O Ensino da Física na Educação do Campo: descolonizadora, instrumentalizadora e participativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p177

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão teórico-prática de caráter epistemológico crítico da Física – sua história, natureza e prática – sob o viés do colonialismo a partir da qual se apresenta as possíveis contribuições do ensino desta disciplina no contexto da Educação do Campo. O artigo se divide em três partes: na primeira faz-se a crítica à Física, sua história, epistemologia e ensino, na qual se expõem os traços de uma Contra-história da Ciência e também a diferenciação entre a lógica formal e a lógica dialética fundamentada no filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto. Em seguida, se destaca o caráter linguístico e reprodutor do ensino da Física. Na segunda parte discuti-se a Física na Educação do Campo, suas possíveis contribuições em um ensino centrado no desenvolvimento de práticas atitudinais, bem como na necessidade de integrar a Física com outras disciplinas. Por fim, apresenta-se de maneira sintética uma abordagem metodológica aplicada a duas turmas de licenciandos do curso de Educação do Campo – Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral.

Palavras-chave: Ensino de Física, Educação do Campo, Instrumentalização, Descolonização, Participação.

 

The Physics Teaching at the Rural Education: decolonizer, toolize and participative

ABSTRACT. This paper presents a theoretical and practical discussion of the critical epistemological nature of physics - its history, nature and practice - under the bias of colonialism, from which the possible contributions of the teaching of this discipline in the context of the Rural Education are presented. The paper is divided into three parts: in the first is did the critique of the physics, its history, epistemology and teaching, which exposes traces of a counter-history of science and also the differentiation between formal logic and dialectical logic grounded on the Brazilian philosopher Álvaro Vieira Pinto, then the linguistic and reproductive nature of the teaching of Physics is highlighted. In the second part, it is thought that physics in the Rural Education its possible contributions in a teaching centered on the development of attitudinal practices, as well as in the need to integrate physics with other disciplines. Finally, a methodological approach applied to two under graduating classes of the Rural Education course - Natural Sciences is presented in a summarizing way.

Keywords: Physics Teaching, Rural Education, Instrumentalization, Decolonization, Participation.

 

La Enseñanza de la Física en la Education Rural: descolonizadora, instrumentalizadora y participativa

RESUMEN. Este trabajo expone una discusión teórico-práctica de carácter epistemológico crítico de la Física-su historia, naturaleza y práctica- bajo el sesgo del colonialismo a partir del cual se presentan las posibles contribuciones de la enseñanza de esta disciplina en el contexto de la Educación Rural El artículo se divide en tres partes: en la primera se hace la crítica a la Física, su historia, epistemología y enseñanza, en el que se expone traces de una contra-historia de la ciencia y también la diferenciación entre la lógica formal y la lógica dialéctica fundamentada en el filósofo brasileño Álvaro Vieira Pinto, a continuación se destaca el carácter lingüístico y reproductivo de la enseñanza de la Física. En la segunda parte, se piensa la Física en la Educación Rural sus posibles contribuciones en una enseñanza centrada en el desarrollo de prácticas actitudinales, así como en la necesidad de integrar la Física con otras disciplinas. Por último, se presenta de manera sintética un enfoque metodológico aplicado a dos clases licenciandos del curso de Educación Rural  - Ciencias de la Naturaleza.

Palabras clave: Enseñanza de la Física, Educación Rural, Instrumentalización, Descolonización, Participación.

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Biografia do Autor

Roberto Goncalves Barbosa, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFPR-LITORAL. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina com estágio sanduíche (PDSE-CAPES) na Universidade de Massachusetts/Amherst - EUA. Desenvolve pesquisa com foco na criatividade e na Pedagogia Freiriana para o desenvolvimento de metodologias de ensino críticas na área da Física e das Ciências voltadas ao contexto escolar e universitário. Interessa-se também pela epistemologia crítica da ciência, particularmente no que tange a elaboração de uma Contra-história da Ciência com foco nas contribuições dos povos africanos, afrodescendentes e indígenas. Nas aulas da licenciatura em Educação do Campo busca relacionar os conhecimentos científicos com temas vinculados a agroecologia e as questões agrárias.

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Publicado

2018-03-28

Como Citar

Barbosa, R. G. (2018). O Ensino da Física na Educação do Campo: descolonizadora, instrumentalizadora e participativa. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 3(1), 177–203. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p177

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Artigos / Articles / Artículos