Educação do Campo no Tocantins: reflexões sobre a transdisciplinaridade no componente Saberes e Fazeres do Campo

Autores

Resumo

O presente artigo objetiva analisar como o Documento Curricular do Território do Tocantins – DCT-TO aborda as questões pedagógicas da Educação do Campo. A investigação propõe também refletir sobre a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade enquanto abordagens metodológicas presentes no trabalho com o componente curricular intitulado Saberes e Fazeres do Campo, bem como em que medida elas são articuladas ao longo do documento. A pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta reflexões baseadas na literatura e em documentos que tratam do tema focalizado. Para teorizar a nossa abordagem, mobilizamos autores de diferentes áreas da pesquisa, de forma que o próprio artigo se enquadre no modelo metodológico da transdisciplinaridade. Os resultados da pesquisa revelam que embora o DCT-TO ainda não ofereça uma proposta específica ao currículo da Educação no campo, esse documento não descarta as possibilidades didáticas para o componente de Saberes e fazeres do campo. Por compor a parte flexível do Ensino Médio, consideramos que a proposta em tela permite esse passeio pelos demais componentes para a abordagem em sala de aula. Assim, a efetivação da transdisciplinaridade no ambiente escolar vai depender da proposta pedagógica de cada unidade escolar.

Palavras-chave: Educação do Campo, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, Documento Curricular do Território do Tocantins.

 

Rural Education in Tocantins: reflections on transdisciplinarity in the Saberes e Fazeres do Campo component                        

ABSTRACT. This article aims to analyze how the Tocantins Territory Curriculum Document (DCT-TO) addresses the pedagogical issues of rural education. This research also proposes to reflect on interdisciplinarity, and transdisciplinarity as methodological approaches present in the teaching with the curricular component entitled Saberes e Fazeres do Campo, as well as the extent to which they are articulated throughout the document. The research has a qualitative approach and presents reflections based on the literature and documents dealing with the topic in question. In order to theorize our approach, we have mobilized authors from different areas of research, so that the article itself fits into the methodological model of transdisciplinarity. The results show that although the DCT-TO does not yet offer a specific proposal for the rural education curriculum, this document does not rule out the didactic possibilities for the rural knowledge and activities component. As it is part of the flexible part of secondary education, we believe that this proposal allows for a tour of the other components to be approached in the classroom. Thus, the implementation of transdisciplinarity in the school environment will depend on the pedagogical proposal of each school.

Keywords: Rural education, interdisciplinarity, transdisciplinarity, Tocantins Territory Curriculum Document.

 

La Educación Rural en Tocantins: reflexiones sobre la transdisciplinariedad en el componente de Saberes e Fazeres do Campo

RESUMEN. Este artículo pretende analizar cómo el Documento Curricular del Territorio de Tocantins (DCT-TO) aborda las cuestiones pedagógicas de la Educación rural. La investigación también pretende reflexionar sobre la interdisciplinariedad y la transdisciplinariedad como enfoques metodológicos presentes en el trabajo con el componente curricular titulado Saberes e Fazeres do Campo, así como el grado en que se articulan a lo largo del documento. La investigación tiene un enfoque cualitativo y presenta reflexiones basadas en la literatura y documentos que tratan del tema en cuestión. Para teorizar nuestro enfoque, hemos movilizado a autores de diferentes áreas de investigación, de modo que el propio artículo se inscribe en el modelo metodológico de la transdisciplinariedad. Los resultados de la investigación muestran que, aunque el DCT-TO aún no ofrece una propuesta específica para el currículo de educación rural, este documento no descarta posibilidades didácticas para el componente de conocimientos y actividades rurales. Al formar parte de la parte flexible de la educación secundaria, creemos que esta propuesta permite hacer un recorrido por los demás componentes para abordarlos en el aula. Así, la implementación de la transdisciplinariedad en el ámbito escolar dependerá de la propuesta pedagógica de cada unidad escolar.

Palabras clave: Educación rural, interdisciplinariedad, transdisciplinariedad, Documento Curricular del Territorio de Tocantins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kayla Pacheco Nunes, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT / Secretaria de Estado da Educação do Tocantins – SEDUC-TO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em Letras/Espanhol pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS/UFNT). Doutoranda em Linguística e Literatura pela UFNT. É professora da educação básica na rede pública estadual do Tocantins, pedagoga na SME de Imperatriz e presta assessoria à empresa de marketing e propaganda como redatora publicitária. É membro do Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins (GESTO) e do grupo de estudos feministas Coletivas Raimundas.

Rute da Silva Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT / Secretaria de Estado da Educação do Tocantins – SEDUC-TO

Doutoranda em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Mestra em Letras pelo Profletras/UFT. Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária, pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Graduada em Letras , pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Tem experiência na docência do Ensino Superior, como professora substituta e atua como professora efetiva dos ensinos Fundamental e Médio das Redes Estaduais de Educação dos Estados do Tocantins e do Maranhão. Membra do Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins - GESTO.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É graduado em Letras - Português-Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/IBILCE) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Foi bolsista de Pós-Doutorado Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – PDJ/CNPq. É Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música e no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT). Editor-chefe da revista EntreLetras e editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo. É líder do Grupo de Estudos em Educação, Linguagem e Letramento (GEELL/UFNT/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Práticas de leitura e escrita em contexto digital (UNESP/CNPq). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramentos, práticas pedagógicas em Educação do Campo (Pedagogia da Alternância). É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) e da Red Temática de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

Referências

Almeida, R. C. M. (2016). Movimentos sociais do campo e práxis política: trajetória de luta por uma educação do campo no Tocantins. In Silva, C., Miranda, C. F., Aires, H. Q. P., & Oliveira, U. F. (Orgs.). Educação do Campo, artes e formação docente (pp. 25-52). Palmas: EDUFT.

Arroyo, M. (2007). Políticas de formação de educadores(as) do campo. Cadernos Cedes, 27(72), 157-176.

Fazenda, I. (2009). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez.

Fazenda, I. (2017). A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores. In Fazenda, I. (Org.). Didática e interdisciplinaridade (pp. 11-20). Campinas: Papirus.

Freire, P. (1989). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados; Cortez.

Pinho, M. J., & Nascimento, E. P. (2016). Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo. Revista Eventos Pedagógicos, 7(3), 1484-1505. https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9848

Resolução CEE-TO Nº 108 (21 de junho de 2022). Institui o Documento Curricular para o Território do Tocantins - DCT-TO - Etapa Ensino Médio, orienta a sua implementação e dá outras providências. D.O.E., 6.115, 18. Recuperado de https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwj02bLi9uGEAxXUppUCHfjzAbUQFnoECA0QAQ&url=https%3A%2F%2Fdoe.to.gov.br%2Fdiario%2F4664%2Fdownload&usg=AOvVaw2z5ut6Pl-grEYmXnGeMtpj&opi=89978449

Rojo, R. H. R. (2012). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial.

Silva, C. (2018). Pedagogia da Alternância: práticas de letramentos em uma Escola Família Agrícola brasileira (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Tocantins, Araguaína.

Silva, C. (2019). Formação e letramento no contexto de ensino da Pedagogia da Alternância: alguns apontamentos. Entrepalavras, 9(2), 473-491. http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21667

Silva, C. (2020a). Plano de Formação, letramento e práticas educativas na Pedagogia da Alternância. Educação e Pesquisa, 46, e219182. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219182

Silva, C. (2020b). Tocantins, um berço de lutas: como nasce a Pedagogia da Alternância no estado mais jovem do Brasil. In Ruas, J. J., Brasil, A., & Silva, C. (Orgs.). Educação do Campo: Diversidade cultural, socioterritorial, lutas e práticas (pp. 49-83). Campinas: Pontes Editores.

Silva, C., Suarte, L. B. O., & Leitão, R. R. S. (2020). A Educação do Campo na rede pública de ensino do estado do Tocantins, Brasil (1999-2013). Education Policy Analysis Archives, 28(54). https://doi.org/10.14507/epaa.28.4526

Soares, M. (2004). Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, 25, 5-17. https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002

Sommerman, A. (2012). Inter ou transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus.

Tocantins (2022). Documento Curricular do Território do Tocantins – Etapa Ensino Médio. Recuperado de https://www.to.gov.br/seduc/1-formacao-geral-basica/4714fqcpfzqc

Downloads

Publicado

2024-04-02

Como Citar

Nunes, K. P., Santos, R. da S., & Silva, C. da. (2024). Educação do Campo no Tocantins: reflexões sobre a transdisciplinaridade no componente Saberes e Fazeres do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e17276. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17276

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>