O processo de ensino nas escolas multisseriadas do campo e o Programa Escola Ativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p333

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender o processo de ensino-aprendizagem nas escolas multisseriadas do campo, a partir da análise do Programa Escola Ativa. Para tanto, utilizou-se como procedimento de pesquisa a revisão bibliográfica, com foco nos estudos de Antunes-Rocha et al. (2010), Nascimento (2009), Ribeiro (2009), entre outros que retrataram sobre a temática, fazendo uma reflexão histórica sobre a Educação do Campo no Brasil, seguida de uma análise dos marcos legais que ratificam este ensino e, posteriormente, de uma análise do programa. Pode-se evidenciar com este trabalho que no Programa Escola Ativa as diversas formas de sistematização do trabalho docente e da atuação discente são instrumentalizadas através de práticas já definidas no Projeto Base. Apesar de o programa incluir ações importantes para a integração da escola e da família e do aluno na comunidade, muitos fatores não se aplicaram devido a elementos da estrutura organizacional dos sistemas de ensino, como, a não vivência do professor no campo, a falta de formação nos campos universitários que versem sobre o tema, além das dificuldades inerentes à prática docente em turmas multisseriadas.

Palavras-chave: Escola Ativa, Educação do Campo, Autonomia, Comunidade, Escola.


The teaching process in the multisite campuses and the Escola Activa Program

Abstract. The aim of this study is to understand the teaching-learning process in the multisseries schools of the countryside, based on the analysis of the Active School Program. To do so, the bibliographic review was used as a research procedure, focusing on the studies of  Antunes-Rocha et al. (2010), Nascimento (2009), Ribeiro (2009), among others that portrayed the theme, making a historical reflection on The Rural Education in Brazil, followed by an analysis of the legal frameworks that ratify this teaching and, later, an analysis of the program. It can be evidenced with this work that in the Active School Program the different forms of systematization of the teaching work and of the student action are instrumented through practices already defined in the Base Project. Although the program includes important actions for the integration of the school and the family and the student in the community, many factors have not been applied due to elements of the organizational structure of the education systems, such as the lack of experience of the teacher in the countryside, lack of training in the university fields that deal with the subject, besides, the inherent difficulties of the teaching practice in multisseriados classes.

Keywords: Active School, Rural Education, Autonomy, Community School.

 

El proceso de enseñanza en las escuelas multiserias del campo y el Programa Escuela Activa

Resumen. Este estudio tiene como objetivo comprender el proceso de enseñanza-aprendizaje en las escuelas multigrado en el campo, a partir del análisis del Programa Escuela Activa. Por lo tanto, se utilizó para buscar el procedimiento de revisión de la literatura, centrándose en Antunes-Rocha et al. todos los estudios (2010), Nacimiento (2009), Ribeiro (2009), entre otros retratado en el tema, haciendo una reflexión histórica sobre la Educación Rural en Brasil, seguido de un análisis de los marcos legales que ratifican esta enseñanza y posteriormente un análisis del programa. Puede mostrar este trabajo en el programa de Escuela Activa las diversas formas de sistematización de la enseñanza y el rendimiento de los estudiantes son instrumentalizados a través de prácticas que ya están definidas en el Proyecto de Base. Aunque el programa incluye acciones importantes para la integración de la escuela y la familia y la comunidad de estudiantes, muchos factores no aplican-debido a los elementos de la estructura organizativa de los sistemas educativos, como no vivir el maestro en el campo, la falta formación en cursos universitarios que tienen que ver con el asunto, además, las dificultades inherentes a la práctica de la enseñanza en las clases multigrado.

Palabras clave: Activo Escuela, Educación Rural, Autonomía, Comunidad, Escuela.

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Biografia do Autor

Marco Tulio Santos Ledo, Escola Estadual Joel Mares - MG

Servidor Público no campo educacional, com experiencia no magistério anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como, Cursinho Pré-Vestibular. Trabalhou como regente de aulas em Programa Sócio-Educacional. Atuou como Tutor Presencial de Cursos Técnicos (IFSM), Cursos de Extensão (Unimontes) e de Pós-Graduação (IFNMG) na Modalidade a Distância. Especialista em campos pedagógicos, tendo atuado, como Inspetor Escolar do Estado de Minas Gerais em 2013. Graduação em Letras-Português pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2009) e graduado em História pela Universidade Norte do Paraná Unopar - 2014. Possui Especialização Lato Sensu em Inspeção Escolar (Finom), Orientação Educacional (Finom), Mídias na Educação (Unimontes), EAD (Unimontes) e Gestão Escolar (UFMG). Atualmente, é Orientador Educacional do Município de Almenara, Professor de Educação Básica de Língua Portuguesa da Escola Estadual Joel Mares e Tutor Presencial do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação pela UAB/IFNMG.

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

Santos Ledo, M. T. (2018). O processo de ensino nas escolas multisseriadas do campo e o Programa Escola Ativa. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 3(1), 333–358. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p333

Edição

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Artigos / Articles / Artículos