A Pedagogia da Alternância no contexto da Educação do Campo: a experiência do Instituto Educar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p287

Resumo

Superando-se a visão urbanocêntrica, em que o campo é tido como lugar de atraso, e ultrapassando-se a perspectiva de antagonismo entre cidade-campo, busca-se reconhecer tempos e modos específicos de ser, viver e produzir, concebendo a educação e a escola segundo diferentes formatos de organização, de acordo com as necessidades das populações que vivem do/no campo. Com base nesses pressupostos, a educação do/no campo circunscreve a temática geral deste artigo, onde se busca travar diálogo com a Pedagogia da Alternância como alternativa para viabilizar uma proposta educativa que possa fazer frente às demandas e especificidades dessas populações. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, que se volta para o entendimento contextual, histórico e conceitual da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, combinado à investigação exploratória das práticas educativas pautadas na experiência da alternância, que se realizam no Instituto Educar de Pontão/RS. Conclui-se que o Instituto Educar assume uma organização metodológica alternante entre Tempo Escola e Tempo Comunidade, prioriza a educação dos sujeitos inseridos em uma coletividade e confere protagonismo aos educandos que ali desenvolvem seus processos formativos.

Palavras-chave: Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Tempo Escola, Tempo Comunidade.

 

The Pedagogy of Alternation in the Context of Rural Education: the experience of the Educar Institute

Abstract. Overcoming the urban-centric vision, where the countryside is considered a place of backwardness and surpassing the perspective of city-countryside antagonism, this paper intend to recognize specific times and ways of being, living and producing, conceiving education and school by different organizational formats, according to the needs of the population living in/from the countryside. Based on this assumption, education in the countryside circumscribes the general theme of this article, aiming to establish a dialogue with the Alternation Pedagogy as an alternative to enable an educational proposal that can meet the demands and specificities of these populations. This is a bibliographical study focused on the contextual, historical and conceptual understanding of rural education and the Alternation Pedagogy, combined with the exploratory investigation of educational practices based on alternation experiences carried out at the “Instituto Educar” in Pontão/RS. The conclusion is that Instituto Educar assumes an alternating methodological organization between School Time and Community Time, prioritizes the education of the subjects inserted in a collectivity and confers protagonism to the students who develop their formative processes there.

Keywords: Rural Education, Alternation Pedagogy, School Time, Community Time.

 

La Pedagogía de la Alternancia en el contexto de la Educación del Campo: la experiencia del Instituto Educar

Resumen. Superando la visión urbanocéntrica, en que el campo es considerado como lugar de retraso, y superando la perspectiva de antagonismo entre ciudad-campo, se busca reconocer tiempos y modos específicos de ser, vivir y producir, concibiendo la educación y la escuela según diferentes formatos de organización, de acuerdo con las necesidades de las poblaciones que viven del/en el campo. Con base en este presupuesto, la educación del campo circunscribe la temática general de este artículo, donde se busca frenar diálogo con la Pedagogía de la Alternancia como alternativa para viabilizar una propuesta educativa que pueda hacer frente a las demandas y especificidades de esas poblaciones. Se trata de un estudio de carácter bibliográfico, que se vuelve hacia el entendimiento contextual, histórico y conceptual de la Educación del Campo y de la Pedagogía de la Alternancia, combinado a la investigación exploratoria de las prácticas educativas pautadas en la experiencia de la alternancia, que se realizan en el Instituto Educar de Pontão/RS. Se concluye que el Instituto Educar asume una organización metodológica alternante entre Tiempo Escuela y Tiempo Comunidad, prioriza la educación de los sujetos insertados en una colectividad y confiere protagonismo a los educandos que allí desarrollan sus procesos formativos.

Palabras clave: Educación del Campo, Pedagogía de la Alternancia, Tiempo Escuela, Tiempo Comunidad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Bonavigo, Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG / Instituto Educar

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS. É professora do Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG/RS, na graduação e nos cursos técnicos. É professora do Instituto Educar na disciplina de psicologia para o curso técnico. Também atua como psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, do município de Ronda Alta.

Flávia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Passo Fundo/RS. Doutora em Educação pela UFRGS e pós-doutora em Educação pela Flacso-Argentina.

