A política de educação em tempo integral, perspectivas e aproximações com a Educação do Campo

Autores

  • Clenya Ruth Vasconcelos Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Solange Helena Ximenes Rocha Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6632

Resumo

O trabalho versa sobre a implementação e imbricação das políticas educacionais de educação em tempo integral e Educação do campo. A pesquisa de natureza bibliográfica, dialoga com diferentes autores do campo de estudo discutido como: Cavaliere (2010), Lecler e Moll (2012) e documentos normativos como os Cadernos Pedagógicos da Série Educação no Campo  (2009), Manual Operacional da Educação Integral (2014), Resolução CNE/CEB 01, de 3 de abril de 2002. Considerando as imbricações das políticas, entende-se que no nível de formulação, em seus aspectos conceituais e pedagógicos, convergem, e, assim, as propostas de adequação da política educação em tempo integral para as escolas do campo são sustentadas pela coexistência de diferentes formas e dinâmicas de vida no campo e o processo educativo deve partir dessas especificidades. O Mais Educação Campo, implementado nas escolas, tem se constituído um desafio para a política de educação em tempo integral, pois pressupõe uma organização pedagógica diferenciada refletida em práticas alinhadas a novas formas de concepção da relação espaço-tempo, conexão das atividades entre turnos, e currículo.

Palavras-chave: Educação em Tempo Integral, Educação do Campo, Política Educacional.

 

The full-time education policy, perspectives and approaches to Rural Education                       

ABSTRACT. The work deals with the implementation and imbrication of the educational policies of full-time education and education in the field. The research of bibliographical nature, dialogues with different authors of the field of study discussed as: Cavaliere (2010), Moll (2012) and normative documents. Considering the policy impact, appear, it is understood that the wording in their conceptual and pedagogical aspects, converge, and so, the adequacy of policy proposals full-time education for schools in the field are supported by coexistence of different forms and dynamics of life in the country and that the educational process must leave these specificities. The More Field Education implemented in schools, has become a challenge for the full-time education policy, because it assumes a pedagogical differentiated organization reflected in practices aligned to new forms of interface design space-time, connecting the activities between shifts, and curriculum.

Keywords: Full-time education, Rural Education, Educational Policy.

 

La política de educación en tiempo completo, perspectivas y aproximaciones con la Educación del Campo

RESUMEN. El trabajo versa sobre la implementación del las políticas educativas de educación en tiempo completo y Educación del campo. La pesquisa es de naturaleza bibliográfica, dialoga con diversos autores del campo de estúdio discutido como: Cavaliere (2010), Moll (2012) y documentos normativos. Considerando las imbricizaciónes de las políticas, se entiende que a nivel de formulación, en sus aspectos conceptuales y pedagógicos, convergen, y así, las propuestas de adecuación de la política en educación en tiempo completo para las escuelas del campo son apoyado por la coexistencia de diferentes formas y dinámicas de la vida en el campo y que el proceso educativo debe basarse en estas especificidades. El más educación campo implementados en las escuelas, tiene se constituído en un desafio para la politica de educacion en tiempo completo, pues presupone una organización pedagógica diferenciada se refleja en las prácticas alineadas con las nuevas formas de diseñar la relación espacio-tiempo, Conexión de las actividades entre turnos y currículo.

Palabras clave: Educación en Tiempo Completo, Educación del Campo, Política Educativa.

 

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Biografia do Autor

Clenya Ruth Vasconcelos, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2017). Docente do Curso de Graduação em  Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Solange Helena Ximenes Rocha, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007).  Atualmente é Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará e docente de cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, educação do campo, comunidades de aprendizagem.

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Vasconcelos, C. R., & Rocha, S. H. X. (2020). A política de educação em tempo integral, perspectivas e aproximações com a Educação do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e6632. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6632

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos