Reflexões sobre a Pedagogia Paulo Freire com os alunos de Pedagogia da Terra
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p299Palavras-chave:
Movimentos Sociais, Movimentos Sociais. Paulo Freire. Pedagogia Da Terra., Paulo Freire, Pedagogia da TerraResumo
Esse texto foi produzido como resultado da disciplina intitulada Núcleo Livre proposta ao curso Pedagogia da Terra, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, entre os anos 2007 a 2011. A proposta do artigo é mostrar como se desenvolveram as aulas e o debate que se gerou sobre as ideias de Paulo Freire e a interpretação dos movimentos sociais do campo sobre o pensamento freiriano. Portanto, o texto é subsidiado a partir das análises que os autores fizeram da fala dos alunos, dos textos estudados e das discussões geradas e anotadas. Eram em torno de vinte e três alunos e os debates foram documentados por imagens e diário de campo das atividades realizadas. A conclusão dos autores refere-se aquelas provenientes de tais debates nas aulas/oficinas, qual seja: Que há um hiato entre as reflexões de freire e o que eles vão construindo como palavra de ordem. Que muito ainda há para ser aprendido e interpretado para uma ação política consciente. Que entre esses atores sociais do campo há a boniteza de que nos fala Freire, nas ações sociais entre eles que independe das diferentes bandeiras que compõem os distintos movimentos sociais do campo.
Palavras-chave: Movimentos Sociais, Paulo Freire, Pedagogia da Terra.
Thoughts on the Pedagogy of Paulo Freire with students of Pedagogy of the Land
ABSTRACT. This text was produced as a result of a Free Core course organized to support the preparation of this article, but also to create the opportunity for reflection among teachers of one of the Popular Education courses and the end of studies assessment / TCC curriculum Land Education Course, the only class developed between 2007-2011 at the Faculty of Education/FE Federal University of Goiás/UFG. The previously mentioned Free Core course were offered to students wishing to study them. Its methodological format was in the form of workshops and meetings, teaching material used: texts, video, music and discursive lessons. Methodology explained on the syllabus, disclosed to course participants, as was the combination of the formalities between the social movement and the course coordinator. Therefore part of this course students who were interested in reflecting on the pedagogy of Paulo Freire and the practice of Social Movements Workers for Land, also called Social Rural Movements.
Keywords: Social Movements, Paulo Freire, Land Pedagogy.
Reflexiones sobre la Pedagogía Paulo Freire con los alumnos de la Pedagogía de la Tierra
RESUMEN. Este texto fue producido como resultado de la disciplina intitulada Núcleo Livre propuesta al curso Pedagogía de la Tierra, celebrado en la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Goiás, entre los años 2007 a 2011. El propósito de este artículo es mostrar cómo se han desarrollado las lecciones y el debate que se ha generado en las ideas y la interpretación de los movimientos sociales rurales por la pensamiento del Paulo Freire. Por lo tanto, el texto se subvenciona a partir del análisis de los autores hicieron el discurso de los estudiantes, los textos estudiados y los debates generados y anotados. Se acerca veintitrés estudiantes y discusiones fueron documentados por fotos y agenda de actividades. La conclusión de los autores se refiere a aquellos de tales discusiones en las clases / talleres, a saber: Que hay una brecha entre las reflexiones de Freire y lo que están construyendo como consigna. Todavía hay mucho que aprender e interpretada por una acción política consciente. Que entre estos actores sociales del campo hay la hermosura que nos dice Freire, acciones sociales entre ellos que es independiente de las diversas banderas que componen los diferentes movimientos sociales en el campo.
Palabras-clave: Los Movimientos Sociales, Paulo Freire, Pedagogía de la Tierra.
Downloads
Referências
Fazenda, I. (Org.). (1991). Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez.
Freire, P., & Nogueira, A. (1989). Que Fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis: Vozes.
Freire, P. Fala de Paulo Freire aos Sem Terra [1991]. (2005). In Caldart, R. S., & Kolling, J. E. (Orgs.). Paulo Freire: uma educador do povo. Veranópolis, RS: ITERRA/MEC/FNDE.
____________. (1979). Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
____________. (1997). Papel da Educação na Humanização, Revista da Faeeba/FE/ UNEB, 6(7), 9-32.
____________. (1998). Alfabetização: com escola, terra e dignidade.
Caldart, R. S., & Kolling, J. E. (2005). Paulo Freire: um educador do povo. Veranópolis, RS: ITERRA/MEC/FNDE.
Vídeo Documentário. (2005). Paulo Freire: educar para transformar. (28 min.). Projeto Memória. Instituto Paulo Freire: Petrobras: Governo Brasileiro.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).