an excellent tool in the teaching-learning process for students.

Keywords: Tambaqui, Experience, Teaching, Knowledge, Amazon.

 

Estudiantes como promotores de la extensión rural en acuicultura en el archipiélago de Marajó, Pará, Brasil

RESUMEN. La acuicultura es la creación de organismos acuáticos. Una actividad en expansión, su enfoque en la extensión rural es de gran importancia. Por lo tanto, el objetivo de este estudio fue analizar la contribución de las actividades de extensión acuícola a la formación profesional de los estudiantes en Marajó, Amazonia, Brasil. El proyecto “Transferencia de tecnología a través de capacitación y asistencia técnica para criadores de tambaqui, Colossoma macropomum, en el archipiélago de Marajó/PA” fue desarrollado por 10 estudiantes del Grado en Educación Rural y el Curso Técnico en Acuicultura del Instituto Federal de Campus de Educación, Ciencia y Tecnología de Pará (IFPA) Breves, en la ciudad de Curralinho. Participaron en las etapas de recolección de datos en empresas acuícolas, capacitación de productores y monitoreo de la producción acuícola, actuando como investigadores, instructores y extensionistas, respectivamente. La duración del proyecto fue de Agosto de 2019 a Marzo de 2020. Al final del proyecto, se aplicó un cuestionario a los estudiantes involucrados. Los resultados mostraron que las actividades de extensión de acuicultura desarrolladas fueron relevantes y significativas, para la construcción de conocimiento de manera mutua entre los involucrados (estudiantes y productores de acuicultura). Las experiencias adquiridas sustanciarán y subvencionarán la práctica profesional de estos estudiantes de manera concreta y efectiva. En conclusión, el proyecto de extensión representa una excelente herramienta en el proceso de enseñanza-aprendizaje para los estudiantes.

Palabras clave: Tambaqui, Experiencia, Enseñanza, Conocimiento, Amazonía.

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Biografia do Autor

Fabricio Nilo Lima da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Breves. Graduado em Aquicultura pelo IFPA. Especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFPA. Mestre em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutorado em Ciência Animal (Ecologia Aquática e Aquicultura) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiência em projetos de ensino, pesquisa e extensão para aquicultura.

Raoani Cruz Mendonça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Breves. Graduado em Engenharia de Pesca pela UFS. Mestrado e doutorado em Aquicultura e Recursos Pesqueiros pelo programa de pós-graduação da UFSC. Possui experiência no produção de peixes marinhos.

Manoel Luciano Aviz de Quadros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Breves. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre Biologia Ambiental com ênfase em ecologia de ecossistemas costeiros pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiência em projetos de ensino, pesquisa e extensão para aquicultura.

Luã Caldas de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Breves. Graduado em Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFPA. Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiência em gestão de projetos e captação de recursos por editais de fomento.

Antonia Rafaela Gonçalves Macedo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Tecnologia em Aquicultura, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Para (IFPA) Campus Castanhal. Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares pelo IFPA, Campus Castanhal. Doutorado em Ciência Animal (Ecologia Aquática e Aquicultura) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiência em projetos na área de malacocultura em empreendimentos solidários

Osnan Lennon Lameira Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Tecnólogo Agroindustrial em Alimentos pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará. Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará.

Lenilton Alex de Araujo Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mestre em Fitotecnia pela UFERSA. Doutor em Agronomia pela UFERSA. Atualmente exerce o cargo de professor EBTT no IFRN Campus Mossoró, possui experiência internacional na Mahoney's Garden Center/University of Minnesota, experiência com máquinas agrícolas, sanidade vegetal, produção de mudas, olericultura e fruticultura em condições de semi-árido. 

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Publicado

2020-07-29

Como Citar

Nilo Lima da Silva, F. ., Mendonça, R. C. ., Quadros, M. L. A. de, Oliveira, L. C. de ., Macedo, A. R. G. ., Lameira Silva, O. L. ., & Oliveira, L. A. de A. . (2020). Students as promoters of rural extension in aquaculture in the Marajó archipelago, Pará, Brazil. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e8936. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8936

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