Ensino de Física para a população rural do Tocantins: desafios e problemas a serem superados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n2p359

Resumo

O Estado do Tocantins é o mais novo Estado da federação e foi criado com a promulgação da Constituição da República Federativa em 1988. Após 29 anos de existência, atende 408.322 alunos com 11% destes matriculados em instituições de ensino no campo. O objetivo do presente artigo é apresentar uma análise detalhada de como se encontra a estrutura escolar rural do Estado nas oito regiões tocantinenses, com foco no quantitativo de estudantes com acesso ao ensino de Ciências, especificamente Física. O estudo desta ciência está associado à construção diferenciada de visão de mundo e também ao desenvolvimento do censo crítico, ou seja, representação, comunicação, investigação, compreensão e contextualização sociocultural. Metodologicamente as informações dispersas em documentos oficiais foram condensadas, reorganizadas, graficadas e descritas quantitativamente. Comparando o número total de alunos do Estado e a porcentagem de estudantes rurais que estão em séries nas quais aulas de Física são ministradas, constatou-se que há 10 vezes mais alunos que estudam esta ciência nas zonas urbanas. Majoritariamente, a população rural não tem acesso garantido ao ensino de Física nas localidades em que reside, produzindo um cenário desfavorável.

Palavras-chave: Educação do Campo, Física, Estrutura Educacional.

 

Physics teaching for the countryside population of Tocantins: challenges and problems to be overcome

ABSTRACT. The State of Tocantins is the newest State of the federation and was created with the promulgation of the Constitution of the Federative Republic in 1988. After 29 years of existence, it serves 408,322 students with 11% of these enrolled in educational institutions in the field. The objective of the present article is to present a detailed analysis of how the State rural school structure is found in the eight regions of Tocantins, focusing on the quantitative of students with access to Science education, specifically Physics. The study of this science is associated to the differentiated construction of world view and also to the development of the critical census, that is, representation, communication, investigation, understanding and socio-cultural contextualization. Methodologically the information dispersed in official documents was condensed, reorganized, plotted and described quantitatively. Comparing the total number of students in the state and the percentage of country students who are in the year in which physics classes are taught, it has been verified that there are 10 times more students studying this science in urban areas.  The majority of the rural population does not have guaranteed access to the Physics teaching in the localities in which it resides, producing an unfavorable scenario.

Keywords: Rural Education, Physics, Educational Structure.

 

Enseñanza de Física para La población rural del Tocantins: desafíos y problemas que deben superarse

RESUMEN. El Estado de Tocantins es el más nuevo Estado de la federación y fue creado con la promulgación de la Constitución de la República Federativa en 1988. Después de 29 años de existencia, atiende a 408.322 alumnos con el 11% de estos matriculados en instituciones de enseñanza en el campo. El objetivo del presente artículo es presentar un análisis detallado de cómo se encuentra la estructura escolar rural del Estado en las ocho regiones tocantinenses, con foco en el cuantitativo de estudiantes con acceso a la enseñanza de Ciencias, específicamente Física. El estudio de esta ciencia está asociado a la construcción diferenciada de visión del mundo y al desarrollo del censo crítico, es decir, representación, comunicación, investigación, comprensión y contextualización sociocultural. Metodológicamente las informaciones dispersas en documentos oficiales fueron condensadas, reorganizadas, graficadas y descritas cuantitativamente. Comparando el número total de alumnos del Estado y el porcentaje de estudiantes rurales que están en series en las cuales se imparte clases de Física, se constató que hay 10 veces más alumnos que estudian esta ciencia en las zonas urbanas. En gran parte, la población rural no tiene acceso garantizado a la enseñanza de Física en las localidades en que reside, produciendo un escenario desfavorable.

Palabras clave: Educación Rural, Física, Estructura Educativa.

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Biografia do Autor

Alexsandro Silvestre da Rocha, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2001), Doutor em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Pós-doutor em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e pesquisador bolsista DCR (Desenvolvimento Científico Regional) na UFT, atualmente é professor adjunto do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Tocantins/Campus Araguaína.

Regina Lelis de Souza, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Física pela Universidade de São Paulo - USP. Realizou estágios de Pós Doutorado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2010-2011). Atualmente é professor doutor nível adjunto da Universidade Federal de Tocantins. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: superfícies de Silicio limpas e hidrogenadas, funcionalização de Superfícies por moléculas orgânicas, processos de oxidação seca e molhada (O2 e H2O) em superfícies de Si, propriedades ópticas e eletrônicas de óxidos e semicondutores; estudo de morfologia e propriedades eletrônicas de filmes cristalinos e amorfos de polímeros conjugados com aplicações em fotovoltáicos/transistores e junções híbridas polímero - óxido metálico. Trabalha com simulações computacionais baseadas na Teoria do Funcional Densidade, Hartree-Fock, Dinâmica Molecular (Clássica e Quântica), métodos beyond-DFT para estudos de propriedades ópticas e eletrôncias de semicondutores, entre outras.

Denisia Brito Soares, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Curso Técnico profissionalizante pelo Colégio Araguaia (1998). Atualmente é técnica de laboratório do LABMADE - Laboratório de Pesquisa em Materiais para Aplicações em Dispositivos Eletrônicos da Fundação Universidade Federal do Tocantins.

Nilo Maurício Sotomayor Choque, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Física pela Universidad Nacional de San Agustín (1995), Mestrado em Física, Área de concentração Física do Estado Sólido, pela Universidade de São Paulo (1998), e Doutorado em Física Área de concentração Física da Matéria Condensada, pela Universidade de São Paulo (2002). Realizou estágios de Pós Doutorado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2002-2004). Atualmente é Professor Associado nível 2 da Fundação Universidade Federal de Tocantins. Possui experiência na área de Física de Semicondutores, com ênfase em Transporte Eletrônico e Propriedades Elétricas de Superfícies; Interfaces e Películas, além de Propriedades Óticas e Espectroscopia da Matéria Condensada e Outras Interações da Matéria com Radiação e Partículas.

Liliana Yolanda Ancalla Dávila, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Fisica - UNIVERSIDAD NACIONAL DE SAN AGUSTIN (1997), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência no estudo teórico das propriedades estruturais e eletrônicas de polímeros orgânicos conjugados com aplicações em dispositivos opto-eletrônicos. Na metodologia teórica utiliza métodos clássicos, semiempíricos, e ab initio.

Shirlei Nabarrete Desidério, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (2000), graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2008), mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências (Física Aplicada à Medicina e à Biologia) pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Física, Química e Matemática com ênfase em Física, Autoria, editoração e supervisão de materiais didáticos para o EM, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, educação à distância, melanina, filmes finos, síntese orgânica e polímeros semicondutores

Érica Cupertino Gomes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003), graduação em Bacharelado em Física pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (2008), Mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2005) e Doutorado em Engenharia Nuclear pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, com ênfase Análise de Segurança (2011). Atualmente é docente da Universidade Federal do Tocantins - UFT

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Publicado

2018-05-06

Como Citar

Silvestre da Rocha, A., Lelis de Souza, R., Brito Soares, D., Sotomayor Choque, N. M., Ancalla Dávila, L. Y., Nabarrete Desidério, S., & Cupertino Gomes, Érica. (2018). Ensino de Física para a população rural do Tocantins: desafios e problemas a serem superados. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 3(2), 359–380. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n2p359

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