Contribuições da Terapia Ocupacional Social nas escolas do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n2p542

Resumo

Atualmente busca-se constituir escolas do campo que tenham como diretrizes os princípios da Educação do Campo, ou seja, articuladas com as lutas e modos de vida do campo, sendo uma construção que necessita de interdisciplinaridade. Assim, é um espaço possível de contribuições da Terapia Ocupacional Social (TO Social), tendo em vista que suas ações têm como objetivo a desconstrução das contradições (reprodução de padrões de desigualdade socioeconômica, epistêmica, cultural e territorial) dos sistemas de ensino. Com o objetivo de compreender as possibilidades de atuação da profissão nas escolas do campo, realizou-se um estudo reflexivo e crítico. A TO Social vai atuar nas escolas do campo fortalecendo os processos da Educação do Campo, assegurando o acesso da população do campo aos seus direitos sociais, em especial educacionais, articulando ações terapêuticas ocupacionais para ajudar a promover nos ambientes escolares do campo uma escola que esteja focada nas necessidades sociais dos camponeses, e que não reproduza qualquer tipo de opressão institucional. Algumas ações podem ser: construção de atividades, dinâmicas e projetos, constituindo espaços coletivos ou grupais; acompanhamentos singulares e territoriais; articulação de recursos no campo social; e na dinamização da rede de serviços. Portanto, essa atuação tem possibilidades que podem contribuir para a construção de uma escola verdadeiramente articulado com a vida dos sujeitos do campo.

Palavras-chave: Educação do Campo, Escolas do Campo, Terapia Ocupacional Social.

 

The contributions of Social Occupational Therapy at the rural schools

ABSTRACT. The aim is to constitute Rural Schools that have as guidelines the principles of Rural Education, in others words, guidelines which are articulated with the struggles and lifestyles of the field, being a construction that requires interdisciplinarity. Therefore, it’s a possible space for contributions of Social Occupational Therapy (OT), considering that its actions aimed on the deconstruction of the educational system contradictions. In order to investigate the possibilities of professional performance at the Rural Schools, it was carried out a reflexive critical study. The OT will strengthen the process of Rural Education, ensuring the access of people from the field to their social rights, specialty educational rights, articulating occupational therapy actions to help promoting in rural school environments an institution that is focused on the social needs of the farmers who don´t represent any kind of institutional oppression. Some actions may be: the construction of activities, dynamics and projects, constituting collective or group spaces; natural and territorial accompaniments; articulation of social resources; and the boosting of network services. Therefore, this actuation has possibilities that may contribute to the institutionalization of this service, truly articulated with peasant demands and their culture. 

Keywords: Rural Education, Rural Schools, Social Occupational Therapy.

 

Contribuciones de La Terapia Ocupacional Social en las escuelas del campo

RESUMEN. Actualmente busca establecerse escuelas del campo teniendo como directrices los principios de la Educación del Campo, o sea, estrechamente vinculado las luchas y la forma de vida del campo, siendo una construcción que requiere interdisciplinario. Siendo un espacio para el trabajo de la Terapia Ocupacional Social (TO), teniendo en cuenta que sus acciones objetivan la deconstrucción de las contradicciones educativas. Con el fin de investigar las oportunidades de acción de la profesión en las escuelas del campo, llevamos a cabo un estudio crítico reflexivo. La TO actuará para fortalecer los procesos de Educación del Campo, garantizando el acceso de la población rural a los derechos sociales, en particular la educación, con acciones terapéuticas ocupacionales para ayudar a promover una escuela que está estrechamente ligada con necesidades sociales de los campesinos, que no juegan ningún tipo de opresión. Algunas acciones pueden ser: la construcción de actividades, dinámicas y proyectos, constituyendo espacios colectivos o grupales; acompañamientos singulares y territoriales; articulación de recursos en el ámbito social; y la estimulación de las redes de servicios. Esta actuación tiene posibilidades que pueden contribuir con la institucionalización de este servicio, realmente se articulan con las demandas sociales del campesinado.

Palabras clave: Educación del Campo, Escuela del Campo, Terapia Ocupacional Social.

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Biografia do Autor

Magno Nunes Farias, Universidade Federal de Goiás - UFG

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC. Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo (NEPCampo). Bolsista CAPES.

Wender Faleiro, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC. Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo (NEPCampo). 

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Publicado

2017-07-29

Como Citar

Farias, M. N., & Faleiro, W. (2017). Contribuições da Terapia Ocupacional Social nas escolas do campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 2(2), 542–562. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n2p542

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