Referências

Begnami, J. B. (2003). Formação pedagógica de monitores das Escolas Famílias Agrícolas e alternâncias: um estudo dos processos formativos de cinco professores (Dissertação de Mestrado). Universidade Nova de Lisboa e Université François Rabelais de Tours-França, Minas Gerais.

Benincá, E. (2016). Conflito Religioso e Práxis: o conflito religioso na ação política dos acampamentos de Encruzilhada Natalino e da Fazenda Annoni. Passo Fundo, RS: Editora IFIBE.

Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: MEC/Conselho Nacional de Educação.

Brasil. (2001). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº. 36, de 4 de dezembro de 2001. Dispõe sobre Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Recuperado de: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_parecer_36_de_04_de_dezembro_de_2001.pdf

Brasil. (2004). Grupo de Trabalho de Educação do Campo. Referências para uma política nacional de educação do campo: caderno de subsídios. Brasília, DF.

Brasil. (2007). Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Cadernos SENAD/MEC. Educação do campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília, DF. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaocampo.pdf

Brasil. (2010). Decreto n. 7.352/10, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera. Brasília, DF. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file

Caldart, R. S. (2002). Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In Kolling, J. E., Cerioli, P. R., & Caldart, R. S. (Orgs.). Educação do campo: identidade e políticas públicas (pp. 18-25). Brasília, DF.

Caldart, R. S. (2013). Educação do campo. In Caldart, R. S. et al. (Org.). Dicionário da educação do campo (pp. 257-265). Rio de Janeiro, RJ/São Paulo, SP: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

Estevam, D. O. (2001). Casa familiar rural: a formação com base na pedagogia da alternância em Santa Catarina (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.

FONEC. (2010). Fórum Nacional de Educação do Campo. Carta de criação do Fórum Nacional de Educação do Campo. Brasília, DF.

Gimonet, J. C. (1998). A alternância na formação: método pedagógico ou novo sistema educativo? A experiência das Casas Familiares Rurais. In Demol, J., & Pilon, J. (Orgs.). Alternance, developpement personnel et local (pp. 51-66) Paris: L’Harmattan.

Gimonet, J. C. (2007). Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Petrópolis, RJ: Vozes.

Hage, S. M., Cordeiro, G. N. K., & Reis, N. S. (2011). Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, 24(85), 115-125. Recuperado de: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2489

INCRA. (2016). Homepage. Recuperado de: http://www.incra.gov.br/educacao_pronera

Instituto Educar. (2012). Projeto pedagógico do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio-Polo Pontão. IFRS: Sertão.

ITERRA. (2004). Instituto de Educação Josué de Castro. Método pedagógico. Veranópolis, RS.

Kolling, E. J., Vargas, M. C., & Caldart, R. S. (2013). MST e Educação. In Caldart, R. S. et al. (Orgs.). Dicionário da educação do campo (pp. 500-507). Rio de Janeiro, RJ/São Paulo, SP: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

Martins, F. J. (2008). Organização do trabalho pedagógico e Educação do Campo. Revista Educação, 33(1), 93-106. Recuperado de: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/21/pdf

Menezes Neto, A. J. (2009). Formação de professores para a educação do campo: projetos sociais em disputa. In Martins, A., & Rocha, M. (Orgs.). Educação do campo: desafios para a formação de professores (pp. 25-38). Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Santos, C. A., Molina, M. C., & Jesus, S. (Orgs.). (2010). Memória e história do Pronera: contribuições para a educação do campo no Brasil. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Sobreira, M., & Silva, L. (2014). Vida e construção do conhecimento na pedagogia da alternância. Revista Eletrônica de Educação, 8(2), 212-227. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199915

Teixeira, E., Bernartt, M., & Trindade, G. (2008). Estudos sobre a pedagogia da alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, 34(2), 227-242. Recuperado de: http://www.scielo.br/pdf/ep/v34n2/02.pdf

Downloads

Publicado

2018-04-24

Como Citar

Bonavigo, L., & Caimi, F. E. (2018). A Pedagogia da Alternância no contexto da Educação do Campo: a experiência do Instituto Educar. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 3(1), 287–312. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p287

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos