O significado do Projeto Político Pedagógico na construção de ações e relações participativas na educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n2p607

Resumo

Analisamos, neste artigo, a compreensão que seis professores de uma escola do campo expressam sobre o significado do Projeto Político Pedagógico enquanto instrumento de construção de ações e relações participativas, portanto, democráticas. Este artigo é resultado de um estudo bibliográfico e investigativo que tem como foco o significado do Projeto Político Pedagógico como instrumento fundante na construção da democratização da gestão escolar. Assim, o objetivo foi analisar a compreensão que os professores apresentam sobre o significado do Projeto Político Pedagógico de modo a contemplar, ou não, os dois princípios básicos de uma gestão democrática: a autonomia e a participação. Nesse sentido a escola pública tem o desafio de responder às demandas que os contextos lhe colocam, na perspectiva de construção de uma sociedade mais igualitária, em que os sujeitos possam participar como atores e não apenas como espectadores ou sujeitos de validação das decisões previamente tomadas pela equipe diretiva da escola.

Palavras-chave: Gestão Democrática, Escola do Campo, Projeto Político Pedagógico, Participação, Autonomia.

 

The meaning of the Pedagogical Political Project in the construction of participatory actions and relationships in rural education

ABSTRACT. We analyze in this article the understanding that six teachers of a rural school expresses about the meaning of the Pedagogical Political Project as an instrument for the construction of participatory actions and relations, therefore, democratic. This article is the result of a bibliographical and investigative study that focuses on the meaning of the Pedagogical Political Project as a founding instrument in the construction of the democratization of school management. Thus, the objective was to analyze teachers' understanding of the meaning of the Political Pedagogical Project in order to contemplate or not the two basic principles of democratic management: autonomy and participation. In this sense, the public school has the challenge of responding to the demands that the contexts place on it, in the perspective of building a more egalitarian society, in which the subjects can participate as actors and not only as spectators or subjects of validation of the decisions previously taken by the Team of the school.

Keywords: Democratic Management, Rural School, Political Educational Project, Participation, Autonomy.

 

El significado del Proyecto Político Pedagógico en la construcción de acciones y relaciones participativas en la educación del campo

RESUMEN. En este artículo, analizamos en la comprensión que seis profesores de una escuela del campo expresan sobre el significado del Proyecto Político Pedagógico como instrumento de construcción de acciones y relaciones participativas, por lo tanto, democráticas. Este artículo es el resultado de un estudio bibliográfico e investigativo que tiene como foco el significado del Proyecto Político Pedagógico como instrumento fundante en la construcción de la democratización de la gestión escolar. Así, el objetivo fue analizar la comprensión que los profesores presentan sobre el significado del Proyecto Político Pedagógico para contemplar, o no, los dos principios básicos de una gestión democrática: la autonomía y la participación. En ese sentido la escuela pública tiene el desafío de responder a las demandas que los contextos le plantean, en la perspectiva de la construcción de una sociedad más igualitaria, en que los sujetos puedan participar como actores y no sólo como espectadores o sujetos de validación de las decisiones previamente tomadas por la sociedad Equipo directivo de la escuela.

Palabras clave: Gestión Democrática, Escuela de Campo, Proyecto Político Pedagógico, Participación, Autonomía.

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Publicado

2017-09-11

Como Citar

Caetano, E., & da Silva, I. R. (2017). O significado do Projeto Político Pedagógico na construção de ações e relações participativas na educação do campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 2(2), 607–631. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n2p607

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos