O Programa Residência Pedagógica e suas contribuições para a formação docente de estudantes do curso de Educação do Campo, Abaetetuba, Pará

Autores

  • Ieda Ribeiro Rodrigues Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0002-8559-8253
  • Graciete do Socorro do Nascimento da Silva Rede Municipal e Estadual de ensino no Estado do Pará
  • Clemerson Santos da Silva Rede Municipal e Estadual de ensino no Estado do Pará
  • Ronaldo Lopes de Sosua Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0002-5440-2959
  • Marcio Antonio Raiol dos Santos Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8292

Palavras-chave:

Pedagogical Residence Program, teacher education, Abaetetuba field education

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma ação implementada pela Capes para atender aos objetivos da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação. A partir da necessidade de sistematizar a avaliação dos residentes sobre o programa para ter a percepção de que o licenciando é favorecido após conviver com a sua futura realidade enquanto prepara-se para a profissão, objetiva-se apresentar os resultados que o Programa Residência Pedagógica proporcionou para a formação acadêmica dos discentes do curso de Educação do Campo turma 2015, Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba/Pará. Fundamenta-se sobre o processo histórico do programa, dando ênfase ao subprojeto de Educação do Campo. Sendo que, por meio de uma abordagem qualitativa, foram aplicados questionários semiestruturados via WhatsApp e E-mail, para 26 (vinte e seis) residentes e para os 3 (três) preceptores do subprojeto de Educação do Campo. As ações desenvolvidas pelo PRP propiciaram aproximação da UFPA com a escola básica, a busca de metodologias alternativas pelos residentes e preceptores como forma de proporcionar melhores condições de aprendizado dos alunos contemplados pelo projeto. Além disso, contribuiu para a reafirmação profissional, melhora da autoestima e possibilitou a dos discentes incluídos no PRP com a realidade das escolas do campo e da cidade. Dessa forma, as atividades desenvolvidas pelo PRP perpassaram a formação acadêmica e proporcionou aos participantes vivenciarem muitas experiências coletivas no ambiente escolar e da UFPA, tornando-os mais acessíveis para perceber o quanto a troca de conhecimento pode tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível nas escolas básicas brasileiras.  

Palavras-chave: programa residência pedagógica, formação docente, educação do campo abaetetuba.

 

The Pedagogical Residence Program and its contributions to the teacher training of the Rural Education course, Abaetetuba, Pará

ABSTRACT. The Pedagogical Residency Program (PRP) is an action implemented by Capes to meet the objectives of the National Policy for the Training of Teachers of Basic Education of the Ministry of Education. Based on the need to systematize the residents' evaluation of the program to have the perception that the licensee is favored after living with their future reality while preparing for the profession, the objective is to present the results that the Pedagogical Residency Program provided for the academic training of students of the 2015 course in Education of the Class countryside, Federal University of Pará (UFPA), Abaetetuba Campus/Pará. It is based on the historical process of the program, emphasizing the Rural Education subproject. Since, through a qualitative approach, semi-structured questionnaires were applied via WhatsApp and E-mail, for 26 (twenty-six) residents and for the 3 (three) preceptors of the Rural Education subproject. The actions developed by the PRP provided UFPA with the basic school, the search for alternative methodologies by residents and preceptors as a way of providing better learning conditions for the students contemplated by the project. In addition, it contributed to the professional reaffirmation, improved self-esteem and made it possible for the students included in the PRP to experience the reality of rural and city schools. In this way, the activities developed by the PRP went through academic training and allowed participants to experience many collective experiences in the school and UFPA environment, making them more accessible to realize how much the exchange of knowledge can make learning more dynamic and accessible in schools brazilian basic.

Keywords: pedagogical residence program, teacher education, abaetetuba rural education.

