Educação do campo, experiência e formação docente numa perspectiva política emancipadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p231

Palavras-chave:

Educação do Campo, Educação do campo, Escola Multisseriada, Docência

Resumo

Este artigo é parte de um trabalho de conclusão de curso e traz reflexões sobre a docência no campo e seus desafios. Tem como referências as experiências do estágio nos anos iniciais do ensino fundamental e do PIBID/CAPES/UNEB no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, em duas escolas multisseriadas do campo de dois municípios da Bahia, sendo fruto de uma pesquisa participante decorrida de um período de dois anos de PIBID e no Estágio dos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilhamos aqui parte das investigações, ressaltando os problemas enfrentados por estas instituições de ensino e a esperança de mudança de vida que as comunidades depositam na escola, destacando como a Educação do Campo pode modificar a realidade. O trabalho reflete, ainda, sobre os desafios que envolvem a oferta da educação no campo e a necessária construção de uma visão política em torno da educação, da escola e da docência. Conclui que na escola do campo e no campo, a educação é mais do que um processo de ensino e aprendizagem de conteúdos disciplinares, reiterando, portanto, que a escola assume um importante papel na vida comunitária, na formação intelectual, política e humana de seus sujeitos.

Palavras-chave: Educação do Campo, Escola Multisseriada, Docência.

 

Rural Education, experience and teacher formation through a political emancipator perspective

ABSTRACT. This work is part of a final paper and brings discussions about teaching in rural areas and its challenges. It takes as references some experiences lived during teacher training period at fundamental school and at PIBID/CAPES/UNEB in a Pedagogy graduation course of Bahia State University. It is the result of a participant research that was developed for two years through PIBID and teacher training period at fundamental school. Here we share part of the research, highlighting problems faced by theses educational institutions, and the hope for life-changing that communities lay in school, emphasizing how rural education can modify reality. Besides, this work reflects on the challenges related to rural education supply and the indispensable building of a political view on teaching, school, and education. It is concluded that at rural school in countryside, education is much more than a teaching and learning process of academic contents, reaffirming, therefore, that school plays an important role in community life, in intellectual, political and human formation of subjects.

Keywords: Rural Education, Multi-grade School, Teaching.

 

Educación del Campo, experiencia y formación docente desde una perspectiva política emancipadora

RESUMEN. Este artículo es parte de un trabajo de conclusión curso y trae reflexiones sobre la enseñanza en el campo y sus desafíos. Tiene como referencias, las experiencias prácticas en los primeros años de la escuela primaria y del PIBID / CAPES / UNEB en el curso de Pedagogía de la Universidad del Estado de Bahia, en dos escuelas multigrado en el campo de dos municipios de Bahía, siendo el resultado de una investigación participante transcurrido un período de dos años PIBID y la etapa de los primeros años de la escuela primaria. Compartimos aquí, parte de las investigaciones, resaltando los problemas que enfrentan estas instituciones educativas y la esperanza de un cambio de vida que las comunidades depositan en la escuela, destacando cómo la educación en el campo puede cambiar la realidad. El trabajo reflexiona, al mismo tiempo, sobre los desafíos que envuelve la oferta educativa en el campo y la construcción necesaria de una visión política en torno de la educación, de la escuela y de la enseñanza. Se concluye que en la escuela del campo, la educación es más que un proceso de enseñanza y aprendizaje de contenidos disciplinares, por lo tanto, reiterando que la escuela juega un papel importante en la vida comunitaria, en la formación intelectual, política y humana desde sus sujetos.

Palabras-clave: Educación del Campo, Escuela  Multigrado, Docencia.

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Biografia do Autor

Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, Especialização em Gestão Pública Contemporânea também pela Universidade do Estado da Bahia e . É Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia-Campus VII- Senhor do Bonfim. Coordenou o Curso de Especialização em Educação do Campo e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial do DEDC- VII;Tem experiência na área de Educação Escolar e não escolar, na militância em Ong´s e Movimentos Sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: : Estágio e prática docente, Educação do Campo, Educação Contextualizada no Semiárido, Gestão Educacional, Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas contextualizadas; Mobilização Social; Educação e Desenvolvimento territorial.

 

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Publicado

2016-12-12

Como Citar

da Silva, R. P., & de Souza Sena, I. P. F. (2016). Educação do campo, experiência e formação docente numa perspectiva política emancipadora. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 1(2), 231–254. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p231

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos