Narrativas ficcionais - potenciais pedagógicos, estético e literário para a formação do aluno no espaço escolar

  • Elivaldo Serrão Custódio Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Rubelina Silva dos Santos Secretaria Municipal de Educação de Afuá - Amapá

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo elaborar estratégias de estímulo à leitura com ações que envolvem narrativas ficcionais de forma dinâmica, prazerosa e divertida junto a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Fé em Deus localizada em Rio Baiano, município de Afuá, Estado do Pará. Para isso, utilizamos da pesquisa bibliográfica e da pesquisa ação com abordagem qualitativa/quantitativa, sendo a segunda desenvolvida a partir do diagnóstico através de questionário aplicado com os alunos. Os resultados demonstram que é possível estimular o gosto e o prazer pela leitura a partir das narrativas ficcionais e que a utilização de espaços além do da sala de aula podem tornar a leitura mais divertida e que o papel do professor é fundamental nesse processo. Assim, acreditamos que trabalhos dessa natureza são importantes para o processo de ensino e aprendizagem de forma dinâmica e também porque permite ao educador momentos de reflexão sobre a prática docente em escolas localizadas na zona rural.

Palavras-chave: Narrativas Ficcionais, Leitura, Ensino e Aprendizagem, Escola Pública.

 

Fictional narratives - pedagogical, aesthetic and literary potentials for the student's formation in the school space                       

ABSTRACT. The present work aims to develop strategies to stimulate reading with actions that involve fictional narratives in a dynamic, pleasant and fun way with students of the final years of Elementary School of the Faith in God School located in the Baiano River, Afuá municipality in the state of Pará. For this, we used bibliographic research and action research with a qualitative/quantitative approach, the second one being developed from the diagnosis through a questionnaire applied with the students. The results demonstrate that it is possible to stimulate taste and pleasure by reading from fictional narratives and that the use of spaces beyond the classroom can make reading more fun and that the role of the teacher is fundamental in this process. Thus, we believe that works of this nature are important for the teaching and learning process in a dynamic way and also because it allows the educator moments of reflection about the teaching practice in schools located in the rural area.

Keywords: Fictional Narratives, Reading, Teaching and Learning, Public School.

 

Narrativas ficcionales - potenciales pedagógicos, estético y literario para la formación del alumno en el espacio escolar

RESUMEN. El presente trabajo tiene como objetivo elaborar estrategias de estímulo a la lectura con acciones que involucran narrativas ficcionales de forma dinámica, placentera y divertida junto a alumnos de los años finales de la Enseñanza Fundamental de la Escuela Fe en Dios ubicada en el Río Baiano, municipio de Afuá en el estado del Amazonas, Para ello, utilizamos la investigación bibliográfica y la investigación-acción con abordaje cualitativo/cuantitativo, siendo la segunda desarrollada a partir del diagnóstico a través del cuestionario aplicado con los alumnos. Los resultados demuestran que es posible estimular el gusto y el placer por la lectura a partir de las narraciones ficcionales y que la utilización de espacios más allá del aula pueden hacer la lectura más divertida y que el papel del profesor es fundamental en ese proceso. Así, creemos que trabajos de esa naturaleza son importantes para el proceso de enseñanza y aprendizaje de forma dinámica y también porque permite al educador momentos de reflexión sobre la práctica docente en escuelas ubicadas en la zona rural.

Palabras clave: Las Narraciones Ficcionales, Lectura, Enseñanza y Aprendizaje, Escuela pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atualmente é professor permanente no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP), Macapá/AP. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).

Rubelina Silva dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Afuá - Amapá

Professora da rede pública de ensino do município de Afuá/Pará/Brasil. Graduada em Letras pela Universidade Vale do Acaraú (2011). Mestra em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Anne Sullivan University, Reino Unido.

Referências

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Bettelheim, B. (2004). A Psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Da Costa, J. G. (2016). Identidade e cultura amazônica em obras da literatura infantojuvenil (Dissertação de Mestrado). Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho.

Hage, S. M. (2005). Classes Multisseriadas: desafios da educação rural no Estado do Pará/Região Amazônica. In Hage, S. M. (Org.). Educação do Campo na Amazônia: Retratos e realidades das Escolas Multisseriadas no Pará (pp. 44-60). Belém, PA: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda.

Oliveira, M. M. (2008). Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes.

Santos, D. G. F. L., & Nascimento, M. F. (2014). Leitura do texto literário brasileiro da Amazônia paraense. In XIV ABRALIC. Anais eletrônicos. Universidade Federal do Pará.

Sicsu, D. P. (2013). O imaginário em narrativas da literatura infantojuvenil amazonense (Monografia de Graduação). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

Vygotsky, L. S. (1999). A Formação social da Mente. São Paulo, SP: Martins Fontes.

Publicado
2019-10-29
Como Citar
Custódio, E. S., & Santos, R. S. dos. (2019). Narrativas ficcionais - potenciais pedagógicos, estético e literário para a formação do aluno no espaço escolar. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 4, e5813. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5813
Seção
Artigos / Articles / Artículos