Licenciatura em Educação do Campo – Área Ciências Agrárias no IFSULDEMINAS/Campus Inconfidentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n2p649

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um primeiro esforço de sistematização e análise da experiência de construção coletiva e interinstitucional e o início da implantação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - área de Ciências Agrárias (LECCA), organizado em alternância e no enfoque agroecológico, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). O Projeto Pedagógico de Curso, assim como os documentos gerados para a construção desse e para a implantação do curso e as observações sobre as práticas pedagógicas iniciais foram as principais fontes de coleta de dados para a elaboração e análise deste trabalho. A presente sistematização constitui uma importante estratégia de visibilidade e reflexão sobre a realidade camponesa e as práticas político-pedagógicas do LECCA. Essa experiência inspirada nos paradigmas da Educação do Campo e da Alternância Pedagógica evidencia um campo ambivalente de desafios e tensões na institucionalidade acadêmica, mas também traz para reflexão os potenciais da instituição pública de ensino superior como lugar de inovação e experimentação dos novos paradigmas de construção do conhecimento científico, comprometidos com um novo projeto de escola, campo e sociedade.

Palavras-chave: Formação de Educadores do Campo, Pedagogia da Alternância, Agroecologia.

 

Course Degree in Rural Education – Area Agricultural Sciences in the IFSULDEMINAS/Campus Inconfidentes

ABSTRACT. The present article aims to present a first effort to systematize and analyze the experience of collective and interinstitutional construction and the beginning of the implementation of the Licentiate Course in Rural Education - Agricultural Sciences area (LECCA), organized in alternation and agroecological approach, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the South of Minas Gerais (IFSULDEMINAS). The Pedagogical Course Project, as well as the documents generated for the construction of this and for the implementation of the course and the observations about the initial pedagogical practices were the main sources of data collection for the elaboration and analysis of this work. The present systematization constitutes an important strategy of visibility and reflection on the peasant reality and the politico-pedagogical practices of LECCA. This experience inspired by the paradigms of Rural Education and Pedagogy of Alternation evidences an ambivalent field of challenges and tensions in academic institutions, but it also brings to reflection the potential of the public institution of higher education as a place of innovation and experimentation of the new paradigms of construction of the scientific knowledge, committed to a new project of school, rural and society.

Keywords: Formation of Rural Educators, Pedagogy of Alternation, Agroecology.

 

Licenciatura en Educación del Campo – Área Ciencias Agrarias en el IFSULDEMINAS/Campus Inconfidentes

RESUMEN. El presente artículo tiene como objetivo presentar el primer esfuerzo de sistematización y análisis de experiencia en la construcción colectiva e institucional del inicio de la implementación del curso de Licenciatura en Educación del Campo - área de Ciencias Agrarias (LECCA), organizado en alternancia y con enfoque agroecológico en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Sur de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). El proyecto Pedagógico del Curso, así como los documentos generados para la construcción de éste y para su implementación, fueron los principales instrumentos de recolección de datos para la elaboración y el análisis del trabajo. La presente sistematización constituye una importante estrategia de visibilidad y reflexión sobre la realidad campesina y las prácticas político-pedagógicas de LECCA. Esta experiencia inspirada en los paradigmas de la Educación del Campo y de la Alternancia Pedagógica, es un campo ambivalente de desafíos y tensiones, pero también de reflexión sobre los potenciales de la educación pública, de la enseñanza superior como lugar de innovación y experimentación, de los paradigmas de construcción, de conocimiento científico, comprometidos con un nuevo proyecto de escuela, de campo y sociedad.

Palabras clave: Formación de Educadores del Campo, Pedagogía de Alternancia, Agroecología.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Begnami, Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas - AMEFA / Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Ciências da Educação - Formação e Desenvolvimento Sustentável - UNL - Universidade Nova de Lisboa - Portugal - revalidado pela UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialista em Pedagogia da Alternância - UFES - Universidade Federal do Espírito Santo/ MEPES - Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. Bacharel Licenciado em Filosofia - PUC-MINAS - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Teólogo - ISTA - Instituto Santo Tomás de Aquino, Belo Horizonte - MG. Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação - FAE/UFMG, período 2015 - 2019. Assessor Pedagógico da AMEFA - Associação Mineira das Escolas Família Agrícola. Coordenador Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - área: Ciências Agrárias em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas - IFSULDEMINAS e Ex consultor do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento - PNUD - na Secretaria da Agricultura Familiar - SAF - do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Membro da Rede Mineira da Educação do Campo.

Aloísia Rodrigues Hirata, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS / Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Especialização em Extensão Rural, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Vale do Rio Verde (2006) e Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Extensão da Universidade Federal de Lavras - UFLA (2016). Trabalhou como Extensionista e Coordenadora de Bem Estar Social na EMATER-MG (2000 a 2012) atuando como gestora regional dos Projetos Transformar (capacitação de Jovens Rurais) e Inovar - Capacitação de Extensionistas e do Programa Minas Sem Fome - Capacitações de Agricultores. Também na Emater-MG, participou da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, orientando agricultores e prefeituras na Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar por meio do PNAE e PAA, na constituição de associações e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável. Atualmente é servidora do IFSULDEMINAS como Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Extensão onde coordenou o Curso Ead em Gestão dos Recursos do Pnae nos Institutos Federais e desenvolve projetos em temas como Sistemas Participativos de Garantia - SPG, Indicação Geográfica e catologação e preservação de sementes crioulas do sul de Minas. Atuou na coordenação do Projeto de Fortalecimento da Agroecologia e Produção Orgânica em SPGs e OCSs Brasileiros (PROAPO) e atua como Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Entomologia Raiz do Campo do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. Em 2017 iniciou o curso de Doutorado em Engenharia Agrícola na área de Sistemas na Agricultura e Desenvolvimento Sustentável pela FEAGRI-UNICAMP.