 

El Programa de Residencia Pedagógica y sus contribuciones a la Educación de Profesores del curso de Educación de Campo, Abaetetuba, Pará

RESUMEN. El Programa de Residencia Pedagógica (PRP) es una acción implementada por Capes para cumplir con los objetivos de la Política Nacional de Formación de Docentes de Educación Básica del Ministerio de Educación. Partiendo de la necesidad de sistematizar la evaluación de los residentes del programa para tener la percepción de que el licenciatario se ve favorecido luego de vivir con su realidad futura mientras se prepara para la profesión, el objetivo es presentar los resultados que el Programa de Residencia Pedagógica brindó al académico de alumnos del curso 2015 de Educación de la Clase Campo, Universidad Federal de Pará (UFPA), Campus Abaetetuba/Pará. Se basa en el proceso histórico del programa, con énfasis en el subproyecto de Educación Rural. Dado que, a través de un enfoque cualitativo, se aplicaron cuestionarios semiestructurados vía WhatsApp y E-mail, para 26 (veintiséis) residentes y para los 3 (tres) preceptores del subproyecto Educación Rural. Las acciones desarrolladas por el PRP brindaron a la UFPA la escuela primaria, la búsqueda de metodologías alternativas por parte de los residentes y preceptores como una forma de brindar mejores condiciones de aprendizaje para los estudiantes contemplados en el proyecto. Además, contribuyó a la reafirmación profesional, mejoró la autoestima y posibilitó que los alumnos incluidos en el PRP vivieran la realidad de las escuelas rurales y urbanas. De esta manera, las actividades desarrolladas por el PRP pasaron por una formación académica y brindaron a los participantes vivir muchas experiencias colectivas en el ámbito escolar y de la UFPA, haciéndolos más accesibles para darse cuenta de cuánto el intercambio de conocimientos puede hacer que el aprendizaje sea más dinámico y accesible en las escuelas básicas brasileñas.

Palabras clave: programa de residencia pedagógica, formación del profesorado, educación rural de abaetetuba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ieda Ribeiro Rodrigues, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduação em Licenciatura em Educação do Campo, com Habilitação em Ciências Naturais, Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Abaetetuba. Interesse principalmente nos seguintes temas: recursos naturais, escola do campo, materiais pedagógicos, EJA e culturas regionais. Contribuiu no projeto gráfico da revista em quadrinhos: Biodiversidade, saberes e sabores do Campo- Conversa de crianças da Comunidade de Murutinga.

Graciete do Socorro do Nascimento da Silva, Rede Municipal e Estadual de ensino no Estado do Pará

Professor nas redes Municipal e Estadual de ensino no Estado do Pará, cidade de Abaetetuba. Atua no Clube de Ciências no município de Abaetetuba como professora orientadora de projetos de pesquisas nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Ministra cursos de Formação Continuada para professores das redes municipais e estaduais de ensino.

Clemerson Santos da Silva, Rede Municipal e Estadual de ensino no Estado do Pará

Graduação em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Administração de Empresas pela Associação Internacional de Educação Continuada e pós-graduação em Fundamentos da Física Contemporânea, Aplicações e Implicações pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor das redes estadual e municipal de ensino, Abaetetuba, Pará.

Ronaldo Lopes de Sosua, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Adjunto I e atua no Curso de Licenciatura Educação do Campo-Ciências Naturais, Campus de Abaetetuba, Pará. Tem experiência nas áreas de Biodiversidade, Etnobotânica, Virologia humana e Biologia Molecular.

Marcio Antonio Raiol dos Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Docente do Núcleo de Estudos Transdisciplinares da Educação Básica - NEB UFPA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - UFPA. Pesquisador nas áreas da Educação e do Ensino; Currículo e Educação Básica; Teoria da Complexidade e Educação; Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade.

Referências

Almeida, G. M. S., Silva, A. P. F. (2018). A importância da formação docente na práxis do professor de química orgânica no ensino médio. In VII ENALIC, VI Seminário do PIBID, I seminário de Residência Pedagógica. Educação e Resistência: a formação de professores em tempos de Crise Democrática. Fortaleza- CE.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC). (2018). Brasília, MEC.

Caetano, A. P., Silva, M. L. (2009). Ética Profissional e Formação de Professores. Sísifo. Revista de Ciências da Educação. 8, 49-60.

