Juventude, formação, cultura e política: a experiência do curso de Residência Agrária jovem em Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e5889

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência do curso Residência Agrária Jovem realizado em Santa Catarina. Tem como objetivo geral compreender a importância da formação e da escolarização da juventude ligada ao MST. A partir do estudo e análise da participação da juventude na organização e nas lutas da classe trabalhadora, tendo como referência pesquisas que abordam esta temática, evidenciou-se que ainda são poucos os estudos e pesquisas que abordam os jovens do campo vinculados ao MST e que a juventude, assim como os demais trabalhadores do campo tem vivenciado um longo processo de exclusão, que se refletem, principalmente, na ausência do acesso à educação, saúde, cultura. Preocupados com a formação dos jovens, o MST tem buscado viabilizar por meio de parcerias a realização de atividades educativas e de formação para a juventude dos assentamentos e acampamentos. O curso Residência Jovem possibilitou aos jovens momentos de formação política, cultural e artística, vivência na universidade, troca de experiências, perceber e vivenciar as contradições e limites da vida nos assentamentos e acampamentos do MST, assim como possibilitou a constituição de coletivos de juventude e o fortalecimento da identidade Sem Terra.

Palavras-chave: Juventude, MST, Formação Política e Cultural.

 

Youth, formation, culture and politics: the experience of the young agrarian residence course in Santa Catarina                  

ABSTRACT. The article presents a reflection about the experience of the Young Agrarian Residence course held in Santa Catarina. Its general objective is to understand the importance of training and schooling the youth linked to the MST. Based on the study and analysis of youth participation in the organization and struggles of the working class, with reference to research that addresses this theme, it has been shown that there are still few studies and research that address the youth of the field linked to the MST and that youth, as well as other rural workers, have experienced a long process of exclusion, which is reflected mainly in the absence of access to education, health and culture. Concerned with the training of young people, the MST has sought to make it possible through partnerships to carry out educational and training activities for the youth of the settlements and camps. The Youth Residency course provided young people with moments of political, cultural and artistic training, living in the university, exchanging experiences, understanding and experiencing the contradictions and limits of life in the MST settlements and camps, as well as making it possible to form youth and the strengthening of the Landless identity.

Keywords: Youth, MST, Political and Cultural Formation.

 

Juventud, formación, cultura y política: la experiencia del curso de residencia agraria joven en Santa Catarina

RESUMEN. El artículo presenta una reflexión sobre la experiencia del curso Residencia Agraria Joven realizado en Santa Catarina. Tiene como objetivo general comprender la importancia de la formación y la escolarización de la juventud ligada al MST. A partir del estudio y análisis de la participación de la juventud en la organización y en las luchas de la clase trabajadora. Teniendo como referencia investigaciones que abordan esta temática, se evidenció que todavía son pocos los estudios e investigaciones que trabajan el tema de los jóvenes del campo vinculados al MST y que la juventud, así como los demás trabajadores del campo, han vivido un largo proceso de exclusión, que se reflejan principalmente en la ausencia del acceso a la educación, la salud, la cultura. Preocupados por la formación de los jóvenes, el MST ha buscado viabilizar por medio de alianzas con universidades públicas la realización de actividades educativas y de formación para la juventud de los asentamientos y campamentos. El curso Residencia Joven posibilitó a los jóvenes momentos de formación política, cultural y artística, vivencia en la universidad, intercambio de experiencias, percibir y vivenciar las contradicciones y límites de la vida en los asentamientos y campamentos del MST, así como posibilitó la constitución de colectivos de juventud y el fortalecimiento de la identidad Sin Tierra.

Palabras clave: Juventud, MST, Formación Política y Cultural.

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Biografia do Autor

Fabiana Fátima Cherobin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e em Pedagogia pelo Centro Internacional Uninter (2018), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Doutorado em educação pela UFSC (2020), na linha Trabalho, Educação e Política, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Atualmente é professora da Rede de ensino no município de Florianópolis e integrante do grupo de pesquisa TMT/UFSC. Tem experiência na área de Educação, educação do campo, movimentos sociais e políticas públicas.

Edilaine Aparecida Vieira, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Contestado (2005) e Pedagogia pelo Centro Internacional Uninter (2018), especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná – UFR (2007), mestrado em Educação pela UFPR e doutorado em educação pela UFPR (2018) na linha Cultura, Escola e Ensino. Pesquisadora do Núcleo Pesquisas em Publicações Didáticas/UFPR. Atualmente é professora efetiva do Governo do estado de Santa Catarina, atuando como gestora na Escola de Ensino Médio Paulo Freire. Tem experiência na área de Educação Física escolar, gestão escolar, formação de professores e educação do campo.

Vagner Luiz Kominkiéwicz, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (2008), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Doutorando da linha Trabalho, Educação e Política do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Pesquisador do grupo de pesquisa TMT/UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação do campo. Bolsista do Programa UNIEDU Pós-Graduação.

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Publicado

2020-07-29

Como Citar

Cherobin, F. F., Vieira, E. A., & Kominkiéwicz, V. L. (2020). Juventude, formação, cultura e política: a experiência do curso de Residência Agrária jovem em Santa Catarina. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e5889. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e5889

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos