O conceito de natureza na educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n2p793

Resumo

Este ensaio tem o objetivo de fazer uma revisão teórica acerca do conceito de natureza e como este conceito está implicado a Educação do Campo. Assim, o olhar se focaliza na perspectiva histórica e evolucional sobre o conceito de natureza e, posteriormente, complementa-se com os aportes teóricos da Educação do Campo. Primeiramente, discorre-se sobre a evolução no conceito de Natureza no campo da filosofia, como advento no surgimento das ciências e matemática, visa facilitar a percepção de integração do homem com o espaço em que vive, de modo que este fosse uma relação de harmonia consciente do equilíbrio dinâmico da natureza proporcionando, por meio de novos conhecimentos, atitudes e valores, a inserção de educando e educador como cidadãos no processo de transformação do atual quadro ambiental de nosso planeta. Nesta perspectiva, é importante compreender como o conceito de natureza está implicado a Educação do Campo, pois o meio rural continua sem palco de lutas, e a educação do campo surge como um elemento que possibilita assim a construção de um sentimento de pertencimento nos sujeitos envolvidos no processo educativo.

Palavras-chave: Natureza, Educação do Campo, Filosofia.


 

The concept of the nature in the rural education

ABSTRACT. This essay aims to make a theoretical review about the concept of nature and how this concept is implicated Rural Education. Thus, the focus focuses on the historical and evolutionary perspective on the concept of nature and, later, is complemented with the theoretical contributions of the Rural Education. Firstly, the evolution of the concept of nature in the field of philosophy, as an advent in the emergence of sciences and mathematics, is aimed at facilitating the perception of the integration of man with the space in which he lives, so that it is a relation of harmony conscious of the dynamic balance of nature by providing, through new knowledge, attitudes and values, the insertion of educating and educating as citizens in the process of transformation of the current environmental picture of our planet. In this perspective, it is important to understand how the concept of nature is implicated in Rural Education, since the rural environment continues without a battle scene, and the education of the field emerges as an element that allows the construction of a sense of belonging in the subjects involved in the educational process.

Keywords: Natural, Rural Education, Philosophy.

 

 

 El concepto de naturaleza en la educación rural

RESUMEN. Este ensayo tiene el objetivo de hacer una revisión teórica acerca del concepto de naturaleza y cómo este concepto está implicado en la Educación del Campo. Así, la mirada se enfoca en la perspectiva histórica y evolutiva sobre el concepto de naturaleza y, posteriormente, se complementa con los aportes teóricos de la Educación del Campo. En primer lugar, discurre sobre la evolución en el concepto de naturaleza en el campo de la filosofía, como advenimiento en el surgimiento de las ciencias y matemáticas, tiene por objeto facilitar la percepción de integración del hombre con el espacio en que vive, de modo que éste fuera una relación de armonía consciente del equilibrio dinámico de la naturaleza, proporcionando, a través de nuevos conocimientos, actitudes y valores, la inserción de educando y educador como ciudadanos en el proceso de transformación del actual marco ambiental de nuestro planeta. En esta perspectiva, es importante comprender cómo el concepto de naturaleza está implicado en la Educación del Campo, pues el medio rural continúa sin escenario de luchas, y la educación del campo surge como un elemento que posibilita así la construcción de un sentimiento de pertenencia en los sujetos involucrados en el proceso educativo. 

Palabras clave: Naturaleza, Educación del Campo, Filosofía.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Vicente Lima Robaina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Educação pela UNISINOS, Professor da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS) e Docente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciência – Química da Vida e Saúde (PPGQVS/UFRGS).

Referências

Aristóteles. (2008). Metaphysics. Tradução para o inglês: J. Sachs. Oxford: Oxford University Press.

Aristóteles. (2008). Physics. Oxford: Oxford University Press.

Barcelos, V. H. L. et al. (1998). Tendências da Educação Ambiental Brasileira. Santa Cruz do Sul: EDUNISC.

Boyer, C. B. (1974). História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher LTDA.

Brasil. (2010). Decreto n. 7.352, dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília: Censo Gráfico.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico.

Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC.

Caldart, R. S. (2017). Sobre educação do campo. Disponível: < http://www.ce.ufes.br/educacaodocampo/down/cdrom1/pdf/ii_03.pdf>. Acesso em: jul 2017.

Capelo, M. R. C. C. (2000). Educação rural e diversidade cultural no meio rural de Londrina: quando o presente reconta o passado. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Costa, L. G. (2012). A Educação do Campo em uma Perspectiva da Educação Popular. In Ghedin, E. (Org.). Educação do Campo: Epistemologias e Práticas. São Paulo: Cortez.

Cury, C. R. J. (2002). A Educação Básica no Brasil. Educação e Sociedade, 23(80), 168-200.

Dulley, R. D. (2004). Noção de natureza, ambiente, meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Agricultura em São Paulo, 51(2), 15-26.

Godfrey-Smith, P. (2003). Theory and Reality: an introduction to the philosophy of science. Chicago: The University of Chicago Press.

Harvey, D. (1992) Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola.

Kesselring, T. (2000). O conceito de natureza na história do pensamento ocidental. Episteme, 11, 153-172.

Leite, S. C. (1999). Escola Rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez.

Lenoble, R. (1969). História da ideia de natureza. Lisboa: Edições 70.

Lloyd, G. E. R. (1970). Early Greek Science: Thales to Aristotle. New York: W.W. Norton & Company.

Marx, K. (2004). Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boi Tempo.

Marx, K., & Engels, F. (2001). Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: L&PM Pocket.

Morin, E. (1988). O paradigma perdido: a natureza humana. Portugal: Publicações Europa-América.

Polito, A. M. M., & Silva Filho, O. L. (2013). A Filosofia da Natureza dos Pré-Socráticos. Caderno Brasil Ensino de Física, 30(2), 323-361.

Reale, G., & Antiseri, D. (1990). História da Filosofia. São Paulo: Ed. Paulus.

Schelling, V. (1991). A presença do povo na cultura brasileira. Campinas: Editora da UNICAMP.

Silva, J. J. (2007). Filosofias da Matemática. São Paulo: Editora UNESP.

Silva, L. H., Morais, T. C., & Bof, A. M. (2006). A Educação no meio rural do Brasil: revisão da literatura. In Bof, A. M., & Sampaio, C. E. M. et al. (Orgs.). A educação no Brasil rural. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Soares, N. B. (2007). Educação Ambiental no Meio Rural: Estudo das Práticas Ambientais da Escola Dario Vitorino Chagas - Comunidade Rural Do Umbu - Cacequi/RS. (Monografia de Especialização). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Downloads

Publicado

2017-11-17

Como Citar

Miranda, G. F., & Robaina, J. V. L. (2017). O conceito de natureza na educação do campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 2(2), 793–810. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n2p793

Edição

Seção

Ensaios / Essays