Da Educação Rural à Educação do Campo: uma luta de superação epistemológica/paradigmática

Autores

  • Maria Lemos Costa Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Carmen Lúcia de Oliveira Cabral Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p177

Palavras-chave:

Educação do campo, Educação do Campo, Educação Rural, Paradigmas Epistemológicos

Resumo

O presente trabalho investiga, numa perspectiva teórica, interpretativa e crítica, as concepções de Educação Rural e de Educação do Campo na luta de superação epistemológica, com ênfase nos paradigmas educativos postulados pelos movimentos sociais, caracterizando-os e refletindo sobre as propostas apresentadas na superação conceitual da realidade educacional do campo. O estudo partiu da questão: como se dá a superação do paradigma epistemológico de concepção de Educação Rural para a concepção de Educação do Campo? Compreende que os princípios circundantes da Educação Rural se diferem dos princípios da Educação do Campo desde sua criação. O primeiro, com base no pensamento latifundiário; enquanto o outro surge nas lutas sociais; portanto, constituem paradigmas opostos. A pesquisa evidencia a emergência da construção de proposta teórica e metodológica a partir dos paradigmas epistemológicos para Educação do Campo, pensada, articulada e planejada pelos povos do campo, tendo-os como protagonistas. Essa deve fornecer subsídios aos educadores do campo, para que contribuam com a educação alicerçada nos princípios da diversidade de ser e na igualdade de direito e de justiça social, na identidade dos sujeitos, possibilitando aos camponeses acesso à terra e à educação, bem como criando condições de vida sustentável.

Palavras-chave: Educação do Campo, Educação Rural, Paradigmas Epistemológicos.

 

From Rural Education to Peasant Education: an epistemological/paradigmatic overcoming struggle

ABSTRACT. This study investigates through a theoretical, interpretive and critical perspective the conceptions of Rural Education in and Peasant Education in the epistemological overcoming struggle, emphasizing the educational paradigm postulated by social movements, characterizing them and reflecting on the proposals presented in the conceptual overcoming from rural educational reality. The study started from the question: how is the overcoming of the epistemological paradigm of Rural Education conception to Peasant Education conception? It is understood that the surrounding principles of Rural Education differ from Peasant Education principles since its creation. The first one is based on landowner thought, while the other appears on the social fights, constituting opposing paradigms. The research highlights the emergence of the construction of a theoretical and methodological proposal from the epistemological paradigms for Peasant Education, designed, coordinated and planned by the people of the peasant, taking them as protagonists. This should provide subsidies to educators in the peasant to contribute with an education grounded in the principles of diversity of being, law equality, social justice and in the identity of the subjects, allowing peasants access to land and education, as well as creating conditions for a sustainable living.

Keywords: Peasant Education, Rural Education, Epistemological Paradigms.

 

Educación Rural a la Educación del Campo: una lucha para superar el paradigma/epistemológico

RESUMEN. El presente estudio investiga, en una perspectiva teórica, interpretativo y crítico, las concepciones de la Educación Rural y de la Educación del Campo en la lucha para superación epistemológico, con énfasis en los paradigmas educativos postulados por los movimientos sociales, que los caracterizan y reflejando sobre las propuestas formuladas en la superación del concepto de realidad educativa en el campo. El estudio se inició a partir de la pregunta: ¿cómo es la superación del paradigma epistemológico de la concepción de Educación Rural para el diseño de la Educación del Campo? Comprende que los principios en torno a la Educación Rural difieren de los principios de la Educación del Campo desde su creación. El primero, basado en el pensamiento terrateniente; mientras que el otro se plantea en las luchas sociales, por lo tanto, son paradigmas opuestos. La investigación pone de relieve la aparición de la construcción del enfoque teórico y metodológico de los paradigmas epistemológicos para la Educación del Campo, diseñado, coordinado y planificado por la gente del campo, tomándolos como protagonistas. Esto debería proporcionar subsidios a los educadores en el campo, para contribuir a la educación basada en los principios de la diversidad a ser y en la igualdad de derechos y de la justicia social, la identidad de los sujetos, permitiendo que los agricultores tengan acceso a la tierra y la educación, así como la creación de condiciones para una vida sostenible.

Palabras clave: Educación del Campo, Educación Rural, Paradigmas Epistemológicos.

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Biografia do Autor

Maria Lemos Costa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2014). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2012), graduada em Licenciatura Plena em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2005) e graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Latino-Americana de Educação - FLATED (2013). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdades Monte Negro - FAM (2008). Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) do município de Teresina desde de 2006 e da Secretaria da Educação do Estado do Piauí (SEDUC-PI) desde de 2001. Tem experiência na área de Educação como Coordenadora Pedagógica com ênfase no Ensino-Aprendizagem. É membro ativa do NUPPED - Núcleo de Pesquisa sobre Formação e Profissionalização em Pedagogia da UFPI desde 2010. Atua como formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). E-mail: marialc08@yahoo.com.br.

Carmen Lúcia de Oliveira Cabral, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1985), graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1988), mestrado em Mestrado Em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1999), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas/SP. Atualmente é Associado III da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Ciências Humanas - educação e filosofia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas educativa, pedagógica e docente, saberes docente, pedagogia, epistemologia e pedagogia, ensino e filosofia.

 

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Publicado

2016-12-12

Como Citar

Costa, M. L., & Oliveira Cabral, C. L. de. (2016). Da Educação Rural à Educação do Campo: uma luta de superação epistemológica/paradigmática. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 1(2), 177–203. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p177

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos