A presença da tecnologia na Educação do Campo: mapeamento da produção científica nacional dos últimos cinco anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p245

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar um mapeamento das produções científicas brasileiras, dentro da biblioteca digital do SciELO, as quais abordem as temáticas Tecnologia e  Educação do Campo. Com a finalidade de visualizar o cenário nacional atual em relação às publicações relacionadas à tecnologia nas escolas do campo, buscamos por trabalhos em língua portuguesa com as seguintes palavras-chave: Tecnologia na Educação, Educação do Campo e Tecnologia da Educação do Campo. Em posse dos resultados, realizamos uma análise comparativa entre a produção total recuperada e a produção do período de 2013 a 2017. Assim, podemos identificar em quais campos as pesquisas estão mais avançadas em relação às publicações e, onde encontramos menos resultados, como em relação à Tecnologia e Educação do Campo, o que pode vir a atrair novas pesquisas e publicações nestas áreas menos exploradas.

Palavras chave: Mapeamento, Produção Científica, Tecnologia, Educação do Campo.

 

The presence of technology in Rural Education: mapping of national scientific production of the last five years

ABSTRACT. The objective of this article is to map the Brazilian academic productions, within the SciELO digital library, which will address the topics of Technology and Education in the rural areas. In order to visualize the current national scenario in relation to the publications related to technology in the rural schools, we search for Portuguese-language works with the following keywords: Technology in Education, Rural Education and Rural Education Technology. With the results, we performed a comparative analysis between the total production recovered and production from the period from 2013 to 2017. Thus, we can identify in which fields of study the searches are more advanced in relation to the publications and, where we find less results, such as those refer to Technology and Rural Education, which may attract new research and publications in these less-exploited areas.

Keywords: Mapping, Academic Production, Technology, Rural Education.

 

La presencia de la tecnología en la Educación del campo: mapa de la producción científica nacional de los últimos cinco años

RESUMEN. Este artículo tiene por objetivo realizar un mapeamiento de las producciones académicas brasileñas, dentro de la biblioteca digital del SciELO, las cuales aborden las temáticas Tecnología y Educación del Campo. Con el fin de ver la escena nacional actual en relación a las publicaciones relacionadas con la tecnología en las escuelas del campo, buscamos trabajar en idioma portugués con las siguientes palabras clave: Tecnología en la Educación, Educación Rural y Tecnología Educación Rural. En posesión de los resultados, realizamos un análisis comparativo entre la producción total recuperada y la producción del período de 2013 a 2017. Así, podemos identificar en qué campos las encuestas están más avanzadas en relación a las publicaciones y, donde encontramos menos resultados, como las que se refiere a la Tecnología y la Educación del Campo, lo que puede atraer nuevas investigaciones y publicaciones en estas áreas menos explotadas.


Palabras clave
: Mapeo, Producción Académica, Tecnología, Educación del Campo.

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Biografia do Autor

Vagner Viera de Souza, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (2017). Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (2012). Atua voluntariamente como oficineiro no Programa Mais Educação na EMEF Cristóvão Pereira de Abreu e também como educador popular no Projeto Educação para Pescadores, vinculado ao Programa de Auxílio nos Ensinos Técnico e Superior - PAIETS/FURG.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1987). Especialista em Matemática (1997) e em Matemática Aplicada (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane. É professora associado da Universidade Federal do Rio Grande- FURG e tem experiência docente e gestora na área educacional. Investiga os seguintes temas: formação de professores, ensino de matemática e modelagem matemáticade. Atualmente está coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas.

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de matemática e modelagem matemática.

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Publicado

2018-04-06

Como Citar

Souza, V. V. de, Pereira, E. C., & Machado, C. C. (2018). A presença da tecnologia na Educação do Campo: mapeamento da produção científica nacional dos últimos cinco anos. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 3(1), 245–259. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p245

Edição

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Artigos / Articles / Artículos