Saberes matemáticos e história de vida na zona rural de Marabá-PA

Autores

  • Carlos Gaia Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
  • Lucas Silva Pires Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n1p128

Palavras-chave:

Educação do Campo, Narrativas, Práticas com Matemáticas.

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa socioeducacional de Estágio Docência II, com ênfase em Matemática, realizada na Comunidade Flor do Ipê. O objetivo consiste em refletir e apresentar Práticas com Matemáticas a partir de narrativas de sujeitos do campo. Tem como base de dados às histórias de vida e trabalho da atividade pecuária de produtores de leites da referida comunidade. Os resultados indicam que a valorização de saberes matemáticos oriundos das práticas sociais do campo contribui para a o fortalecimento de alguns princípios políticos, pedagógicos e didáticos do ensino escolar do campo. Além da formação contextualizada, a realidade e as experiências das comunidades do campo como objeto de estudo e fonte de conhecimento.

Palavras-chave: Educação do campo, Narrativas, Práticas com matemáticas.

 

Mathematical knowledge and history of life in the rural area of Marabá-PA

Abstract

The article presents results of a socio-educational Research Internship Teaching II, with emphasis on Mathematics held at Ipê flower community. The aim is to discuss practices with Financial Mathematics from subjects of narratives field. It is based on the stories of life and work of livestock activity of two producers of the said community milks. The results indicate that the appreciation of mathematical knowledge derived from social field practices contributes to the strengthening of some political principles, teaching and learning in school education field. Beyond the contextualized training, the reality and experiences of the camp communities as an object of study and source of knowledge.

Keywords: Rural Education, Narratives, Practices with Mathematics.

 

El conocimiento matemático y la historia de la vida en el area rural de Marabá - PA

Resumen

El artículo presenta los resultados de un socio-educativa Investigación Práctica de Docencia II, con énfasis en Matemáticas, celebrada en comunidad flor de Ipê. El objetivo es discutir con las prácticas matemáticas financieras de los sujetos del campo narrativas. Se básenlas historias de vida y de trabajo de la actividad ganadera de dos productores de dichas leches comunidad. Los resultados indican que la apreciación del conocimiento matemático derivado de prácticas de campo social es contribuye al fortalecimiento de algunos principios políticos, la enseñanza y el aprendizaje en el campo de la educación escolar. Además de la formación contextualizada, la realidad y las experiencias de las comunidades de los campos como un objeto de estudio y fuente de conocimiento.

Palabras-clave: Educación Rural, Narrativas, Prácticas con las Matemáticas.

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Publicado

2016-08-03

Como Citar

Gaia, C., & Pires, L. S. (2016). Saberes matemáticos e história de vida na zona rural de Marabá-PA. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 1(1), 128–146. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n1p128

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos