Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância: limites, desafios e possibilidades na formação de professores

Autores

  • Sebastião Silva Soares Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Selva Guimarães Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Universidade de Uberaba - UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6954

Palavras-chave:

Alternation Pedagogy, Higher Education, Countryside Education.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre os limites e as potencialidades da Pedagogia da Alternância na formação de professores no contexto da Educação do Campo. Apresentamos um breve resgate histórico sobre a Pedagogia da Alternância e a sua integração nos currículos dos cursos superiores de Licenciatura em Educação do Campo implantados no Brasil, por meio do Edital de Seleção n. 2/2012-Sesu/Setec/Secadi/MEC, de 31 de agosto daquele ano. Conforme narrativas de professores formadores de duas instituições contempladas por essa chamada pública na região Norte do Brasil, verificamos concepções, limites, potencialidades e projeções futuras da Pedagogia da Alternância.

Palavras-chave: Pedagogia da Alternância, Ensino Superior, Educação do Campo.

 

History of Rural Education and Pedagogy of Alternation: limits, challenges and possibilities in teacher training

Abstract: This article propose a reflection on the limits and potentialities of the Alternation Pedagogy as an formative device in the process of teaching and learning in teacher education in the context of Countryside Education. We present a brief historical rescue on the Alternation Pedagogy and its integration in the curricula of the undergraduate courses in Countryside Education implemented in Brazil, through the Call for Selection n. 2/2012-Sesu/Setec/Secadi/MEC, of ​​August 31st of that year. According to the narratives of teacher trainers of two institutions contemplated by this public call in the Northern region of Brazil, we verify conceptions, limits, potentialities and future projections of Alternation Pedagogy.

Keywords: Alternation Pedagogy, Higher Education, Countryside Education.

 

Educación Rural y Pedagogía de la Alternancia: límites, desafíos y posibilidades en la formación de profesores

Resumen: Este artículo proponer una reflexión sobre los límites y las potencialidades de la Pedagogía de la Alternancia en la formación de profesores en el contexto de la Educación Rural. Presentamos un breve rescate histórico sobre la Pedagogía de la Alternancia y su integración en los currículos de los cursos superiores de Licenciatura en Educación Rural implantados en Brasil, a través del Edicto de Selección n. 2/2012-Sesu / Setec / Secadi / MEC, del 31 de agosto de aquel año. Conforme narrativas de profesores formadores das instituciones contempladas por esa llamada pública en la región Norte de Brasil, verificamos concepciones, límites, potencialidades y proyecciones futuras de la Pedagogía de la Alternancia.

Palabras clave: Pedagogía de la Alternancia, Enseñanza Superior, Educación Rural.

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Biografia do Autor

Sebastião Silva Soares, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Professor na Universidade Federal do Tocantins – Câmpus Arraias.

Selva Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora de Produtividade do CNPq, 1B. Docente do PPGEB/UNIUBE e do PPGED/UFU.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Soares, S. S., & Guimarães, S. . (2019). Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância: limites, desafios e possibilidades na formação de professores . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 4, e6954. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6954

Edição

Seção

Dossiê Temático: 50 anos da Alternância no Brasil