Có, B. A. et al. (2018). Relato de Experiência dos Integrantes do Programa de Residência Pedagógica na EEEP Jose Ivanilton Nocrato – Guaiúba – CE. In VII ENALIC, VI Seminário do PIBID, I seminário de Residência Pedagógica. Educação e Resistência: a formação de professores em tempos de Crise Democrática. Fortaleza- CE.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. (2018a). Edital Nº 06/2018- Programa de Residência Pedagógica. Brasília, Capes.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. (2018b). Projeto Institucional registrado na Plataforma Freire. Brasília, Plataforma Freire.

Craveiro, T. S. U. et al. (2018). O Legado do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Alvorada: As Expectativas Frente às ações do Programa Residência Pedagógica (RP). In VII ENALIC, VI Seminário do PIBID, I seminário de Residência Pedagógica. Educação e Resistência: a formação de professores em tempos de Crise Democrática. Fortaleza- CE.

Dias, V. L. C., Maia, M. A. G., & Ribeiro, L. C. B. (2018). Formação de Professores (as): PIBID & Programa Residência Pedagógica. In VII ENALIC, VI Seminário do PIBID, I seminário de Residência Pedagógica. Educação e Resistência: a formação de professores em tempos de Crise Democrática. Fortaleza- CE.

Falzetta, R. (2017, 28 de novembro). Residência Pedagógica: o que é isso [Todos pela Educação- O Globo]. Recuperado de https://blogs.oglobo.globo.com/todos-pela-educacao/post/residencia-pedagogica-o-que-e-isso.html

Fini, D. A., Silva, N. C. S., & Santos, K. C. S. (2016). A Criação de uma Base Nacional Comum Curricular favorece a aprendizagem dos estudantes? In XVIII ENDIPE. Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira. Cuiabá, UFMG.

Instituto Nacional Anísio Teixeira - INEP. (2017). Censo Escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Brasília, INEP. Recuperado de http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf. Acesso em: 01/08/2019.

MEC lança Política Nacional de Formação de Professores com Residência Pedagógica. (18 de outubro de 2017). Recuperado em: 19 de julho de 2019 do Portal MEC.

Mota, A. S. et al. (2018). Residência Pedagógica: uma contribuição para a Formação inicial de Professores. In VII ENALIC, VI Seminário do PIBID, I seminário de Residência Pedagógica. Educação e Resistência: a formação de professores em tempos de Crise Democrática. Fortaleza- CE.

Nascimento, A. W. S. (2015). Política de Ensino Médio, formação e prática Social: o caso do município de Abaetetuba-Pa. Tese Doutorado. Fortaleza: UFC.

Osório, F. L., Crippa, J. A., & Loureiro, S. R. (2008). Escala para Auto-Avaliação ao Falar em Público (SSPS): adaptação transcultural e consistência interna da versão brasileira. Revista de Psiquiatria Clínica, 35(6), 207-211. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832008000600001

Projeto Político Pedagógico da Escola Bernardino Pereira de Barros-PPP. (2019). Estabelece o histórico da escola. Abaetetuba-Pa: SEDUC-PA.

Rodrigues, P. M. L., Lima, W. S. R., & Viana, M. A. P. (2017). A importância da formação continuada de professores de Educação Básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano. Saberes Docentes em Ação, 3(1), 28-47.

Silva, K. A. C. P., & Cruz, S. P. (2018). A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistência. Momento: Diálogos em Educação, 27(2), 227-249. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8062

Silva, Q. D. (2018). A Experiência de Implantação do Programa de Residência Pedagógica da UEMA. In VII ENALIC, VI Seminário do PIBID, I Seminário de Residência Pedagógica. Educação e Resistência: a formação de professores em tempos de Crise Democrática. Fortaleza- CE. https://doi.org/10.29327/1seminariodopibideprpfai.146165

Downloads

Publicado

2021-02-26

Como Citar

Ribeiro Rodrigues, I., do Socorro do Nascimento da Silva, G. ., Santos da Silva, C., Lopes de Sosua, R., & Antonio Raiol dos Santos, M. . (2021). O Programa Residência Pedagógica e suas contribuições para a formação docente de estudantes do curso de Educação do Campo, Abaetetuba, Pará. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e8292. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8292

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos