Perspectivas para uma educação musical no âmbito curricular das artes na educação básica: um estudo exploratório tendo por base a realidade Tocantinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6760

Palavras-chave:

Arts Teaching; Music Education; Common National Curriculum Base; Tocantins.

Resumo

Partindo de uma leitura influenciada pela experiência profissional do autor, este estudo tem como seu objetivo procurar conhecer a realidade vivida no Estado do Tocantins no que à educação musical diz respeito, tendo por base uma análise da sua rede estadual, e da rede municipal da sua capital estadual, de ensino, num estudo centrado em dois eixos distintos: o da evolução da grade curricular na rede estadual, entre 2013 e 2017, e a realidade vivida nas escolas da rede municipal de Palmas, Tocantins, no que à educação musical diz respeito. Procurando nesta análise partir de uma visão nacional das diretrizes curriculares na área da educação musical, a metodologia de pesquisa utilizada é de carácter qualitativo, baseada na observação, na recolha documental, na análise de discurso, e na aplicação de um questionário aos professores de música em exercício de funções na cidade de Palmas, Tocantins, durante o segundo semestre de 2017. No final conclui-se que, subsistindo na realidade brasileira uma disputa entre dois modelos de educação artística distintos – um caracterizado por uma abordagem integradora das diversas linguagens, e outro por uma visão mais autônoma que prevê espaços curriculares próprios para cada uma destas mesmas linguagens –, observa-se uma tendência de retrocesso, nomeadamente com a homologação da Base Nacional Comum Curricular, a uma visão mais integradora das linguagens artísticas, na esteira da Educação Artística prevista pela LDB de 1971. Regista-se ainda o incumprimento estadual de normas e de diretrizes programáticas previstas para a educação musical a nível nacional.

Palavras-chave: Ensino de Artes, Educação Musical, Base Nacional Comum Curricular, Tocantins.

 

Perspectives for a music education in the curriculum of arts in basic education: an exploratory study based on the reality of Tocantins

ABSTRACT. Based on a reading influenced by the professional experience of the author, this study aims to understand the reality experienced in the State of Tocantins with regard to music education, based on an analysis of its state education network, and the municipal education network of its state capital, in a study focused on two distinct axes: the evolution of the curriculum in the state network, between 2013 and 2017, and the reality experienced in the schools of the municipal network of Palmas, Tocantins, as far as music education is concerned. Seeking in this analysis to start from a national view of the curriculum guidelines in the area of music education, the research methodology used is of a qualitative nature, based on observation, document collection, discourse analysis, and the application of a questionnaire to music teachers working in the city of Palmas, Tocantins, during the second half of 2017. In the end, it is concluded that, persisting in the Brazilian reality a dispute between two distinct models of artistic education – one characterized by an integrative approach of different languages, and another by a more autonomous vision that provides curriculum spaces specific to each of these languages –, there is a tendency to regress, namely with the approval of the Common National Curriculum Base, to a more integrative vision of artistic languages, in the wake of the Artistic Education provided by LDB of 1971. It is also noted the state non-compliance with standards and programmatic guidelines for music education at national level.

Keywords: Arts Teaching, Music Education, Common National Curriculum Base, Tocantins.

 

Perspectivas para una educación musical en el ámbito curricular de las artes en la educación básica: un estudio exploratorio basado en la realidad Tocantinense

RESUMEN. Basado en una lectura influenciada por la experiencia profesional del autor, este estudio pretende entender la realidad vivida en el Estado de Tocantins en materia de educación musical, a partir del análisis de su red educativa estatal y de la red educativa municipal de su capital estatal, en un estudio centrado en dos ejes diferenciados: la evolución del currículum en la red estatal, entre 2013 y 2017, y la realidad vivida en las escuelas de la red municipal de Palmas, Tocantins, en lo que se refiere a la educación musical. Buscando en este análisis partir de una visión nacional de los lineamientos curriculares en el área de la educación musical, la metodología de investigación utilizada es de carácter cualitativo, basada en la observación, la recolección de documentos, el análisis del discurso y la aplicación de un cuestionario a los profesores de música que trabajan en la ciudad de Palmas, Tocantins, durante el segundo semestre de 2017. Al final, se concluye que, puesto que en la realidad brasileña persiste una disputa entre dos modelos distintos de educación artística – uno caracterizado por un enfoque integrador de los distintos lenguajes, y otro por una visión más autónoma que proporciona espacios curriculares específicos para cada uno de ellos –, existe una tendencia a retroceder, sobre todo con el aval de la Base Curricular Nacional Común, hacia una visión más integradora de los lenguajes artísticos, a partir de la educación artística que proporcionó la LDB de 1971. También se señala el incumplimiento por parte del estado de las normas y directrices programáticas para la educación musical a nivel nacional.

Palabras clave: Enseñanza de las Artes, Educación Musical, Base Curricular Nacional Común, Tocantins.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Faísca Fernandes Gomes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Com formação na área da Música e da Educação, realizada em Portugal e reconhecida no Brasil pela Universidade de Brasília, foi por mais de duas décadas professor de Análise e de Técnicas de Composição na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, sendo atualmente professor substituto da Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal do Tocantins, no Campus de Tocantinópolis.

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Publicado

2020-07-29

Como Citar

Gomes, C. A. F. F. (2020). Perspectivas para uma educação musical no âmbito curricular das artes na educação básica: um estudo exploratório tendo por base a realidade Tocantinense. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e6760. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6760

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Artigos / Articles / Artículos