Luiz Carlos Dias da Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2001). Mestre em Agronomia/Entomologia (2004) e Doutor em Agronomia/Entomologia - UFLA (2008). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes, MG. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, Meio ambiente e Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: extensão rural, controle biológico, Sistemas Participativos de Garantia - SPG, Manejo integrado de pragas, impacto de pesticidas e produção integrada de frutas (PIMorango), controle biológico no morangueiro e catalogação de sementes crioulas. Coordenador do Curso Superior de Gestão Ambiental (2007-2010) e Coordenador de Pesquisa e Extensão (2009-2010). Diretor do Departamento de Administração e Planejamento do IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes no período de 2010 a 2014. Atualmente, é Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Gestão Ambiental, membro da Comissão Especial de Compras da Agricultura Familiar pelo PNAE, participa ativamente do projeto para o fortalecimento da Agroecologia no Sul de Minas e da catalogação de sementes crioulas e orgânicas na região, Coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Entomologia Raiz do Campo (NEA Raiz do Campo), responsável pelo Setor de Agroecologia do Campus e Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área de Ciências Agrárias do Campus Inconfidentes.

Referências

Antunes-Rocha, M. I., Diniz, L. S., & Oliveira, A. M. (2011). Percurso formativo da Turma Dom José Mauro: segunda turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo da FAE-UFMG. In Molina, M. C., & Sá, L. M. (Orgs.). Licenciaturas em Educação do Campo: Registros e Reflexões a partir das Experiências Piloto (UFMG, UnB, UFBA e UFS) (pp.19-34). Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, (Coleção Caminhos da Educação do Campo 5).

Brasil (2006). Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD/MEC. Parecer n° 01/2006 da CEB/CNE/MEC. Publicado no DOU de 15/03/2006. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb001_06.pdf

Caldart, R. S. (2009). Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação & Saúde, 7(1), 35-64. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003.

Caldart, R. S. (2017). Desafios de consolidação da Licenciatura em Educação do Campo. In Seminário 10 anos da Licenciatura em Educação do Campo. Planaltina, UnB, 23 a 27 de Outubro, (mimeo).

Caporal, F. R., Costabeber, J. A., & Paulus, G. (2011). Agroecologia: matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável. In Caporal, F. R., & Azevedo, E. Princípios e perspectivas da Agroecologia (pp. 45-80). Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná.

Cedefes. (1999). Por uma educação básica do campo. In Caderno de Textos do I encontro estadual Minas Gerais, 05 a 07/06/98. AMEFA/CEDEFES/CPT/FETAEMG/MST. Contagem, MG.

Fernandes, B. M. (2008). Educação do Campo e Território Camponês. In Santos, C. A. (Org.). Campo – Políticas Públicas – Educação (pp. 39-66). Brasília, DF: INCRA/MDA.

Freire, P. (1982). Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Freire, P. (1983). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Gimonet, J. C. (2007). Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Tradução de Thierry De Burghgrave. Petrópolis, RJ: Vozes, Paris: AIMFR – Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural, Coleção AIDEFA.

Hirata, A. R. (2016). A constituição do Sistema Participativo de Garantia sul de Minas e sua contribuição para a Agroecologia na região. (Dissertação de Mestrado Profissional). Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais.

Hollidey, O. J. (2006). Para sistematizar experiências. Brasília, DF: MMA.

Jesus, J. G. (2011). Formação de Professores na Pedagogia da Alternância. Vitória, ES: GM.

Leal, A. A. A., & Teixeira, I. A. C. (2010). Ritmo de trabalho. In Oliveira, D. A., Duarte, A. M. C., & Vieira, L. M. F. (Orgs.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte, MG: UFMG/Faculdade de Educação, CDROM.

Nosella, P. (2012). Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. Vitória, ES: EDUFES.

Pina, T. P. (2017). A influência da pedagogia da alternância na formação de jovens sucessores da agricultura familiar: a Escola Técnica Estadual (Etec) de Andradina como promotora de valorização do modo de vida rural. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo.

Pistrak, M. (2000). Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo, SP: Expressão Popular.

Sá, L. M., & Molina, M. C. (2014). Educação Superior do Campo: contribuições para a formação crítica dos profissionais das Ciências Agrárias. In Molina, M. C., Santos, C. A., Michelotti, F., & Sousa, R. P. (Orgs.). Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexões sobre a Agroecologia e Educação do Campo nos cursos do Pronera (pp. 90-116). Brasília, DF: MDA.

Sánchez Vásquez, A. (2007) Filosofia da práxis. São Paulo, SP: Expressão Popular.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Begnami, J. B., Hirata, A. R., & Rocha, L. C. D. da. (2018). Licenciatura em Educação do Campo – Área Ciências Agrárias no IFSULDEMINAS/Campus Inconfidentes. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 3(2), 649–676. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n2p649

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos