Uso das TIC’s por educandos do Ensino Médio de escolas do campo

Resumo

A educação no Brasil possui muitas questões a serem resolvidas, principalmente no que diz respeito à diversidade, como é o caso da Educação do Campo, que há muito tempo tem sido enfatizada como uma forma de melhorar a educação para os sujeitos inseridos no ambiente rural. Quando voltamos nosso olhar para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), percebemos que muitos são os avanços necessários para que os povos do campo tenham o acesso ideal e que isso auxilie no processo de ensino/aprendizagem dos educandos. Dentro dessa perspectiva, o presente trabalho teve como foco a busca de informações referentes ao conhecimento e a utilização das TIC’s por estudantes das terceiras séries do Ensino Médio das escolas públicas localizadas em assentamentos no município de Rio Bonito do Iguaçu - Paraná, através da aplicação de questionário sobre o uso das novas tecnologias para o processo de ensino/aprendizagem. Os principais resultados apontam para a necessidade de um direcionamento frente à utilização das TIC’s pelos educandos, visto que a escola possui papel fundamental no acesso às informações pelos alunos inseridos no campo, buscando assim o avanço na qualidade do ensino.

Palavras-chave: Educação do Campo, TIC’s, Ensino/Aprendizagem.

 

Use of ICTs by High School students in rural schools

ABSTRACT. Education in Brazil has many issues to be solved, especially regarding diversities, such as Rural Education, which has long been emphasized as a way to improve education for rural subjects. When we turn our attention to the use of Information and Communication Technologies (ICT’s), we realize that many are the necessary advances so that the rural people have the ideal access and that this helps in the process of teaching/learning of the students. In this perspective, the present work focused on the search for information about the knowledge and the use of ICT’s by students of the third high school series of public schools located in settlements in the city of Rio Bonito do Iguaçu - Paraná, through the application of questionnaire on the use of new technologies for the teaching/learning process. The main results point to the need for a direction towards the using of ICT’s by the students, since the school has a fundamental role in the access to information by the students inserted in the rural environment, thus seeking the advancement in the quality of teaching.

Keywords: Rural Education, ICT’s, Teaching/Learning.

 

Uso de las TIC’s por educandos de la Enseñanza Media de escuelas del campo

RESUMEN. La educación en Brasil tiene muchas cuestiones a ser resueltas, principalmente en lo que se refiere a la diversidad, como es el caso de la Educación del Campo, que desde hace mucho ha sido enfatizada como una forma de mejorar la educación para los sujetos insertos en el ambiente rural. Cuando volvemos nuestra mirada a la utilización de las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC’s), percibimos que muchos son los avances necesarios para que los pueblos del campo tengan el acceso ideal y que eso auxilie en el proceso de enseñanza/aprendizaje de los educandos. Dentro de esta perspectiva, el presente trabajo tuvo como foco la búsqueda de informaciones referentes al conocimiento y la utilización de las TIC’s por estudiantes de las terceras series de la Enseñanza Media de las escuelas públicas ubicadas en asentamientos en el municipio de Rio Bonito do Iguaçu - Paraná, a través de cuestionario sobre el uso de las nuevas tecnologías para el proceso de enseñanza-aprendizaje. Los principales resultados apuntan a la necesidad de un direccionamiento frente a la utilización de las TIC’s por los educandos, ya que la escuela tiene un papel fundamental en el acceso a las informaciones por los alumnos insertados en el campo, buscando así el avance en la calidad de la enseñanza.

Palabras clave: Educación del Campo, TIC, Enseñanza/Aprendizaje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Cristiane Oliveira Costa Alves da Luz, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Professora de escola pública do estado Paraná, com graduação em Ciências Biológicas (Unipar) e Licenciatura em Física (Ulbra), especialização em Educação do Campo e Mestranda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Instituição Unicentro - Universidade Estadual do Centro - Oeste - PR.

Sandro Aparecido dos Santos, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Graduação em Matemática Licenciatura Plena com Habilitação em Física pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava-PR, especialização em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Maringá-PR, mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Londrina-PR e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos-Espanha. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias alternativas, instrumentação para o ensino.

Elaine Maria dos Santos, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Professora do Departamento de Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, na área de Engenharia de Produção. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática da Unicentro com a disciplina Tecnologias de Informação e Comunicação.

Referências

Couto, M. E. S., & Coelho, L. (2013). Políticas públicas para inserção das TIC nas escolas: Algumas reflexões sobre as práticas. Revista Digital da CVA, 8(30).

Couto, H. H. O. M. (2014). Jovens professores no contexto da prática e as Tecnologias de Informação e Comunicação TIC’s. Educ. Soc., 35(126), 257-272. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302014000100015

Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. (2006). Governo do Estado do Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação, Curitiba. 1-52. Recuperado de:

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/diretriz_edcampo.pdf

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – Recuperado de: http://www.profgarrido.com/diario/projetos/objaprend/2027753-LDB-RESUMAOO%201.pdf

Martins-Augusto, K. P. C. (2014). As TIC’s na Educação do Campo: uma análise da situação do Estado do Rio de Janeiro (Tese de Doutorado). Universidade de Coimbra, Coimbra.

Marschner, W. (2011). Lutando e ressignificando o rural em campo: Notas epistemológicas. Interações, 12(1), 41-52. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1518-70122011000100005

Oliveira, L. C., Gubert, L. C., & Simon, M. I. (2013). TIC’s na Educaçao do Campo. In 2º Seminário Nacional de Inclusao Digital. Ibirubá – RS.

Santos, R. B. (2011). Histórico da Educação do Campo no Brasil - Eixo temático: Educação do Campo, Trabalho e Movimentos Sociais. 1 - 12. Recuperado de:

http://educampo.ufsc.br/wordpress/seminario/files/2012/01/Bicalho-dos-Santos.pdf

Sapelli, M. L. S. (2013). Escola do Campo – espaço de disputa e de contradição: análise da proposta pedagógica das escolas itinerantes do Paraná e do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Silva, E. L., & Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC.

Publicado
2019-04-24
Como Citar
Alves da Luz, F. C. O. C., dos Santos, S. A., & dos Santos, E. M. (2019). Uso das TIC’s por educandos do Ensino Médio de escolas do campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 4, e5407. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5407
Seção
Artigos / Articles / Artículos