Educação do Campo em perspectiva: história, política pública e formação continuada de professores/as do ensino básico

Autores

  • Leandra Domingues Silvério Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Rogéria Moreira Rezende Isobe Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6894

Resumo

O artigo discorre brevemente sobre a história da Educação do Campo com ênfase nas lutas sociais para a sua conquista, tendo como preocupação pensar a importância, a necessidade e os desafios da formação continuada de professores/as do ensino básico, enquanto política pública. Problematizando tal realidade por meio do diálogo com diferentes autores/as da temática, com a legislação específica, bem como por meio da nossa experiência social e profissional na realização de cursos de aperfeiçoamento para profissionais do ensino básico, ofertados pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) via as universidades federais.

Palavras-chave: Educação do Campo, Formação de Professores/as, Legislação, História.

 

Countryside Education in perspective: history, public policy and continuing education of primary school teachers

ABSTRACT. The article briefly discusses the history of Countryside Education with emphasis on social struggles for its conquest, with the concern of thinking about the importance, necessity and challenges of continuing education of primary school teachers as public policy. Problematizing this reality through the dialogue with different authors of the subject, with the specific legislation, as well as through our social and professional experience in the accomplishment of improvement courses for professionals of basic education, offered by the Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) of the Ministério da Educação (MEC) through the federal universities.

Keywords: Countryside Education, Teacher Training, Legislation, History.

 

Educación del Campo en perspectiva: historia, política pública y formación continuada de profesores/as de la enseñanza básica

RESUMEN. El artículo discurre brevemente sobre la historia de la Educación del Campo con énfasis en las luchas sociales para su conquista, teniendo como preocupación pensar la importancia, la necesidad y los desafíos de la formación continuada de profesores/as de la enseñanza básica, como política pública. Problematizando tal realidad por medio del diálogo con diferentes autores/as de la temática, con la legislación específica, así como a través de nuestra experiencia social y profesional en la realización de cursos de perfeccionamiento para profesionales de la enseñanza básica, ofrecidos por la Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) del Ministério da Educação (MEC) a través de las universidades federales. 

Palabras clave: Educación del Campo, Formación de Profesores/as, Legislación, Historia.

 

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Biografia do Autor

Leandra Domingues Silvério, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Leandra Domingues Silvério: Bacharelado e Licenciatura em História pela UFU (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em História Social pela PUC-SP. Professora Adjunta do Departamento de História da UFTM. Coordenadora do Laboratório de Estudos de História Agrária e Movimentos Sociais (Lehams). Desenvolve atividades de ensino, extensão e pesquisa nas áreas: História do Brasil Republicano, Educação para Relações Étnico-raciais e Estudos de Gênero. Coordenadora das edições 2014-2015 e 2017-2018 do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo da UFTM.

Rogéria Moreira Rezende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Rogéria Moreira Rezende Isobe: Graduação em Pedagogia pela UFU (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Educação pela PUC-SP. Professora Associada do Departamento de Educação da UFTM. Desenvolve atividades de ensino, extensão e pesquisa com foco nos seguintes temas: História da Educação, Cultura e Educação e Políticas Educacionais reconhecendo o caráter essencialmente histórico dos processos que envolvem a temática. Vice-coordenadora da edição 2017-2018 do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo da UFTM.

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Publicado

2020-02-29

Como Citar

Silvério, L. D., & Moreira Rezende Isobe, R. (2020). Educação do Campo em perspectiva: história, política pública e formação continuada de professores/as do ensino básico. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e6894. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6894

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos